segunda-feira, 20 de abril de 2015

Analisando o Puerto Rico


O pessoal da Grow foi super gentil com o blog e nos enviou um Puerto Rico com uma carta super simpática agradecendo pelos anos de parceria.

Isso foi bem legal, por que já tínhamos um Puerto Rico da Alea e pudemos fazer um comparativo entre as versões e agora vou descrever prós e contras para vocês não terem dúvidas na hora de comprar.

O manual um pouco menor (e mais bonito) da versão da Grow.

CAIXA : Esqueçam o que vocês sabiam sobre as caixas da Grow, o Puerto Rico vem com padrão dos jogos importados.

MANUAL : A versão que a Grow trouxe para o Brasil já é uma versão que tem arte mais caprichada e manual revisado (já com direito a duas expansões incluídas). Aparentemente só algum errinho de interpretação de regra da "Trading House/Casa de Comércio", mas tem que ler com calma.

Os prédios muito mais caprichados.

PRÉDIOS e TILES DE PRODUÇÃO : Esses estão um show à parte, além de terem tido uma arte mais caprichada, eles são mais rígidos dos que a versão original, e para os saudosistas, dá pra usar os prédios com o layout "limpo" sem o desenho dos prédios.

FICHAS DE PERSONAGENS : Confesso que pra mim esse é o único item que eu prefiro da versão de 2004, achava muito mais limpo e com informações mais claras, mas isso é opinião pessoal.

Os personagens e os navios.

NAVIOS : Em contrapartida, os barcos dessa nova versão são muito mais legais.

TABULEIROS : Tanto o individual, quanto o tabuleiro central estão muito diferentes da versão mais antiga. O tabuleiro azul central é mais legal, já o tabuleiro individual, fico com o da primeira versão.

Os tabuleiros individuais.

Com isso acho que fiz um apanhado de todos os componentes, vale ressaltar as duas expansões, a dos prédios novos (que é muito boa), e a dos nobres (que deixa o jogo com um feeling diferente) e que só tem nessa versão atualizada da Grow, na nova versão europeia ou na versão de aniversário.

Recomendo fortemente a compra do Puerto Rico, que é um clássico atemporal e ainda hoje uma aula de design em matéria de jogos euro. Mais uma vez agradecer a Grow pelo presente, e por apostar nesses jogos, esperamos mais!

Os tabuleiros centrais.

9 comentários:

Malcon disse...

Tanto o tabuleiro individual, o central, os barcos e os tiles de produção e etc, foram baseados na edição de aniversario, ponto para a Grow, que trouxe os componentes da melhor versão do jogo a preço de banana.

Carlos "Cacá" disse...

Na verdade Malcon, essa versão que a Grow trouxe refere-se a "second edition", que é atualmente vendida lá fora (mas que tem arte similar a ed. de aniversário)... :)

nielison disse...

Amigo, estarei publicando um post no site GONG (http://sitegong.wix.com/gong) sobre o Puerto Rico, mas como não tive contato com a edição brasileira, não vou tratar do aspecto visual dessa versão, me limitando a falar somente sobre o jogo e suas mecânicas. Então, pra não deixar de mencionar o lançamento desse jogo por aqui, queria sugerir essa sua matéria (que, aliás, achei bem completa) pra os que se interessarem em conhecer a versão nacional. Tenho sua permissão?

Carlos "Cacá" disse...

Fala Nielson... Pode colocar o link da minha matéria sim sem problemas... Só não esquece de mencionar a fonte e me avise (para eu ler sua matéria também!)... Abraços...

Paul disse...

Olá Cacá, muito obrigado pelo review, muito bom mesmo. Somente agora adquiri o Puerto Rico da Grow (influenciado pelo seu review !) e estou estudando as regras para jogar em breve.

No seu review você comenta que existe "(...) só algum errinho de interpretação de regra da "Trading House/Casa de Comércio", mas tem que ler com calma."

Ainda não tive contato com a versão importada do jogo. Qual seria esse erro que você encontrou nas regras traduzidas da Grow ?

Grande abraço,
Paul

Carlos "Cacá" disse...

Oi Paul, desculpe a demora na resposta... Então, não sei ao certo qual foi o erro, sei que as novas levas do jogo já vieram com o manual corrigido, mas por via das dúvidas, solicite o manual revisado à GROW, eles enviam sem problemas e sem custos (já solicitei o meu e recebi direitinho)...

Henrique Pagoto disse...

Estou a procura pra comprar mas nao acho mais em usado...

Henrique Pagoto disse...

Estou a procura pra comprar mas nao acho mais em usado...

Carlos "Cacá" disse...

Ele está realmente esgotado no site de GROW.. Aconselho dar uma olhada nas lojas do Face ou nas fanpages de venda (tipo a Meeple Market)...