quarta-feira, 2 de agosto de 2017

Terraforming Mars

As coisas no planeta Terra não estão boas, e o Governo Mundial resolve investir tempo e dinheiro para transformar Marte em um planeta habitável, aumentando sua temperatura, o nível de oxigênio e os oceanos, e você faz parte de uma das grandes Corporações responsáveis por esse trabalho.

Terraforming Mars é um jogo de gerenciamento de mão onde a cada rodada os jogadores vão realizando ações para aumentar os três parâmetros que já citamos para disparar o final do jogo.

No início do jogo, cada jogador recebe uma corporação, que pode ser igual para todos nas primeiras partidas, ou terem poderem diferentes conforme os jogadores vão se familiarizando com o jogo.

As cartinhas, grande parte das decisões passam por aqui.

Cada turno de jogo (chamado de geração) é dividido em três fases, na Fase de Pesquisa pegamos quatro carta e escolhemos quantas iremos comprar para a nossa mão, na Fase de Ação, os jogadores se alternam fazendo até duas ações por rodada.

Esse é o coração do jogo, onde jogamos cartas que vão nos dar benefícios, usamos as ações comuns a todos os jogadores, reivindicamos marcos, financiamos prêmios (para o final do jogo) e convertemos plantas e calor em oxigênio e temperatura (respectivamente).

Quando todos os jogadores passarem a Fase de Ação acaba e inicia-se a Fase de Produção, onde recebemos recursos e dinheiro para usarmos na próxima geração.

No tabuleiro individual marcamos todos os nossos recursos.

O jogo não tem uma quantidade fixa de gerações (apenas no modo solo), e o que determina o seu final é o momento em que os níveis de temperatura, oxigênio e oceanos chegam aos valores habitáveis, nesse momento a geração atual termina e contam-se os pontos.

Os jogadores vão ganhar pontos de diversas formas, pelo seu índice de terraformação, os prêmios e os marcos conquistados, tiles no tabuleiro e cartas jogadas.

No final os índices chegam todos a níveis habitáveis.

Pra mim uma das coisas que mais me chamou atenção no Terraforming Mars, foram as diversas possibilidades de jogo que as cartas trazem, e você se adaptar e trabalhar com o que vem pra você na hora certa (as vezes inclusive retardando um índice para o jogo demorar um pouco mais) fazem com que o jogo seja bastante estratégico e bem sacado.

No final, Terraforming Mars faz jus ao hype em torno dele, é um jogo bastante inteligente, com umas sacações muito boas e que fazem que ao final da partida você queira jogá-lo novamente.

E você gastou um monte de cartas para terraformatar Marte.
 
http://www.gameofboards.com.br/

Nenhum comentário: