sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017

Five Tribes


Lançado em 2014 pela Days of Wonder, Five Tribes é um euro médio criado pelo grande Bruno Cathala (Cyclades e Abyss) onde os jogadores tentam manobrar as cinco tribos para ganhar influência na mítica cidade de Naqala e assim ter o domínio desse poderoso Sultanato.

O jogo segue a linha europeia de regras "elegantes", basicamente temos tiles distribuídos em uma matriz de 6x5 com várias ações disponíveis neles.

Os tiles, as Tribos, os gênios e os recursos tudão exposto.

No início do jogo distribuímos as cinco tribos pelos tiles, e na sua rodada o jogador escolhe um desses tiles, pega os meeples e começa a "andar" com eles, sempre deixando um meeple pelo caminho.

No último tile você vai pegar TODOS os meeples da última cor na sua mão (obrigatoriamente tem que existir um igual no tile desejado), realizar a ação da Tribo e depois realiza a ação do tile.

Temos ações de todos os tipos : Sacanear o amiguinho, dominar o tile, colocar coqueiros nos oasis, pegar recursos (que são um set-collection) e até mesmo conjurar gênios (que na verdade são cartas com poderes especiais e pontos extras no final).

Os camelos dormem tranquilos sabendo que aquele tile já tem dono.

Quando não houver mais uma movimentação possível com as Tribos, o jogo termina e contam-se os pontos referentes ao domínio de tiles, tipos de Tribos que você tem, entre outras coisas, e o maior pontuador domina o Sultanato de Naqala.

Como disse anteriormente, acho o Five Tribes bem enxuto, mas com aquele desafio estratégico que fazem dele um degrau acima dos jogos comuns, pra mim a única coisa que passou um pouco do meu gosto foi o tempo, mas acho que quanto mais experientes os jogadores envolvidos, menor vai ser o AP na tomada de decisões.

Nenhum comentário: