quarta-feira, 4 de outubro de 2017

Ludoteca Básica : Small World


Lançado em 2009 pela Days of Wonder, Small World é uma releitura de um jogo de 99 do Philippe Keyaerts chamado Vinci que ganhou um banho de loja e desde então vem colecionando prêmios, fãs e expansões.

O básico do jogo é simples demais, na sua jogada você pega seus marcadores e vai dominando novos territórios com a sua raça, os combates são determinísticos até o momento em que você pode arriscar com um dado de reforço para tentar aquela última conquista, e é ISSO.

Fosse só isso ele seria um jogo qualquer, mas o que torna o Small World tão maneiro são as combinações raças!

Expansão Underground com novas raças, mapas e regras.

O jogo trabalha com uma junção de raças e poderes especiais para serem escolhidos pelos jogadores, cada combinação dessas dá direito a uma quantidade diferente de marcadores e também de formas diferentes de pontuação.

Aqui você vai poder encontrar Elfos Voadores, Trolls Alquimistas, Orcs Espirituais, entre outras combinações bizarras, e que mudam de uma partida para outra e é assim que você vai definir a quantidade de marcadores que você vai usar.

Além de ser um excelente jogo, ainda tem uma arte lindona.

Só que esses marcadores são limitados, e chega uma hora que sua raça precisa virar história para que novas raças apareçam em Small World, e esse é outro charme, você escolhe a raça ativa, entra em declínio com ela (ela continua pontuando, mas para de se expandir) e escolhe uma outra raça para começar um novo avanço territorial para no final o jogador que somou mais pontos ganhe o jogo.

Desde o seu lançamento o jogo (lá fora) teve muitas expansões, desde um novo core, o Small World : Undergroud, até expansões menores de terrenos e novas raças e poderes especiais e ainda esse ano sai mais uma promoção, a Small World : Sky Islands.

A combinação de raças, o charme do Small World.

Em 2013 foi lançada uma versão digital para o jogo, que traz toda a experiência para o mundo dos app's. Muito bem implementada pela Asmodee Digital (resenhada aqui), além da arte ser igual, a jogabilidade também é perfeita, sendo fácil uma das melhores adaptações de jogos de tabuleiro para plataformas digitais.

Aqui no Brasil ele foi trazido pela Galápagos Jogos, que ainda não se pronunciou quanto às expansões, o que é uma pena uma vez que o jogo é um excelente jogo de entrada para novos jogadores por ter regras tranquilas de ensinar, e uma arte super convidativa, assinada pelo grande Miguel Coimbra.

Próxima expansão Islands, programada para esse ano.

Nenhum comentário: