quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

2014, o ano do tabuleiro no Brasil... Será?

O pessoal da Ludopedia/RedomaNet no seu site (que está cada vez melhor) acaba de introduzir uma funcionalidade muito bacana, as listas. E uma das mais interessantes (e visitadas) até agora são as com os lançamentos previstos para 2014.

Uma rápida olhada vemos além de clássicos como Ticket to Ride e El Grande, jogos super badalados como o Eclispe e o Tzolk'in, fora os vários lançamentos de autores nacionais.

O Guerra dos Tronos BG chega ainda essa semana pela Galápagos.

Se no final de 2014 tivermos realmente nas nossas prateleiras metade do que está sendo anunciado, já credenciamos esse ano ao mais produtivo em matéria de jogos de tabuleiro no Brasil.

Desde as grandes editoras (como Devir, Galápagos e Grow) até as várias novatas, vemos um esforço bastante interessante para mexer no mercado, e somado a isso alguns recentes sucessos nos financiamentos coletivos vemos um crescimento interessante também no público consumidor.
 
 O Selene - The Fantasy da Castle Builder
é um dos exemplos de sucesso no Catarse.

Ainda estamos longe de termos feiras unicamente voltadas para o nosso hobby, ainda temos que nos contentar em algum espacinho junto aos RPG's ou pouca coisa sendo vista na ABRIN, mas se finalmente o Brasil engrenar, não demora muito teremos nossa primeira BoardGamesCON.

A torcida aqui do blog é para que as empresas todas comecem com o pé direito, pois nos últimos anos vimos algumas que aparecerem e sumiram muito rápido deixando para trás autores frustrados com o resultado dos seus trabalhos e consumidores mais frustrados ainda com o produto final.

E será que realmente veremos essas gracinhas do Eclipse no mercado "brazuca"?

Que 2014 venha para mostrar que podemos sim ter um mercado de jogos de tabuleiro que fervilha com novidades, produtos de qualidade e principalmente com consumidores satisfeitos.

4 comentários:

Rogério disse...

Eu estou muito confiante e animado com tudo isso

Um estranho no ninho disse...

Quantos gamers há no Brasil?

Um estranho no ninho disse...

Quantos gamers há no Brasil?

Cacá : E aí, tem Jogo? disse...

Rapaz, difícil precisar isso, na comunidade do Face são mais de 2k... Mas acredito que o número real seja maior...