quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Spiel '15, quais as expectativas?


Começa na próxima quinta-feira dia 8 e vai até o domingo dia 11 a maior feira de lançamentos em jogos de tabuleiro do mundo, a Internationale Spieltage SPIEL'15 em Essen, e como todo ano faço uma listinha do que eu estou aguardando.

Curiosamente esse ano a lista acabou ficando meio feita às pressas, primeiro por realmente não ter visto nada que me animasse muito como em outros anos, outro fator é a feira ter virado um local de entrega de KickStarter, então ou o jogo já está até vindo pra você, ou você viu e não interessou, e por último, com o dólar/euro ao preço que estão, está cada vez menos animador importar qualquer coisa.

Mas mesmo assim, para ajudar aos leitores com futuras aquisições, vamos a minha listinha :


504 : Pra mim o carro chefe dessa feira será o 504 do Friedmann Friese. Esse jogo tem o desafio de apresentar 504 combinações de mecânicas transformando cada experiência num jogo único, seria como se comprássemos 504 jogos em uma caixa só.

Vai funcionar? Só os deuses dos jogos sabem dizer, mas com certeza 99% dos jogadores que vão a Essen passarão na mesa da 2F-Spiele para testar alguma combinação e, se possível, levar uma cópia para casa.


Food Chain Magnate : Criação mais nova criativa da Splotter Spellen (dos excelentes Indonesia, Antiquity e Roads & Boats), nesse estamos tentando criar a rede de fast-foods mais rentável.

O jogo usa cartas como mecânica principal e tem tabuleiros modulares e uma arte simplista mas bastante interessante. Entrou no radar, mesmo sabendo dos preços abusivos da Splotter.


Porta Nigra : Esse vai pro radar por que é um jogo da dupla Kramer/Kiesling e todos os jogos deles entram no meu radar sempre (como os do Uwe ou do Feld).

Controle de área, pecinhas bonitas e arte caprichada serviram só pra atiçar ainda mais minha curiosidade, mesmo não lendo nada sobre ele, então esperarei pra saber mais, mas já está na wish-list (só por quê sim).


AYA : Pra finalizar um jogo de cascata de dominós com bichos, pecinhas bonitas, mecanicamente ainda não sei como funciona (embora aparente subir os dominós e quando eles caírem pontua de alguma forma), mas prendeu minha atenção com as fotos do jogo.

No mais, muitas expansões/promos a serem destacadas. Meu dinheirinho já está namorando a Missions do Galaxy Trucker, mas tem para todos os gostos, coisas para o Castles of Mad King Ludwig e Roll for the Galaxy.

E meu destaque final fica para o pessoal da FunBox Editora que vai estar representando o Brasil com jogos como Quartz e Deterrance 2X62, desejo muito sucesso aos amigos!

Um comentário:

Aline Costa disse...

Food Chain Magnate também me chamou atenção.