sexta-feira, 25 de novembro de 2016

Isle of Skye : From Chieftain to King


Esses dias finalmente tive a oportunidade de jogar o Isle of Skye, jogo que ganhou o Kennerspiel des Jahres desse ano e foi recentemente lançado pela PaperGames aqui no Brasil.

O jogo tem um tema sobre a Escócia colado, mas basicamente é um tile-placement bem similar ao Carcassonne com um sistema de mercado de compra de tiles e pontuação que varia de uma rodada para outra.

Mas pera, não tem nada de muito novo nisso aí, né? Cara, é no mercado do jogo e na pontuação alternada que está o brilhantismo dele.

O mercado de tiles do jogo : grande sacada.

No inicio do turno os jogadores compram três tiles e dispõe na frente de si. Secretamente escolhem um para ser descartado e precificam os outros dois.

Uma vez que todos revelam essas decisões. à partir do jogador inicial, você tem a opção de comprar um tile do amiguinho (pagando o preço que ele colocou previamente) ou passar.

Se você compra, paga o valor pro cara (que guarda as moedas recebidas mais as que ele tinha colocado como preço), cada um vai fazer isso uma vez, no final caso ninguém tenha comprado algum dos seus tiles, a moeda que você colocou como preço é paga ao banco e você fica com o(s) tile(s) em questão.

O board principal com as 4 pontuações e quando elas vão acontecer.

Aí entra a fase "carcassonne" do jogo, que basicamente é colocar o tile no seu território, e vamos para a segunda parada legal do jogo que é a pontuação.

No início de cada partida escolhemos 4 formas de pontuação (dentre 16 disponíveis) e as colocamos no board principal, em cada rodada pontuam coisas diferentes (no final cada umas das 4 formas é pontuada 3 vezes), então observar o mercado da vez, e a forma de colocar os tiles é de extrema importância para o momento e para a frente da partida.

O seu território onde várias coisas podem te dar ponto.

Depois de cinco ou seis rodadas (dependendo do número de jogadores) o jogo acaba e quem tem mais pontos é o grande vencedor.

Isle of Skye é daqueles jogos simples, rápidos e geniais nas pequenas coisas, tudo nele é elegante e faz você querer ao final da partida, jogar ele de novo.

Nenhum comentário: