quarta-feira, 25 de outubro de 2017

Nmbr9


Eu sou fã declarado de jogos abstratos, e acho incrível o que se consegue fazer com poucos componentes, regras enxutas e criatividade, então fui muito curioso jogar o Nmbr9, recém lançado pela Devir.

No jogo, basicamente, precisamos empilhar tiles para conseguirmos o maior somatório de pontos, os tiles tem formatos bizarros (tipo Tetris) e são numerados de 0 a 9 e cada jogador vai empilhar exatamente 2 de cada.

Existe um deck com 20 cartas, a cada turno uma carta é aberta com um dos números aparecendo, e todos os jogadores simultaneamente precisam colocar o tile daquele número na sua pilha.

Esquema, puxa carta, coloca tile.

Existem regras para essas colocações, mas basicamente você vai subindo os andares, não podendo deixar buracos embaixo dos tiles superiores, tendo que cobrir ao menos dois tiles quando subir um andar e não deixando partes do tile superior sem algum apoio.

E o brilhantismo do Nmbr9 está na pontuação, você multiplica o valor do tile, pelo andar em que ele está, sendo que a base vale 0, o primeiro andar multiplica por 1 e assim sucessivamente.

Como bem diz o manual, como todos jogando ao mesmo tempo, você até pode copiar o desenho do coleguinha, mas ambos vão ter a mesma pontuação, e qual será a graça?

Todo mundo coloca os tiles ao mesmo tempo, e
tenta fazer a melhor pontuação.

Então o grande barato é tentar fazer seus malabarismos para conseguir pontuações sempre maiores, e apesar da quantidade pequena de tiles, tentar fazer com que a sua pontuação seja boa precisa de uma visão espacial apurada, e a ordem com que saem os números não ajuda muito nesse planejamento, é uma questão de se adaptar ao momento.

Nmbr9 além de todos esses pontos positivos, dura uns 20 minutos, tem uma caixa com um insert perfeito e está no mercado com um preço ótimo, tipo, não existe nenhuma razão para você não ter esse jogo na sua coleção!

E esse insert que é PERFEITO!

Nenhum comentário: