Publicidade:

segunda-feira, 30 de junho de 2014

Resenha : Cartoona


No último CACÁbouço jogamos o Cartoona, joguinho meio puzzle onde temos que à partir de uma mistura de tiles, formar monstros para assim ganhar pontos.

O jogo tem vários níveis de regras que englobam desde os mais miúdos até os gamers marmanjos que curtem joguinhos divertidos de "dar pernada" nos amigos.

Os monstrinhos começando a tomar forma.

Basicamente, você começa com 5 tiles, na sua rodada você coloca uma das partes do seu monstro na mesa, e quando ele está totalmente completo pontua, se ele tiver todas as partes da mesma cor a pontuação é dobrada.

Nas regras mais avançadas existem as cartinhas "pokémon" que roubam peças dos amigos, mudam cor do tile, dão ou tiram pontos, enfim, dão uma mexida no que vai acontecendo durante o jogo.

As peças disponíveis para completar sua criação.

Os componentes são de altíssima qualidade, com tiles muito mais duráveis que os que estamos acostumados a ver no mercado. O lado negativo disso é que a importação dele acaba sendo complicada por conta do preço do frete.

Se você curte jogos "farra" divertidos, tem filhos/sobrinhos/crianças por perto para jogar, o Cartoona é uma excelente opção para se ter na sua ludoteca;

sexta-feira, 27 de junho de 2014

Por que somos todos crianças grandes

Ontem rolou uma jogatina lá em casa, e com um quorum bacana conseguimos jogar várias partidas rápidas de jogos divertidos e descontraídos, onde até o meu muleque participou de algumas partidas.

Para começar a noite, um joguinho cujo objetivo é fazer com que a barata (que fica saltitando no tabuleiro) chegue na sua armadilha. Chama-se Kakerlakak (ou Bugs in the Kitchen) e é muito dinâmico, bem produzido e bom pra jogar com as crianças.

 O tabuleiro do Kakerlakak e sua baratinha.

Depois uma partida do Buccaneer Bones, já falei dele em outro post, nessa partida éramos 6 participantes. Minha opinião continua a mesma, o jogo é legalzinho, mas não vai mais muito além disso.

O melhor da noite veio à seguir, chama-se Cartoona. Ficamos em três duplas e o jogo tem por objetivo formarmos monstros com as partes que sorteamos (cabeça, corpo, pé e outras).

Os monstrinhos do Cartoona sendo criados.

 A arte é bem engraçadinha, o jogo tem versões desde para crianças pequenas até versões mais avançadas com cartinhas que modificam as ações. Muito bacana, depois tem resenha mais detalhada.

Ainda rolaram dois dice-games bacanas, o Fistfull of Penguins e o Würfelwurst que são basicamente set-collections que conforme as rolagens dão pontuações diferentes.

Mais um divertido, o Würfelwurst.

E foi isso, muito joguinho divertido, muita zoação com as jogadas dos outros, e a certeza que de vez em quando dá para mudar um pouco o rumo da jogatina e jogar apenas pelo prazer de estar com os amigos em volta falando besteira.

quinta-feira, 26 de junho de 2014

Dissecando : Gekido


Gekido é o mais novo jogo da Ace Studio e foi criado pelos amigos Fel Barros e Rômulo Marques e será lançado oficialmente no Anime Friends que começa dia 17 de julho em São Paulo.

O jogo é um duelo entre dragões, cada um dos 6 diferentes tipos representado por uma pedra preciosa, que usa combinação de dados como forma de dar dano ao oponente.

Todos os 6 dragões, e os vários dados do jogo.

Primeiro um pouco sobre o que vem no jogo. Os primeiros kits (que terão edição limitada) vem com duas miniaturas de dragão e suas cartas de características, dois conjuntos de dados (como marcação de vida e posteriormente poder) e um set dos dados que serão usados para as ações do jogo, tudo em um saquinho bacanudo.

As miniaturas dos dragões estão fantásticas, foram feitas manualmente uma por uma pela MD Dragons especialmente para o jogo e os dados também foram customizados com cada uma das faces representando as 6 pedras preciosas.

Ficha do dragão (será do tamanho Dixit), mini, dados de vida e ação.

As regras são super simples, na sua rodada você rola os 5 dados de ação, escolhe uma das formas de causar dano ao adversário e tem mais duas rolagens para tentar a combinação escolhida.

Caso você consiga causar dano o jogador adversário vai subtraindo dos dados de vida, se você não conseguir, recebe o dano descrito.

 O pessoal da MD Dragons e sua produção EXCLUSIVA para o Gekido.

Um aspecto bacana do Gekido é que conforme seus dados de vida vão sendo eliminados, eles retornam para você como poderes especiais para melhorar suas rolagens e suas partidas duram no máximo 10 minutos de muita interação!

Eu participei de praticamente todo o processo de criação do jogo e ele está redondinho, gostoso de jogar e com arte e componentes muito caprichados, mais um produto 100% nacional chegando ao mercado.

E assim termina o duelo entre os dragões.

terça-feira, 24 de junho de 2014

Dissecando : Buccaneer Bones


Esse fim de semana no Castelo das Peças tive a oportunidade de estrear um dos dice-games que eu recebi recentemente de uma campanha de Kickstarter, o Buccaneer Bones.

Primeiro falando um pouco da produção do jogo, ela ficou muito caprichada com os tokens em acrílico, dadinhos personalizados e os bônus da campanha que trocando em miúdos nos deram um jogo à mais (ou a possibilidade de jogarmos com 8 jogadores).

Caixa pequena, com todos seus componentes.

As partidas do Buccaneer Bones são muito rapidinhas, as regras são simples e além da partidinha que eu joguei no Castelo, em casa joguei com meu filho (de 6 anos) que entendeu tudo direitinho e jogou bem a partida.

O nosso objetivo é juntar 3 tesouros, para isso temos que partir com nossos navios de um ponto até as ilhas, que começam a dar vantagens nas rolagens e se conseguirmos uma trinca nos dados podemos pegar um tesouro.

Os componentes ficaram muito bacanas e com qualidade.

Temos uma rolagem de 5 dados por rodada e só. Isso vai modificando conforme o jogo progride, mas acaba que as partidas se tornam bem rápidas por conta disso.

Achei o Buccaneer Bones bacaninha, um filler bem light ideal para quem tem crianças em casa e quer matar o tempo com elas enquanto a pizza ainda não chegou.

Durante a partida, os barcos indo para as ilhas (parte de baixo).

segunda-feira, 16 de junho de 2014

Tabuleiro Virtual : Dominaedro

Chegando à plataforma digital através do amigo Rafael Verri o Dominaedro já pode ser baixado gratuitamente pela Applestore.

Curti muito a adaptação para o iPad, os gráficos ficaram bem sóbrios e tem uma palheta de cores para você escolher.

O tutorial funciona bem e o AI dele não é nada bobo, escolhendo boas jogadas e fazendo que a partida seja as vezes bem apertada.

Como já tinha falado antes, o Dominaedro é um dos melhores jogos do Vince Vader e se você ainda não tinha comprado a versão "física" nem baixado o print-and-play agora não tem desculpa para ainda não conhecer o jogo.

terça-feira, 3 de junho de 2014

Resenha : Dungeon Twister : The Card Game


Na correria do dia-a-dia, acabei esquecendo de escrever um pouco sobre o Dungeon Twister : The Card Game, joguinho bacana para dois que eu joguei com o amigo Fel Barros.

Vale frisar que eu nunca joguei a versão grande do Dungeon Twister, então aprendi "do zero" o esquema de mapa rodando que o Christophe Boelinger criou.

Jogamos o primeiro tutorial que basicamente ensina a movimentação entre as salas e tem como objetivo fazer com que os seus dois personagens saiam da dungeon por onde seu adversário entra.

Visão geral de como fica a mesa nesse primeiro tutorial.

As regras são super simples, na sua rodada você começa ganhando pontos de ação e tem que utilizá-los como abrir uma sala, mover, girar a sala, pular sobre armadilhas ou utilizar alguma ação especial do seu personagem.

Achei o esquema de visualização de onde o seu personagem está meio confuso, você faceia a carta dele virado com o símbolo de uma das 4 faces da sala.

Caixa pequena, com todos seus componentes.

Mas é facilmente contornável com algum token que você tenha em casa dando sopa, então fica sendo um problema menor que não estraga a diversão.

A partida desse primeiro tutorial do Dungeon Twister : The Card Game foi super rapidinha, coisa de 20 minutos, mas eu gostei da mecânica e de como o jogo funciona, e fica essa dica para mais um jogo light e rápido para 2 jogadores.