quinta-feira, 17 de novembro de 2016

Gnomopolis

A arte do protótipo do divertido Gnomopolis.

Você já ouviu falar de deck-building, de dice-building, mas essa semana tive a oportunidade de jogar o primeiro gnome-building de todos, o Gnomopolis, criação dos amigos Igor Knop (notório youtuber) e do Pattick Matheus (co-autor do Masmorra de Dados).

No Gnomopolis o crescimento da população humana está alterando as cidades dos gnomos, e eles agora precisam se relocar para novos espaços e nisso precisam fazer novas contruções, habilitar os pequenos gnomos para o mercado de trabalho e com isso ganhar pontos.

Uma olhadinha no "balde" para ver os gnomos disponíveis.

A rodada básica do jogo funciona da seguinte forma : temos um "balde de gnomos" onde sorteamos três para trabalharem na nossa rodada, com eles podemos fazer as construções, ou com as construções já feitas, habilitar os efeitos especiais de cada uma (inclusive a dos outros jogadores, caso você possa pagar uma moeda pelo "aluguel").

Feito isso, os gnomos utilizados (e os que ganharmos na rodada) vão para o merecido descanso e só voltam a trabalhar quando o balde estiver vazio. Simples assim.

Mas o jogo de simples não tem nada não, ele é um daqueles "queima-mufa" bem bacanas, com combinhos de cartas, estratégias pensadas rodada à rodada e muito jogo de "uso isso, pra fazer aquilo, pra me dar aquilo outro".

O Igor Knop (de marrom) ensinando o jogo pra galera.

O jogo pode terminar de algumas maneiras, quando não tiverem mais prédios a serem comprados, quando um jogador fechar 7 construções, quando acabar o dinheiro do banco e finalmente quando não houverem mais gnomos disponíveis e aí tem uma pontuação baseada nos prédios e quem tiver mais ponto ganha.

O Gnomopolis ainda é um jogo em desenvolvimento, mas pra mim o core do jogo está perfeito, o lance é balancear uma ou outra coisinha, ajustar a arte e partir para o abraço. Guardem esse nome, pois acredito que vá ser um dos grandes lançamentos de 2017.

Nenhum comentário: