segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Dissecando : Capitão Jack Pott


Nesse fim de semana tive a oportunidade de jogar com meu filho o Capitão Jack Pott da Grow, joguinho que une tabuleiro e mídia digital e tem um resultado bastante satisfatório.

Falando um pouco dos componentes, eles mereciam um cuidado maior, as cartas são muito finas e o tabuleiro precisa sempre dar aquela "empenada para o outro lado" para ele ficar retinho na mesa, e a caixa também já está na hora da Grow dar uma repensada.

Todos os componentes (que mereciam uma atenção melhor).

Quanto ao jogo, ele é voltado para o público infantil, ele basicamente é um "roll and move" onde temos que encontrar o tesouro perdido do Capitão Jack Pott e ser o primeiro a levá-lo do navio naufragado.

O grande barato é a utilização de um app (android e iOS) que rege praticamente todas as ações do jogo. Nele rolamos o dado, ouvimos as pistas, vemos qual foi o prêmio que conseguimos encontrar e abrimos os baús.

Realidade aumentada na hora de abrir os baús.

Existem as decisões fora do app, como por onde andar e se usamos determinadas cartas para irmos a lugares específicos sem precisarmos da rolagem do dado.

O meu pequeno (que está com 7 anos) adorou as animações e gostou muito de como o jogo funciona utilizando as duas mídias. No geral o Capitão Jack Pott é uma boa dica para quem quer fazer essa ponte entre o digital e o analógico para levar a mulecada para os tabuleiros.

Andando pelo navio naufragado do velho Capitão Jack Pott.

15 comentários:

Diego "Drugue" Queiros disse...

Curti o jogo, apesar de ser um tanto quanto simples essa interação com o app da uma animada na jogatina, infelizmente ela é um pouco menos do que eu esperava, mas é um jogo que diverte(até certo ponto)...
Concordo 100% com as observações sobre as cartas e o tabuleiro, confesso que destaquei as cartas com o maior cuidado com medo de rasgá-las sem querer.

Carlos "Cacá" disse...

Fala Diego... Mas ele é jogo pra criança mesmo, numa mesa sem os pequenos duvido até que divirta (hehehhehe)...

Sergio Y Kato disse...

Alguém sabe o que fazer "O espírito ordena coloque a carta tesouro na casa do mastro do ninho do corvo perto do simbolo do tesouro"

Carlos "Cacá" disse...

Fala Sergio, então, nunca vi esse tipo de dica... :(

Luish Coelho disse...

um aluno está pesquisando boards que tem apps junto. Você sabe dizer quem criou este jogo? Tem autor na caixa?

Carlos "Cacá" disse...

Fala Luish, não tem não, já procurei pelas internets da vida e não achei tb... :(

Luish Coelho disse...

que estranho, não? Em um tempo que isto é muito valorizado, a Grow insiste no obscurantismo.

sandra saraiva disse...

Muito bom, mas gente pra que servem as figurinhas de tesouro/ baú, pequenininhos, ainda não entendi?
E outra coisa começo colocando o meu pião aonde eu quiser e saio andando?
Onde fica o tal mastro do navio?

Carlos "Cacá" disse...

Vamos lá, vou tentar te ajudar... Pra mim o mastro é ali acima de um dos pontos roxos (mais a esquerda da bandeira), quanto as pequenas figuras, são pra marcar no mapa os pontos onde você passou e não tinha nada... Espero ter ajudado...

Unknown disse...

Quando vou na opção do baú e pedé pra direcionar a câmera no tabuleiro nada acontece. Me ajuda por favor

Carlos "Cacá" disse...

Você baixou o aplicativo direitinho? se sim, era pra funcionar... Quando usávamos o iPad, as vezes era preciso ficar numa distância um pouco maior, tente isso, se afastar um pouco mais... Espero ter ajudado...

Gabriel Mendes disse...

Quando eu direciono a câmera, quando quero abrir um baú, as áreas do mapa ficam marcadas de acordo com a cor e só dá pra selecionar pela área e não pelo baú individualmente. Isso também acontece contigo?

Carlos "Cacá" disse...

Eu não jogo ele a muito tempo... Mas até onde eu lembro é isso mesmo, ele marca a área e não um baú específico...

Lucas alves da silva disse...

Câmera alguém sabe se as cartas que permitem roubar cartas dos outros jogadores aleatoriamente permitem roubar a carta tesouro? Porque aí nesse caso não seria mais aleatório uma vez que a carta tesouro fica virada pra cima

Carlos "Cacá" disse...

A gente jogava podendo roubar a carta de tesouro sim...