sexta-feira, 5 de maio de 2017

Karuba


Criado por um dos meus designers preferidos, Rüdiger Dorn, Karuba é um jogo família onde os jogadores estão explorando a ilha de Karuba atrás de templos e seus tesouros, mais isso tudo é perfumaria, o jogo na real é um abstrato que usa mecânica de bingo de forma brilhante!

Cada jogador recebe no início da partida o seu tabuleiro, e tiles que vão de 1 a 36 e tem caminhos exatamente iguais para todos, durante o setup colocamos 4 aventureiros de cores diferentes e 4 templos representando esses aventureiros, o objetivo é tentar levá-los até os templos usando os caminhos, quem chega primeiro, pega os melhores pontos.

Tabuleiro igual para todos, com a mesma
disposição de exploradores e templos.

Apenas um dos jogadores embaralha todos os tiles sem vê-los, e sorteia um por um para serem colocados no seu tabuleiro individual para ir formando os caminhos ou é descartado para usar o número de saídas dos caminhos (1 a 4) para andar um determinado explorador em direção ao templo... Um bingo de tiles!!!

Aí, caro leitor, você deve estar pensando : Se todos os tiles são iguais, então todos vão fazer o mesmo caminho não é??? E a minha resposta é : NÃO!!!!

No decorrer da partida você vai reparando que cada jogador acaba tentando fazer algo diferente, passar por determinado tile pra pegar um tesouro perdido, fazendo uma bifurcação estranha pra diminuir o caminho entre os templos, descartando um tile bom pra andar mais, enfim, mesmo com peças EXATAMENTE iguais, cada jogador vai trabalhar de forma totalmente diferente.

Os tiles de caminhos também são iguais para todos.

Quando o primeiro jogador chega com os 4 exploradores aos seus templos, ou os 36 tiles acabam, o jogo termina e é feita uma contagem de pontos pelos tesouros conquistados, e quem tiver a maior quantidade ganha.

Karuba é brilhante em vários sentidos, na mecânica, no andamento da partida, na velocidade (o jogo não dura 40 minutos), por essas razões ele foi indicado ao Spiel de Jahres e ao Golden Geek, o jogo é de uma simplicidade impressionante e com certeza (assim que chegar ao mercado brasileiro esse ano pela Conclave) é compra CERTA!

E mesmo assim, cada um faz um jogo totalmente diferente do outro.

Nenhum comentário: