quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

Tao Long, O Caminho do Dragão


Tao Long, criação da dupla Pedro Latro e Dox Lucchin (também responsável pela linda arte), é um jogo baseado nas lendas antigas do Taoísmo que conta a história de dois dragões numa luta que vai determinar como a humanidade trilhará seu caminho pelas Eras.

No jogo, cada jogador representará um dos dragões (o Tianlong, o dragão do céu e o Dilong, o dragão da terra) nessa batalha, controlando suas ações através do ba-gua, que são 4 ações em suas versões opostas (totalizando oito espaços).

No turno, o jogador da vez vai escolher um dos espaços para agir, esse ba-gua funciona como um rondel que tem como inspiração a mancala, então você escolhe o espaço X, vai deixando os discos até que vai realizar a ação do último disco colocado.

Tudo pronto para a partida.

Feita a movimentação do ba-gua, você vai mover o seu dragão lá no tabuleiro do humano tentando atacar o dragão adversário.

A movimentação dos dragões é outro destaque do jogo, ele lembra muito o "jogo da cobrinha" que todo mundo já deve ter jogado uma vez na vida, só que no Tao Long, você tem que estar super ligado na forma de movimentar para não se encurralar ou ficar muito exposto para o bote do adversário.

O  coração do jogo, o ba-gua, onde as ações são escolhidas.

No final, ganha o jogador que conseguir reduzir o dragão do outro jogador a um tile só (eles começam com quatro tiles de tamanho).

Tao Long é surpreendente, o jogo é super consistente, altamente estratégico, com uma arte lindona e está fazendo um sucesso enorme no seu financiamento coletivo europeu (onde já conseguiu mais de 180 mil euros).

Aqui no Brasil ele está saindo pela Octo Ludustudio e a pré-venda encerra dia 3 de fevereiro (com entrega prometida para julho/agosto desse ano). Garanta o seu!

O autor, Pedro Latro, explicando o jogo.

Nenhum comentário: