quarta-feira, 21 de junho de 2017

Above and Below


Chegando ainda esse ano pela Conclave Editora, em Above and Below nossa aldeia foi invadida e destruída, só deu tempo de pegarmos nosso bebê e sairmos correndo a procura de uma nova terra.

Assim que construimos a primeira moradia percebemos que uma vasta rede de cavernas subterrâneas está aberta e pronta para ser explorada, e com isso poderemos fazer nossa aldeia melhor e mais forte!

Above and Below é um jogo de alocação de trabalhadores com city building, no início do jogo cada um de nós recebe um prédio e três trabalhadores, na nossa rodada escolhemos trabalhadores para ir a uma das cinco ações disponíveis, que são pegar dinheiro, contratar gente, construir prédios, colher bens e sair em aventura.

Os prédios que podem ser construídos durante o jogo.

Cada vez que um trabalhador é alocado ele sai da área livre do tabuleiro individual e é colocado na área de trabalhadores cansados, e só ficam disponíveis na rodada seguinte, só que pra isso precisam descansar, e então você vai precisar de prédios com camas.

Quatro das cinco ações são mais do mesmo, você gasta dinheiro pra construir ou contratar gente, colhe o produto de um dos seus prédios que tenha alguma ficha, e pega um de grana pra cada trabalhador que você alocar naquela ação, mas a ação de aventura é que faz o Above and Below um jogo "fora da caixa".

No início, apenas três trabalhadores (para três caminhas na casa).

Você quando vai se aventurar, aloca no mínimo 2 trabalhadores lá, pega uma das cartas vazias de subterrâneo, rola um D6 para saber a entrada de historinha que vai ler, o próximo jogador lê um pequeno parágrafo situando a aventura e dando opções como "você enfrenta o orc?" ou "você passa longe dele?" e em cada opção você precisa escolher o nível de dificuldade que vai enfrentar e usar lanternas para ganhar determinados bônus.

Você rola dados para cada trabalhador, esses valores te dão as lanternas necessárias para a resolução da aventura, caso tenha sucesso, pega a carta vazia de subterrâneo e coloca na sua aldeira, e a partir daquele momento, pode construir prédios ali.

Essa adição meio RPG ao jogo, faz com que as partidas de Above and Below sejam muito bacanas, com os jogadores curiosos sobre o que vão enfrentar, quem mandar para as aventuras, a torcida pelo dado.

Conforme você faz aventuras, pode
aumentar ou diminuir reputação.

Pra mim, o jogo só não é melhor pela pouca interação entre os jogadores (mas enfim, isso também não é tão raro em euros) e curiosamente, por ser rápido. O jogo dura 7 turnos que acabam passando muito rápido, e eu fiquei com vontade de jogar mais.

No final ele é um jogo muito criativo (mesmo usando algumas mecânicas super batidas), com uma arte (feita pelo designer do jogo) linda, e que certamente vai fazer sucesso quando chegar ao Brasil.

A arte linda com as cartinhas completando a paisagem.

Nenhum comentário: