sexta-feira, 25 de julho de 2014

Dissecando : Tático - Futebol de Tabuleiro


Recebi esses dias o jogo Tático - Futebol de Tabuleiro e vou falar um pouco sobre o projeto, os componentes e o jogo.

O bacana do projeto vai além do jogo em sí. A versão que me foi enviada os jogadores são todos feitos com tampinhas de garrafas PET utilizando uma cooperativa como base de operações.

O material que veio para analizarmos. Tudo bem legal.

Todo feito de forma artesanal o jogo ficou bem bacana, e foi uma forma bem interessante de ter uma versão mais acessível em matéria de preço.

O tabuleiro é feito em lona impressa e também é bem legal, mesclando um campo de futebol com um tabuleiro de xadrez/damas o jogo ainda vem com duas bolinhas e um manual impresso.

Partida no comecinho, ainda com os jogadores sem se moverem muito.

Agora um pouco sobre o Tático - Futebol de Tabuleiro, ele tem regras até tranquilas de entender : no seu turno cada jogador pode realizar 3 ações (movimente, chute e/ou desarme) e com isso tentar fazer gols no adversário.

Na prática achei o jogo interessante, mas ele fica muito truncado (como algumas partidas de futebol), com muito desarme, mas sem conseguir evoluir muito as jogadas.

A produção artesanal é um dos diferenciais do projeto.

Minha partida com meu filho, tínhamos programado para 2 gols, mas acabou demorando mais do que o esperado e fechamos com 1 gol só.

Pretendo jogar outras vezes para ver se foi só por ser a primeira partida, ou se é alguma coisa recorrente, mas o Tático - Futebol de Tabuleiro é um jogo que merece uma atenção.

Um comentário:

Rafael Cotait disse...

Obrigado pela resenha! Que bom que vocês gostaram do jogo. E quanto ao jogo ficar "truncado" nas primeiras partidas, é exatamente o que você comentou: igual a um jogo de futebol de verdade. Mas isso é questão de experiência, semelhante ao primeiro xeque-mate no xadrez que só acontece depois de algumas partidas de treino, o gol é questão de criatividade. No livro de regras há um capítulo sobre estratégias que pode ajudar. Espero que continuem jogando! Grande abraço! Rafael Cotait #futeboldetabuleiro