sexta-feira, 11 de agosto de 2017

TOP 3 : Controle de Área

Controle de área deve ser a mecânica que eu mais gosto entre todas, as disputas pela soberania de determinado espaço, os botes e as pernadas que geralmente tem nesses jogos fazem deles jogos com bastante marcação, interação e comprometimento dos jogadores prestando atenção em todos os movimentos dos adversários.

Pensando neles, elegi três que eu tenho que indicar para vocês, e embora infelizmente nenhum deles esteja disponível no Brasil (embora um já tenha sido anunciado), vale a pena conhecê-los caso tenham oportunidade.


Chaos in the Old World é um jogo onde o controle de área não é importante para algumas raças, mas é fundamental para todas, pois as que não precisam dessa presença no tabuleiro, precisam dar porrada nas outras para que elas saiam do mapa, então o mapa central é uma carnificina só.

Ele tem outros elementos como controle de mão de cartas, pontos de ação, poderes variáveis, mas a parte de controle de área dele é bem importante no decorrer da partida.


Esse é uma pérola do mestre Wolfgang Kramer, um controle de área "raiz" onde os jogadores disputam terreno palmo a palmo, tem que pensar muito a melhor hora de construir suas barracas e subir os templos (principalmente a hora de fechar esses tiles).

No Tikal o downtime é daquele mega, um dos poucos motivos pra ele não ser o topo da lista de controles de área, mas ainda assim é um jogo que beira a perfeição no estilo.

Esse ano ele está ganhando um relançamento caprichado e a Conclave deve trazer o jogo para o Brasil. Vamos ficar na torcida.


O primeiro nesse TOP3 é também o meu TOP1 de todos os tempos, El Grande.

Também cria do Kramer, esse é um jogo perfeito na minha opinião, tudo nele tem a dose certa, até mesmo o caos envolvido em algumas ações e a sorte nas cartas de ação.

A forma como ele se desenvolve, o posicionamento dos cubos no mapa, o leilão pela ordem de jogo, cara, até o manual do jogo é sem falhas!

Nos 20 anos, novo castelo, meeples e um Rei roxo!

Um dos grandes trunfos do El Grande também é a facilidade com que o jogo é explicado, e a simplicidade com que ele é jogado e numa mesa de jogadores mais cascudos, as partidas são disputadas cubo a cubo.

Ele em 2015 comemorou 20 anos com um box cheio de coisas legais como outras expansões, artes novas, meeples substituindo os cubos, e ainda é tranquilo conseguir importar essa versão e mesmo depois de tantos anos, ainda é o rei dos jogos de controle de área.

Nenhum comentário: