quinta-feira, 16 de julho de 2015

Resenha : Vienna


Vienna é um dice-placement novo que usa um caminho a ser seguido e onde você a cada casa escolhida, realiza uma ação que ao final da rodada lhe renderá uns pontinhos.

Basicamente você tem cinco dados, rola todos eles e escolhe uma das casas disponíveis para alocar um ou dois deles para resolver a ação, e assim se repete até a rodada voltar à você.

Uma vez você que você tem que alocar novos dados, só pode andar para frente no caminho, o que é um limitador e te deixa com decisões interessantes.

Tabuleiro lindo assinado pelo grande Michael Menzel.

Quando todos os dados estão no tabuleiro começa a validação de cada área e na ordem, então você precisa estar bem programado para ganhar aquela moeda lá no início que vai te garantir a compra daquela carta lá no final.

Você pode até estar pensando que com a rolagem de dados, o lance de só andar pra frente, deixa o jogo muito dependente de sorte ou "scriptado", aí que está o grande barato do Vienna, ele tem algumas ações que você pode fazer (geralmente usando moedas) que reduzem bastante o fator sorte e deixam o jogo mais estratégico.

Lançado esse ano na Europa sem muito alarde, o Vienna surpreende pela sua simplicidade nas regras e complexidade na forma de como conseguir os pontos e travar a vida dos amiguinhos.

Nenhum comentário: