quarta-feira, 18 de outubro de 2017

Cottage Garden


Nos últimos anos o Uwe Rosenberg tem feito alguns jogos "estilo Tétris", os dois primeiros que eu joguei são muito bons (o Feast of Odin e o Patchwork), então fui com muita curiosidade jogar o Cottage Garden.

Cottage Garden é um jogo de colocação de tiles, onde precisamos montar o nosso jardim de forma que ele fique completo e ganhamos pontos pelos vasos e "estufinhas" visíveis.

O jogo tem um mercado central, e na nossa vez podemos pegar um tile de lá (na coluna/linha indicada pelo dado do jardineiro), ou pegamos um marcador de vaso para colocarmos em um dos dois jardins que temos para plantar.

O jardineiro é o dado... Mas esse não tem "árveres".

Temos também, ao plantar, a opção de colocar os tiles de gatinhos, que servem como coringa para fecharmos o jardim mais rápido e pontuarmos logo para começarmos outro projeto.

Ao fecharmos um jardim pontuamos apenas os vasos e as "estufinhas" visíveis, sendo que na trilha de pontuação enquanto os vasos andam de um em um ponto, as "estufinhas" pontuam de dois em dois, e existe um salto grande no final para não perdermos pontos ao fechar a última rodada do jardineiro.

Talvez essa decisão da pontuação seja a única parada mais original dentro do Cottage Garden, pois na verdade andamos com três marcadores de cada cor, e precisamos tentar chegar logo com eles aos 20 pontos, pois assim que o jardineiro passa fecha a sexta rodada, cada vez que chega a sua vez novamente e você ainda não terminou seus jardins, você começa a ir perdendo dois pontos.

O lance é deixar o jardim florido e cheio de vasos e "estufinhas".

Quando todos os jogadores tiverem terminado todos os seus jardins, somam-se os pontos de todas as posições dos três marcadores nas duas trilhas e quem tiver mais ponto ganha.

Dos "tetris" que eu joguei ultimamente, ele é o mais sem sal (até porquê ele tem muitas semelhanças com o Bärenpark, só que é menos interessante) e se você tem qualquer um dos citados no post, o Cottage Garden não vai acrescentar em nada a sua coleção.

Nenhum comentário: