terça-feira, 17 de maio de 2016

Colonial : Europe's Empires Overseas


Apesar de acompanhar os lançamentos, alguns jogos fora do hype passam desapercebidos e acabam tornando-se gratas surpresas, como é o caso do Colonial : Europe's Empires Overseas.

Colonial teve a sua primeira impressão em 2011 e no ano seguinte sofreu uma revisada com cartas novas e regras novas. Ontem tive a oportunidade de jogá-lo com as regras da segunda edição e que jogo bom.

No jogo somos exploradores europeus conquistando novas terras pelo mundo afora, o jogo tem como mecânica central seleção de papeis.

Muito lindo o mapa do Colonial.

No início de cada rodada os jogadores escolhem 5 cartas (dentre 6 disponíveis), cada carta tem dois papeis disponíveis, coloca na ordem em que elas vão ser executadas, abrimos uma por uma e realizamos UMA das duas ações e assim funciona o "core" do jogo.

Depois dessa fase tem uma parte para aumentar os navios de mercado, para definir o primeiro jogador, aumentar a artilharia naval e pagar juros dos empréstimos.

Para ganhar, o jogador precisa conquistar 10 pontos de vitória, que são recebidos com a conquista de novas terras (terras descobertas não dão pontos depois), fundando colônias, dando porrada nos amiguinhos e expandindo cidades onde você já tem colônia.

Player board e as cartas selecionadas da rodada.

Tudo é muito apertado no jogo, as batalhas te deixam vulnerável para outros inimigos, o dinheiro é muito escasso e você acaba pedindo empréstimos que são pesados durante o jogo e é preciso se proteger nos monopólios de determinados produtos para não ficar encrencado na hora de aumentar seu poder de mercado e de artilharia naval.

Colonial tem coisas brilhantes (como o sistema de envio e troca do mercado) e uma curva de aprendizado enorme, com certeza você vai precisar de várias partidas para atingir todo o potencial do jogo, para não dizer que tudo são flores, mesmo no manual novo tem muita coisa mal explicada (como os combates), mas que não derruba o bom jogo que ele é.

Nós jogamos em 6, mas com menos jogadores ainda são dados a cada um países diferentes que aparentemente dão uma dinâmica bem diferente no jogo.

Um zoom no mapa já bem dominado durante o jogo.

Nenhum comentário: