terça-feira, 3 de maio de 2016

Eldritch Horror


Finalmente joguei meu segundo jogo baseado nos horrores da cabeça do H.P. Lovecraft, o primeiro foi o divertido Elder Sign (resenhado aqui) e ontem foi a vez do Eldritch Horror que eu peguei com o pessoal da Ludoteca BGC (antiga Board Game em Casa).

A premissa dos dois é basicamente a mesma, somos investigadores correndo contra o tempo para evitar que um dos Anciões cheguem a Terra e destruam tudo, para isso vamos viajar pelo mundo resolvendo pequenos casos, colhendo pistas e quando dá, batendo nos monstros e fechando portais para o submundo.

 Mapão com um milhão de componentes bacanas.

Em matéria de regra o Eldritch parece ser o intermediário entre o "modo fácil" do Elder Sign e o "modo avançado" do Arkham Horror, e apesar do excesso de detalhes (típico dos jogos da Fantasy Flight) uma vez que o jogo começa ele flui bem e em poucos momentos eu precisei recorrer ao livro de regras.

Basicamente o turno é dividido em três fases distintas : a Fase de Ação, onde os investigadores viajam pelo tabuleiro e se preparam para os desafios; Fase de Encontros, onde jogamos contra as cartas do jogo para conseguir pistas e lutamos contra os monstros e finalmente a Fase do Mito, que é onde a coisa fica feia.

 Um zoom nas localidades com um portal aberto e um monstro esperando.

Joguei uma partida solo contra o ancião que eles indicam na manual (o Azathoth) e foi um massacre. Começando que eu sorteei uma investigadora que não era boa de porrada (mas mandava bem em outros testes), o que deixou um monte de monstro e portais no tabuleiro.

As cartas de mito que saiam só ferravam a minha vida, e depois de quase uma hora de partida as criaturas do mal dominaram tudo quando as Dimensões colidiram.

 Sucumbi a Colisão de Dimensões, minha investigadora não deu nem pro cheiro.

Meu veredito final, Eldritch Horror é um jogão! Deve funcionar legal com até 4 jogadores, acho que com mais o jogo deve demorar uma eternidade e não deve ser tão divertido.

Agora é completar a série "Lovecraftiana" jogando o Arkham Horror e o Mansions of Madness.

Nenhum comentário: