sexta-feira, 4 de agosto de 2017

Dissecando o Sapotagem e o Pot de Vin


Lançado em 2015 pela Ace Jogos como Sapotagem e agora a Mandala Jogos vai relançar ele aqui no Brasil e lá fora sob o nome de Pot de Vin, com nova arte e algumas variações na regra, ele é um projeto dos grandes amigos Warny Marçano e Fel Barros (mesma dupla do Space Cantina).

O jogo é um card game bem no estilo vaza com um "twist" de ter um set collection agregado, que deixa ele mais interessante do que os "vaza raiz".

Os jogadores recebem uma mão de cartas e uma pilha (com a quantidade de turnos) é colocada na mesa, as cartas tem 4 cores básicas e 6 facções/famílias distintas.

Na versão brazuca, arte do grande Lucas Ribeiro.

Em cada turno uma carta da pilha central é aberta, esse é o trunfo da rodada, então os jogadores podem passar (usando uma das suas fichas que são limitadas) ou colocar uma carta da cor puxada pelo primeiro jogador, caso você não tenha essa cor, pode colocar uma da cor do trunfo ou outra qualquer.

Depois de todos os jogadores terem baixado uma carta (ou passado) o jogador com o maior valor entre as cartas do TRUNFO e COR DA RODADA, leva todas as cartas.

Aí que entra o barato do Sapotagem/Pot de Vin, você vai juntando as facções/famílias durante as rodadas, tendo de 1 a 3 cartas você tem pontos positivos, entre 4 e 6 cartas você perde pontos e com 7 ou 8 volta a ganhar pontos.

E a versão da Mandala, arte do Weberson Santiago.

Então a graça é tentar ficar naquele limiar dos pontos positivos, e percebendo isso nos outros jogadores, começar a empurrar cartas para que eles comecem a perder pontos.

A diferença básica entre as duas versões são pequenas alterações de regras, na versão da Ace temos um monte de variantes, já na da Mandala temos cartinhas novas e alguns ajustes.

Agora é só escolher a sua versão preferida.

O jogo é divertido, rápido e prático de levar nas jogatinas, churrascos e fins de semana com a família.

A versão da Ace tá aí no mercado a algum tempo, e agora está saindo junto com as outras duas caixinhas pequenas num pack bonitão, já o Pot de Vin chega pela Mandala em outubro, sendo lançado em Essen e aqui simultaneamente.

Nenhum comentário: