Publicidade:

sexta-feira, 11 de julho de 2014

Uma noite de "Stronda"

Estamos vivendo um "boom" no mercado nacional, muitas novas editoras surgindo e muitos designers lançando coisas novas interessantes, mas como funciona esse processo no backstage? Pensando nessa pergunta, ontem eu conheci o grupo de criação da Stronda.

Capitaneados pelo Fel Barros (WarZoo) e o Romulo Marques (Gekido), o grupo tem ainda Warny Marçano (Agentes do S.A.P.O.), Rodrigo Rego (Palmares) e o Humberto Cotta (O Ovo do Camaleão) como as mentes criadoras.

 Gekido, primeiro projeto Stronda prontinho.

Segundo o Fel, serão até 2015, seis lançamentos com tiragens médias/pequenas que depois irão formar um box à ser levado em Nuremberg (a principal feira da Europa a reunir designers e editoras de jogos de tabuleiro) para tentar contratos no mercado lá de fora, já tendo alguma bagagem e feedback nacional.

O primeiro lançamento, o Gekido, já sai agora na Anime Friends, e foi falado algumas vezes aqui no blog, na esteira até o final do ano devemos ter o Agentes do S.A.P.O. e o Muffin Games, que eu joguei ontem e falarei um pouco semana que vem.

Agentes do S.A.P.O. na versão de playteste ainda sem a arte finalizada.

A ideia do grupo é muito bacana: a turma se encontra toda semana para discutir os projetos, testar jogos e planejar os lançamentos. Todo o processo ganha mais velocidade e jogos, como o já citado Gekido, vão da idéia ao produto final em questão de meses (isso com baterias de mais de 100 playtestes fora do grupo).

Outra vantagem do Stronda, é que a estando em contato com uma galera grande de amigos, os jogos estão sendo testados nos eventos e (seguindo o modelo de sucesso do WarZoo) sendo enviados para amigos fora do Rio de Janeiro, que devolvem suas observações para a finalização dos projetos.

Teste de impressão com as cartinhas do Muffin Games e os dados do jogo.

Inicialmente os jogos sairão todos pela Ace Studios, mas isso não impede da Stronda vir a ter um selo próprio mais tarde ou até ter projetos lançados por outras editoras e acredito que esse modelo é um bom exemplo para a galera empreendedora comece a fazer o mercado crescer cada vez mais.

Nenhum comentário: