quarta-feira, 11 de outubro de 2017

TOP 5 : Dia das Crianças

Aqui em casa a gente brinca em família sempre!

O mercado hoje tem várias ótimas opções de jogos para se jogar em família ou voltados para a mulecada em geral, para vocês que acompanham o blog já devem ter percebido que inclusive temos um marcador de post só para isso por conta do meu companheirão de partidas, o Arthur, que cresceu no meio dos board-games.

Então para comemorar o Dia das Crianças, resolvi fazer um TOP5 um pouco diferente, diversos canais tem feito indicações de jogos, mas eu resolvi indicar apenas jogos criados por autores brasileiros, alguns são mais complicados de achar, mas a maioria é de fácil acesso, então aproveite a lista e divirtam-se com os pequenos.


Escola de Dragões
Ramsés Sohn (resenha)

Escola de Dragões é um card-game rápido, de regras simples, arte caprichada, onde somos alunos prestes a se formar e estamos numa disputa para ver quem ficará com o título de Mestre Treinador.

O barato do jogo é tentar aumentar o poder dos dragões que você baixa, para que os outros treinadores não te forcem a voltar com ele para sua mão, e assim você conseguir baixar o mais poderoso de todos.

Ele é um jogo leve e rápido, com caixa pequena, preço acessível e que agrada bastante a turminha que joga.


Anime Saga
Michael Alves (resenha)

Outro card-game, esse com uma ambientação mais "teen", em Anime Saga somos heróis que juntos precisam derrotar inimigos poderosos, ao mesmo tempo em que tentam superar os outros heróis.

Anime Saga é indicado pra uma mulecada um pouco maior, pois tem bastante texto, regras um pouco mais rebuscadas, mas a ambientação dos animes, chama bastante atenção e uma cara meio "video-game" faz com que ele seja um jogo bastante recomendado pra turminha que curte um Dragoball e um Naruto.


Dwar7s : Outono
Luis Brueh (resenha)

Em Dwar7s, um rigoroso inverno está chegando, e temos todo o outono para conseguir mantimentos para mantermos o nosso reino abastecido, mas anões são muito competitivos, então outros reinos também estão tentando conseguir sempre mais que os outros.

Esse é um tile-placement com arte IRADA (do próprio autor), que chama atenção tanto pela jogabilidade simples, porém bastante estratégica, quanto pela qualidade de componentes, e de como visualmente o jogo fica bacana na mesa.

Recomendo as expansões também, joguei depois de ter feito a resenha para o blog e elas tem elemento muito legais que deixam o jogo ainda mais divertido.



Drillit! A Fuga da Montanha de Cristal
Lucas Pereira / Pedro Nastari (resenha)

Esse é um dos preferidos da turma lá de casa, nele somos gnomos mineradores que ao descobrirem uma mina recheada de diamantes, mas que com isso chamam atenção de goblins que tentam a todo custo destruir a nossa máquina de perfuração e acabar com a gente.

Drillit é um jogo cooperativo, todos jogam contra o jogo, e precisamos arrumar uma rota de fuga, sairmos ilesos antes que algumas condições de final de jogo sejam alcançadas.

Ele é um jogo que foi um sucesso no seu financiamento coletivo, foi entregue com uma qualidade impecável e além de ser um jogo bastante bacana é um dos cooperativos mais acessíveis para novos jogadores.


Masmorra de Dados
Daniel Alves / Patrick Matheus / Eurico Cunha (resenha)

Esse é ainda hoje um dos jogos mais jogados lá em casa, mesmo tendo sido lançado lá fora com toda pompa, miniaturas finamente esculpidas, arte bacanuda, ainda é a versão da Histeria Games com DADOS a minha preferida.

Nele, os dados são exploradores dentro de uma masmorra que precisam matar criaturas, pegar tesouros, desmontar armadilhas, entre outras coisas, para ganharem pontos de experiência para que o personagem consiga chegar primeiro ao nível máximo consagrado o vencedor!

A mecânica de rolamento de dados selecionando as faces para resolver as situações é muito bacana, a simplicidade das regras e a arte, fazem com que o Masmorra seja um jogo que agrade bastante a mulecada e os jogadores mais casuais.


Esse foi o meu TOP5, mas não posso terminar a postagem sem indicar uma série de outros jogos bacanas, criados por autores nacionais e que são de fácil acesso (em sua maioria) e são ideais para começar a ludoteca do seu filhote, sobrinho, ou até mesmo algo mais abrangente dentro da sua família, escola, comunidade.

Anotem aí : Ataque dos Tubarões Vampiros (resenha) /  Sk8 Pro (resenha) / Medievalia (resenha) / Gekido (resenha da versão brasuca) / Piratas (resenha) / Warzoo (resenha) / Pit Crew (resenha) / Sonhando com Alice (resenha) e vocês já podem comprar o Die die DIE (resenha), mas esse só chega ano que vem!

Die die DIE! esse chega ano que vem!

Nenhum comentário: