segunda-feira, 20 de abril de 2015

Analisando o Puerto Rico


O pessoal da Grow foi super gentil com o blog e nos enviou um Puerto Rico com uma carta super simpática agradecendo pelos anos de parceria.

Isso foi bem legal, por que já tínhamos um Puerto Rico da Alea e pudemos fazer um comparativo entre as versões e agora vou descrever prós e contras para vocês não terem dúvidas na hora de comprar.

O manual um pouco menor (e mais bonito) da versão da Grow.

CAIXA : Esqueçam o que vocês sabiam sobre as caixas da Grow, o Puerto Rico vem com padrão dos jogos importados.

MANUAL : A versão que a Grow trouxe para o Brasil já é uma versão que tem arte mais caprichada e manual revisado (já com direito a duas expansões incluídas). Aparentemente só algum errinho de interpretação de regra da "Trading House/Casa de Comércio", mas tem que ler com calma.

Os prédios muito mais caprichados.

PRÉDIOS e TILES DE PRODUÇÃO : Esses estão um show à parte, além de terem tido uma arte mais caprichada, eles são mais rígidos dos que a versão original, e para os saudosistas, dá pra usar os prédios com o layout "limpo" sem o desenho dos prédios.

FICHAS DE PERSONAGENS : Confesso que pra mim esse é o único item que eu prefiro da versão de 2004, achava muito mais limpo e com informações mais claras, mas isso é opinião pessoal.

Os personagens e os navios.

NAVIOS : Em contrapartida, os barcos dessa nova versão são muito mais legais.

TABULEIROS : Tanto o individual, quanto o tabuleiro central estão muito diferentes da versão mais antiga. O tabuleiro azul central é mais legal, já o tabuleiro individual, fico com o da primeira versão.

Os tabuleiros individuais.

Com isso acho que fiz um apanhado de todos os componentes, vale ressaltar as duas expansões, a dos prédios novos (que é muito boa), e a dos nobres (que deixa o jogo com um feeling diferente) e que só tem nessa versão atualizada da Grow, na nova versão europeia ou na versão de aniversário.

Recomendo fortemente a compra do Puerto Rico, que é um clássico atemporal e ainda hoje uma aula de design em matéria de jogos euro. Mais uma vez agradecer a Grow pelo presente, e por apostar nesses jogos, esperamos mais!

Os tabuleiros centrais.

9 comentários:

Malcon disse...

Tanto o tabuleiro individual, o central, os barcos e os tiles de produção e etc, foram baseados na edição de aniversario, ponto para a Grow, que trouxe os componentes da melhor versão do jogo a preço de banana.

Cacá : E aí, tem Jogo? disse...

Na verdade Malcon, essa versão que a Grow trouxe refere-se a "second edition", que é atualmente vendida lá fora (mas que tem arte similar a ed. de aniversário)... :)

nielison disse...

Amigo, estarei publicando um post no site GONG (http://sitegong.wix.com/gong) sobre o Puerto Rico, mas como não tive contato com a edição brasileira, não vou tratar do aspecto visual dessa versão, me limitando a falar somente sobre o jogo e suas mecânicas. Então, pra não deixar de mencionar o lançamento desse jogo por aqui, queria sugerir essa sua matéria (que, aliás, achei bem completa) pra os que se interessarem em conhecer a versão nacional. Tenho sua permissão?

Cacá : E aí, tem Jogo? disse...

Fala Nielson... Pode colocar o link da minha matéria sim sem problemas... Só não esquece de mencionar a fonte e me avise (para eu ler sua matéria também!)... Abraços...

Paul disse...

Olá Cacá, muito obrigado pelo review, muito bom mesmo. Somente agora adquiri o Puerto Rico da Grow (influenciado pelo seu review !) e estou estudando as regras para jogar em breve.

No seu review você comenta que existe "(...) só algum errinho de interpretação de regra da "Trading House/Casa de Comércio", mas tem que ler com calma."

Ainda não tive contato com a versão importada do jogo. Qual seria esse erro que você encontrou nas regras traduzidas da Grow ?

Grande abraço,
Paul

Cacá : E aí, tem Jogo? disse...

Oi Paul, desculpe a demora na resposta... Então, não sei ao certo qual foi o erro, sei que as novas levas do jogo já vieram com o manual corrigido, mas por via das dúvidas, solicite o manual revisado à GROW, eles enviam sem problemas e sem custos (já solicitei o meu e recebi direitinho)...

Unknown disse...

Estou a procura pra comprar mas nao acho mais em usado...

Unknown disse...

Estou a procura pra comprar mas nao acho mais em usado...

Cacá : E aí, tem Jogo? disse...

Ele está realmente esgotado no site de GROW.. Aconselho dar uma olhada nas lojas do Face ou nas fanpages de venda (tipo a Meeple Market)...