segunda-feira, 9 de outubro de 2017

Dissecando o Die die DIE!


Die die DIE! é um projeto meu e do grande Romulo Marques (autor do Gekido) que começou a ser desenhado em 2014 e nesse fim de semana abriu seu financiamento coletivo (e que enquanto eu escrevo já está com 85% encaminhado).

No jogo, os Dadólogos criaram um portal que faz com que possamos com os nossos solDados, participar de batalhas épicas durante eras e essas batalhas são resolvidas com muita estratégia e petelecos.

O jogo é dividido em três fases distintas, na primeira os jogadores vão se revezando em petelecar os dados para dentro da arena, na segunda fase os jogadores movem seus dados que estão em fronteiras, escolhendo as melhores batalhas a serem travadas e na última e derradeira fase, é onde o sangue dos dados escorre e os mais fortes sobrevivem e recebem os pontos pelas vitórias.

Uma das primeiras versões, antes de "ir pra caixa".

Die die DIE! pode ser jogado apenas com essas regras básicas, mas o projeto foi pensado para ter módulos, que fazem com que cada experiência se torne diferenciada, além dos 4 mapas com regras especiais em cada um deles, temos o módulo com cartas que dão efeitos diferentes a cada batalha e o módulo dos monumentos, que além de novas estruturas dentro do jogo, vem com cartas referentes àquele elemento.

Falando um pouco do projeto, ele começou com a arena fora da caixa, era uma estrutura que você montava e era pentagonal (só mudando para hexágono aos 45 minutos do segundo tempo), os primeiros testes já mostraram que o jogo podia avançar para alguma coisa bacana, e foi o Antonio Pop (da RedBox Editora) quem sugeriu pensar "dentro da caixa" nesse caso.

Por onde passou, sempre com partidas divertidas e intensas.

De lá pra cá foram 3 anos de desenvolvimento, muito (mas muito mesmo) playteste, algumas coisas que eram tidas como imexíveis saíram do jogo, outras na casa do "nem pensar" entraram e resolveram problemas e hoje o projeto está pronto.

A Ace Studios junto com a Red Box se uniram para fechar o jogo, contrataram o excelente Lucas Ribeiro para dar uma nova cara às artes, o design gráfico está na mão do grande amigo Marcelo Groo e o manual está sendo revisado e organizado pela Bianca Melyna, todos super competentes no que fazem.

A campanha vai rolar por 45 dias, os jogos serão impressos na China, na mesma gráfica que faz os jogos da Iello (como o King of Tokyo, a série Tales & Games, entre outros) e o prazo de entrega para os colaboradores, tudo correndo dentro do previsto, é em abril de 2018.

Um trabalho de 3 anos de desenvolvimento.

Die die DIE! é um jogo que provou ser acessível para o público de todas as idades, nós tentamos dosar estratégia, sorte e diversão para que ele pudesse rodar tanto em mesas mais experientes, como com novatos buscando conhecer jogos diferentes.

Eu e o Romulo estamos muito felizes com o resultado do jogo e de como a campanha está se desenvolvendo, e esperamos que os amigos possam ter em cada cópia um pouco da nossa paixão pelo que foi realizado.

Protótipo final, depois desse só o que você vai receber!

3 comentários:

Bernardo disse...

Nossa, que visual precário do blog, troca de template.

Cacá : E aí, tem Jogo? disse...

Vamos analisar seu comentário... Abraços...

Patrick Lima disse...

Jogão. Ansioso pela minha cópia e ver logo esse game no mercado pra todo mundo. Sucesso total !!!