segunda-feira, 1 de maio de 2017

Top 3 : Dia do Trabalhador


Em comemoração ao 1º de maio, vou fazer um TOP 3 de jogos que usam uma das mecânicas que eu mais gosto, a de woker-placement.

Para quem não está familiarizado, nessa mecânica usamos nossas pecinhas para realizar determinada ação, e esse "trabalhador" geralmente fica travando aquela ação para outros jogadores e serve como um limitador para os jogadores.

Eu vou tentar sair um pouco do lugar comum, e falar de jogos que usam essa mecânica. mas que não são tão badalados por aqui (mas não vou conseguir fugir em pelo menos um).

Os monstrinhos esperando para irem ao trabalho.

3. Dungeon Petz

Nesse jogo fantástico do Vlaada, os trabalhadores são imps designados para diversas funções, como ir comprar novos animais para loja, novos brinquedos, comida, tratar dos "bichanos" mais violentos, e tirar a "caquinha" deles (que as vezes fica acumulada por várias rodadas).

Além de ser um worker-placement clássico, ele tem uma espécie de leilão muito bem sacado, onde secretamente escolhemos grupos dos imps para irem aos locais, e essa é uma decisão super importante da rodada. Enfim, Dungeon Petz é um jogaço que vocês precisam conhecer.

Em Roma, mande seus trabalhadores catarem cartinhas.

2. Tribune

Em Tribune os trabalhadores são seguidores que vão a determinados espaços do tabuleiro para conseguir cartas que vão aumentar o prestígio em determinados campos dentro do Império Romano, como o Senado, ou junto a plebe ou com as virgens do Templo.

No Tribune além da alocação dos trabalhadores, temos uma parte forte de set-collection, que é importantíssimo para conseguir o domínio das disputas e assim realizar os objetivos que são o que levam os jogadores a vitória. Quem não conhece, precisa jogar!

Muito trabalho a ser feito nas fazendas do Agricola.

1. Agricola

Eu tentei fugir do óbvio, mas não tem como fazer lista de worker-placement sem falar do Agricola, JOGAÇO, pra mim ele é TOP3 de todos os jogos, e ainda hoje é surpreendente como as partidas deles são gostosas e desafiadoras.

Apesar de hoje ele ter uma divisão grande de apreciadores com o Caverna, o Agricola foi o primeiro jogo a usar a mecânica de worker-placement de uma forma bem temática e bastante integrada ao jogo, e ainda hoje alterna o topo da categoria (segundo o BGG) com o já citado "irmão sem cartas".

Nenhum comentário: