quarta-feira, 26 de outubro de 2016

Diversão digital

BrettSpielWelt : Um dos primeiros que eu conheci.

Quando eu comecei (lá-aaaa em 2002/2003), eu só tinha acesso a minha versão caseira do Catan, que jogava a exaustão com os amigos, quando eu descobri um site onde eu poderia jogá-lo, foi nele que eu conheci o pessoal do grupo do Yahoo e por consequência a Joga do Edu e hoje estou aqui.

Desde então, jogar presencialmente e por plataformas digitais tem andado quase paralelo. Para se ter uma ideia, sites com o BrettSpielWelt, me fizeram bastante companhia, tendo servido inclusive para apresentar para a comunidade jogos como o Dominion, lá em 2008.

Board Game Arena : O mais antigo.

Hoje, as coisas estão cada vez mais elaboradas, instalei recentemente o Table Top Simulator, que tem atualmente mais de 300 mods com jogos que variam desde paciência até Twilight Imperium, com gráficos caprichados, mas complicados de pegar a manha de todas as possibilidades do aplicativo.

Já os sites, como o Board Game Arena (o mais antigo de todos), costumam ser bem mais tranquilos de lidar, até por que, ao contrário do TTS, geralmente os sites respeitam as regras do jogo apresentado, e não são apenas um veículo para se jogar.

Vassal : O primeiro programa com mods.

Explico, plataformas como TTS, Tabletopia ou Vassal, te disponibilizam o mod do jogo, e você com ele joga da forma em que quiser, tipo, se por acaso você comprar uma carta à mais no seu turno, nada acontece, se o amiguinho com quem você está jogando não perceber, vida que segue.

Já os sites, geralmente tem as regras anexadas à experiência, então, você não pode burlarlá-las (intencionalmente ou não).

Table Top Simulator : Um dos mais modernos, com visual super apurado.

Particularmente eu ainda prefiro a experiência de sentar na mesa, batendo papo, parando pra hora de pizza, experiência essa que me trouxe nesses mais de 10 anos uma penca de novos amigos que vão ficar para a vida, mas fato é, que hoje você tem uma quantidade absurda de formas de jogar o seu tabuleiro preferido de forma virtual, no Board Game Geek tem uma lista gigante de opções para aqueles momentos em que todo mundo furou, ou são 2 da manhã e você tá acordado doido pra jogar alguma coisa.

2 comentários:

Leandro Nunes disse...

Cacá, pode agregar a lista o Yucata e o Boiteajeux que são excelentes como o BGA. Grande abraço!

Cacá : E aí, tem Jogo? disse...

Estão todos na lista que eu passei lá do BGG... O Yucata eu usava pra jogar o Arkadia...