sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

Resenha : Historia


Ontem teve CACÁbouço lá em casa e tive a oportunidade de jogar o Historia, jogo que saiu em Essen esse ano e foi muito bem falado pelos jogadores.

Historia é um jogo de civilizações light jogado em três turnos (eras) divididos em quatro rodadas. Ele usa seleção simultânea de ações e tem uma trilha de conhecimento/belicosidade muito interessante e diferente.

Mapa com a bem sacada trilha de ciência e guerra.

Basicamente o esquema é selecionar a ação da rodada, realizar essa ação até que aconteça uma revolução (que é uma das ações disponíveis). Caso isso aconteça termina a rodada, temos uma fase de arrumação para a próxima rodada.

Além da trilha de conhecimento/belicosidade temos os territórios à ser conquistado, que é um mapinha que dá pontuação em determinadas rodadas. No final das três eras quem tiver mais pontos ganha o jogo.

O "rondel" para marcação das eras e o mapa que dá uns pontinhos.

Na nossa partida de ontem, eu escolhi uma estratégia belicosa, subi até o topo nesse avanço, peguei as maravilhas que me dava vantagens e fiquei bem focado na conquista dos territórios, ganhei com a alguma vantagem para o segundo colocado.

Foi uma partida de quase duas horas de um jogo bem fluido e gostoso de jogar, curti bastante o Historia, agora é jogar mais pois eles tem algumas variantes que não incluímos na partida.

Fechando a noite o divertido Qwixx, onde meu pequeno ficou em segundo!

Nenhum comentário: