segunda-feira, 14 de agosto de 2017

Café Express


Num Oeste distópico, o café é o bem mais precioso, mas uma praga acabou com quase todas as plantações, e apenas três grãos foram salvos para recomeçarem o plantio, mas claro que uma carga tão preciosa cruzando de trem por aí iria acabar chamando atenção de bandidos.

No Café Express dois jogadores tomam parte, um será a Xerife disposta a dar sua vida para proteger a carga de café, e o outro o ambicioso bandido que fará de tudo para conseguir se apossar dos grãos.

O jogo tem como mecânica principal o gerenciamento de mão, mas o Kevin e a Samanta Talarico conseguiram fazer isso de uma forma muito criativa e diferente.

Os vagões do trem e seu precioso "ouro negro".

Os jogadores tem a disposição três cartas com duas ações, uma de fora de lei e a outra da Xerife, na sua rodada escolhemos uma carta, revelamos simultaneamente e alternando o jogador inicial para cada turno, realizamos a ação indicada.

O diferencial do Café Express é que a carta usada na rodada, é entregue ao adversário, que agora tem uma nova opção de ação para os turnos seguintes.

Além disso, cada jogador pode "montar" uma carta especial, dispondo de 4 ações onde podemos escolher uma combinação com duas para aquela partida.

As cartinhas, com uma ação para cada jogador,
que vão as revezando.

O Xerife tem 20 rodadas para impedir que o bandido consiga se apoderar dos três grãos de café, e esse por sua vez, precisa antes de terminar esse tempo, conseguir roubar a preciosa carga de dentro dos vagões do trem.

Ainda no decorrer dessas 20 rodadas, existem 3 momentos (na rodada 5, 10 e 15) onde entram cartas de evento, uma para ajudar à Xerife, uma que ajuda ao bandido e uma neutra, que dá um toque de imprevisibilidade ao jogo.

As cartas de ação especial para dar uma apimentada no jogo.

Eu tive a oportunidade de jogar o Café Express no último The Meeple e fiquei bem feliz com o resultado do jogo, é um jogo leve, de 20 minutos, que diverte, tem sua dose de estratégia e um tema bem diferente, o que tá virando marca registrada da dupla Kevin e Samanta (autores do divertido Cartas a Vapor).

O jogo ainda está na fase de apresentação pelos eventos, e em breve entra em Financiamento Coletivo pela galera da Potato Cat e se você ainda não jogou, vale a pena ficar de olho que ele vai pintar num evento perto de você logo logo!

Nenhum comentário: