sexta-feira, 3 de maio de 2013

Resenha : Clash of Cultures


Um dos mais esperados lançamentos de 2012, na quarta-feira tive a oportunidade de jogar minha primeira partida do ótimo Clash of Cultures.

Criado por Christian Marcussen, mesmo autor do também ótimo Merchants & Marauders, no Clash of Cultures somos líderes de civilizações se expandindo num mundo desconhecido e aprendendo novas tecnologias para melhorar as coisas para o povo.

Mapa modular, pecinhas coloridas, diversão garantida.

As regras são tranquilas em relação a maioria dos outros jogos de civilização. O jogo tem 6 turnos com 3 rodadas cada, em cada rodada o jogador pode realizar até 3 ações que são mover, descobrir novos territórios, produzir, aumentar as cidades, melhorar o humor delas entre outras.

Um dos diferenciais mais bacanas é justamente essa questão do humor da cidade. Você pode acionar as suas cidade quantas vezes você quiser durante a rodada, mas isso faz com que a população comece a ficar de mau-humor por conta disso.

Quadros de tecnologia com seus devidos avanços.

Então as cidades de bom-humor produzem sempre mais, as neutras tem uma produção que depende do tamanho dos seus avanços e as cidades de mau-humor só produzem UM bem e olhe lá.

Outro diferencial do Clash of Cultures são os avanços das cidades com pecinhas diferentes (porto, fortaleza, templo e faculdade) e ações diferentes para cada peça.

Cidade completa com os 4 avanços possíveis.

O jogo tem um sistema de batalha super simples e funcional e uma rejogabilidade ótima através do mapa modular, disposição dos bárbaros e cartas de objetivos.

A minha partida durou umas 3 horas no máximo, o que o torna um dos jogos de civilização mais enxutos em relação a tempo e jogabilidade.

5 comentários:

Kony disse...

Aqui no GamersPoA é sucesso sempre... jogo muito bem fechado, a arvore tecnológica eh bem bacana e várias estratégias. Já o Merchants and Marauders não fez tanto sucesso, mas vale a pena jogar novamente.

Paula De Conti disse...

Olá, você tem espaço para propagandas? Entre em contato comigo por favor, não encontrei um email de contato no seu blog. Abraço.

Cacá disse...

Oi Paula, temos espaço sim, já fizemos inclusive para anunciantes fora do Brasil..

Entre em contato : promoeaitemjogo@bol.com.br

Unknown disse...

Se aparecer alguém vendendo o jogo, estou procurando.

Unknown disse...

Segue um kit em 3D bem bacana para esse game!

https://www.acessoriosbg.com.br/clash-of-cultures