Publicidade:

sábado, 30 de junho de 2012

Resultado A Cartomante

Como prometido hoje eu sorteei o vencedor da promoção A Cartomante. Uma iniciativa do blog e da Oficina Lúdica.

E o felizardo que levou o deck do jogo é : VALTER JUNIOR

Rapaz, envie um mail para nós com seu endereço para enviarmos o joguinho para você. A todos os que participaram e não levaram, não desistam que vem outras promoções por aí

sexta-feira, 29 de junho de 2012

Rapidinhas de sexta

— Stefan Feld ataca novamente. Dois jogos estão anunciados para a Spiel desse ano. Um chama-se Bora Bora e será a 15 big-box da Alea, o outro Rialto e sairá pela Pegasus. Os gamer pira!

— Foi anunciado a expansão Las Dammes de Troyes, para o jogo Troyes. São 3 novos personagens, 27 novas cartas de atividade e o dado roxo como "chefe de família". Tá na mira.

Tabuleiro promissor do Bora Bora.

 — O amigo Vice Vader disponibilizou no seu blog o jogo Álmok para download. Trata-se de um "jogo da memória turbinado" e da pra qualquer um imprimir e montar. Fica a dica.

— Foi lançado um vídeo com a explicação do jogo Viajantes, que já está em pré-venda no site da Ceilikan. Aprendam com o próprio autor, o amigo Marcos Macri.



— Não se esqueçam de amanhã comemorarem o Dia do Jogo de Tabuleiro. Peguem seus amigos, puxem uma mesa, tirem fotos e mandem para nós. Semana que vem farei um post com as fotos dos amigos e criarei um album lá no Facebook.

quinta-feira, 28 de junho de 2012

Abrindo a caixa : A Cartomante


Recebi ontem do pessoal da Oficina Lúdica o card-game A Cartomante. Baseado na obra homônima de Machado de Assis ele é um jogo para 3 pessoas que tem como objetivo terminar a partida com mais Fidalgos que os adversário.

Com uma produção caprichada e uma arte muito bacana o jogo tem regras super simples. Na sua jogada você pode baixar um Fidalgo (acompanhado de uma ou mais barreiras do mesmo naipe), colocar um aliado ou uma barreira em alguém já baixado, ou comprar uma carta.


As cartas além dos Fidalgos, Aliados e Barreiras são Artefatos e Eventos que servem para tentar proteger suas cartas ou detonar as cartas dos adversários.

O jogo termina quando o deck é exaurido e como já disse anteriormente, vence quem tiver mais Fidalgos, em caso de empate quem tive-los melhor protegidos.

Como o joguinho chegou ontem ainda não tive chance de jogá-lo, apenas lí as regras, mais fiquei positivamente surpreso com a qualidade da produção (cartinhas rígidas, com boa impressão e formato americano boas para colocar sleeves).


E para vocês não dizerem que eu sou um cara muquirana, vou colocar uma promoção.

Curtam a página do E aí, tem Jogo? e da Oficina Lúdica no Facebook e coloquem um comentário no tópíco da promoção até amanhã as 22h, no sábado Dia do Jogo de Tabuleiro, vou sortear (entre os comentários) um ganhador de um deck de A Cartomante.

terça-feira, 26 de junho de 2012

30 de junho : Dia do Jogo de Tabuleiro

O grande amigo Sérgio Halaban, consagrado autor brasileiro e acima de tudo um dos grandes divulgadores desse hobby tão bacana, está sugerindo a criação do Dia do Jogo de Tabuleiro.

Ele seria aquela data especial onde os amigos se encontrariam para uma boa partida dos seus jogos preferidos, dariamos presentes aos mais novos e partilharíamos momentos com os amigos jogando e se divertindo.


Esse dia ainda não existe de verdade, mas informalmente teremos várias manifestações pelo país, o Castelo das Peças irá divulgar a Ludus Luderia, os amigos da FunBox, enfim, todos os formadores de opinião estão empenhados para que essa data vire realidade.

E aí, o que você vai fazer nesse dia 30 para "ajudar a causa"????

sexta-feira, 22 de junho de 2012

Notinhas tupiniquins

— Acontece na Ludus Luderia dia 1º o Brasil Dominion World Master, um campeonato com o Dominion basicão e que vai dar muitos prêmios. Corram para se inscrever.

— O pessoal da Riachuelo Games está anunciando duas novidades para esse ano. O board-game Gorebag e o card-game Zombie Bowl. Aguardamos mais informações.


— Quem também está anunciando toda a sua linha de lançamentos é o pessoal da Real Dream Games. Bastante coisa da nova empresa chegando.

— A Ceilikan abriu a pré-venda para o jogo Viajantes do amigo Marcos Macri. Aproveitem!

— Para finalizar a Tercos disponibilizou as regras do seu novo O Faraó, e em breve começa as vendas para o grande público.

quinta-feira, 21 de junho de 2012

Ainda estamos vivos!!

Oi povo, semana corrida no trabalho é isso, o blog acaba ficando paradão. Mas hoje dá pra pelo menos pendurar umas notinhas antes da voltar pra labuta.

— A Days of Wonder disponibilizou as regras (em vários idiomas) da expansão Small Wolrd : Realms. Dando uma olhada por alto achei interessante o que ví.

Rascunho da arte para a caixa do Clash of Cultures.

 — Outra a liberar regras essa semana foi a Fantasy Flight. Já podem baixar as regras do Sky Trader. Esse pareceu mais leve, mas vamos ver qualé.

— A Z-Man deu mais informações sobre o aguardado Clash of Cultures (do mesmo criador do ótimo Merchants & Marauders). O jogo promete!

sexta-feira, 15 de junho de 2012

De volta ao Calabouço

Ontem rolou uma jogatina nostálgica lá no Calabouço das Peças. Tem rolado uma joguinhas por lá a alguns meses, mas só ontem eu finalmente consegui ir matar a saudade de um dos primeiros points de jogatina aqui do Rio.

O lugar onde era o Calaba está interditado (entrou uma árvore teto adentro), mas a joga agora é muito mais sossegada na casa do Arthur com menos gente e com ar-condicionado (heheheh), mas as mesas continuam tão divertidas quanto na época dos croissants de chocolate.

 Thuderstone Advance, mais cartas na vila e um tabuleiro pra ajudar.

Quando eu cheguei o povo estava montando uma mesa do Thunderstone Advance, que nada mais é que o velho Thunderstone revisado e melhorado.

Jogamos em 5 jogadores e a partida foi bem maneira. O Arthur visivelmente era o líder em pontuação então a briga ficou pelo segundo lugar, quem levou foi o Luis comigo um ponto atrás, em quarto o Caunnê e em último o Leozão.

 Chegando ao Castelo Ravenloft já apanhando.

Depois disso o Carlos se juntou a galera e puxamos um Castle Ravenloft.

Esse é um dungeon crawler bonitão que a Wizards of the Coast lançou em 2010, eu tinha a maior curiosidade em jogá-lo e finalmente consegui.

 O jogo ia já avançando e neguinho ia morrendo.


O esquema dele é um jogo cooperativo de abrir salas, pipocar monstros, tomar porrada, bater em monstros até chegarmos no objetivo do cenário (no nosso caso era chegar até um cofre e pegar uma paradinha).

O lance é que pipoca monstro à rodo e os jogadores foram caindo como moscas (Leozão e eu fomos os primeiros, mas voltamos com os dois "saves"). Conseguimos chegar ao objetivo, e dedicamos nossa vitória ao Arthur e ao Luis que sucumbiram no caminho.

quinta-feira, 14 de junho de 2012

Rapidinhas da semana

— Saiu a quinta edição do Table Top, dessa vez o jogo resenhado é o Munchkin, e o mais legal é que um dos convidados do Wil Wheaton é o próprio autor Steve Jackson.



— A Hans im Glück anunciou uma mudança na sua parceria de jogos para lingua inglesa, sai a Rio Grande e entra a Z-Man. Com isso marcas como Carcassonne, Dominion e Race for the Galaxy agora passam a ter o suporte da nova parceira.

— Boa notícia para quem está correndo atrás da sua cópia do Trajan, a GTS Distribution está prometendo uma reimpressão do jogo para Julho.


— Curte os jogos do cultuado Sid Sackson? Pois então esse crowdfunding é para você. São 3 jogos Gryphon Games que você pode ajudar a relançar via KickStarter. Os jogos são Sleuth, Venture e Monad.

terça-feira, 12 de junho de 2012

Entrevista : Rüdiger Dorn

Como havia anunciado pelo Face e pelo Twitter ontem, vamos a mais uma entrevista depois de tanto tempo. E quem arrumou um tempinho para responder às nossas perguntas hoje foi o 3 vezes indicado ao Spiel des Jahres e autor de grandes jogos, o alemão Rüdiger Dorn.


E aí, tem Jogo? Quando você começou a se interessar em boardgames e quando decidiu que era hora de fazer seus próprios jogos?
Rüdiger Dorn: Na minha infância eu joguei os clássicos (Xadrez, RISK, Gamão) – inicialmente eu modificava os jogos que não eram “redondos” na minha opinião, então em 1990 eu “criei” minhas próprias idéias – minha primeira publicação foi o jogo Cameo.
E aí, tem Jogo? When did you start showing interest in board games and when did you decide to make your first game?
Rüdiger Dorn: In my childhood I played classical games (Chess, RISK, Backgammon) - first I modify games which are not optimal in my eyes, then about 1990 I "design" own ideas - my first publish was Cameo.


 O primeiro jogo publicado, Cameo.

EatJ? Você ainda tem tempo de jogar? Quais seus jogos preferidos atualmente?
RD: CLARO que sim. Meu jogo favorito em todos esses anos ainda é o Magic, the Gathering.
EatJ? Do you still have time/interest to play boardgames? Do you have a favorite game?
RD: YES, of course. My favourite game all over the years is Magic, the Gathering.


EatJ? Na minha opinião você traz sempre umas mecânicas inovadoras (como o mercado do Diamonds Club ou a movimentação no Genoa), onde busca inspiração para tentar criar esses diferenciais?
RD: Muitas vezes penso sobre os jogos - e às vezes há um "mecanismo" novo na minha cabeça - mas naquele momento eu não sei, se essa mecânica é boa ou se ela só funciona bem na minha cabeça. 

 O mercado do Diamonds Club.

EatJ? In my opinion you create some new and innovative mechanics (like the market in Diamonds Club or the movement in Genoa), where you find inspiration to create these differencials?
RD: I often think about games - and sometimes there is a new "mechanism" in my head - but at that time I do not know, if this mechanic is good - it only feels good in my head.


EatJ? Como você recebeu a sua terceira indicação aos Spiel des Jahres (pelo jogo Vegas)?
RD: Eu olhei na internet  e SIM! Vegas foi indicado!
EatJ? How did you receive your third Spiel de Jahres nomination (from Vegas game)?
RD: I have looked in the internet - and ups - YES! Vegas was nominated!
 

 Vegas sendo apresentado em Nuremberg esse ano.

EatJ? O seu jogo mais consagrado, o GOA está prestes a receber um relançamento, qual a sua expectativa quanto a isso?
RD: Eu não esperava muito, para não acabar decepcionado. Tive o prazer de relançar o GOA - e agora eu estou muito feliz com o resultado.
EatJ? Your most famous game, GOA, is about to gain a reprint, how your expectation about these release?
RD: I do not expecting - because I’m going to be disappointed. I was pleased to re-launched GOA - and now I’m VERY happy with the result.
 

 A nova versão do excelente GOA.

EatJ? Depois dos lançamentos do Waka Waka e do Vegas, já tem mais alguma coisa programada para esse ano?
RD: Sim, dê uma olhada no Il Vecchio, um maravilhoso (hehehehe) euro-game, eu estou muito orgulhoso  da elegância do jogo, ele será lançado em outubro de 2012 pela Hallgames.
EatJ? After the release of Waka Waka and Vegas, did you have more games for these year?
RD: Yes, have a look at Il Vecchio - A wonderful (hehehhe) euro-game - I´m very proud of the elegance , it will be released in october 2012 by Hallgames.

sexta-feira, 8 de junho de 2012

RISK Legacy : Game 3 e 4

Na última quarta-feira aproveitamos a véspera do feriado para jogar mais duas partidas da campanha do RISK Legacy.

Chegando na casa do Léo antes do povo chegar ainda deu tempo de jogar mais uma pérola do Friedemann Friese chamada Fundstücke.

 O Friese e seu jogo com mais varialções de verde que eu conheço.

O joguinho é um card-game em que os jogadores são catadores de tralha velha (sofás, cadeiras, relógios) e tem que entregar no depósito para ganhar pontos. Divertido, mas nada demais.

Depois disso, começamos a porrada propriamente dita. Na partida número 3 eu e o Léo éramos os jogadores que começavam com apenas um ponto (mas com o míssil nº6).

 O tabuleiro ainda sem as mudanças feitas pelo primeiro envelope.

Esse jogo foi pontuado por rolagens absurdas, para se ter uma idéia eu defendia um território com apenas um soldado, e esse rolou 6 pelo menos umas 5 vezes seguidas. Acabou morrendo, mas rendeu boas risadas. Nesse o Rony venceu e com todas as cidades fundadas finalmente abrimos o primeiro envelope.

SPOILER (selecione o texto para aparecer): O primeiro envelope traz uma série de mudanças para o setup inicial (escolha de quem joga primeiro, quem posiciona primeiro, quantidade de exércitos iniciais e quantas moedas iniciais), e traz também cartas de evento que vão sendo abertas durante o jogo, que ou são coisas boas ou bem ruins.

Na quarta partida já éramos 3 vencedores diferentes, e com as novas regras aplicadas a coisa ficou diferente no início, mas demos mole e não travamos a já manjada (mas mesmo assim não combatida) dominação inicial da América do Norte pelo Léo.

 O primeiro envelope que traz muitas cartinhas e regras novas.

E dando muita sorte nos eventos (dos quatro que sairam 2 deram uns 8 exércitos para ele), mesmo com uma união global contra ele não foi possível impedir a segunda vitória dele.

Com isso abrimos o segundo envelope da noite, mas as mudanças que ele traz é melhor explicar no próximo post da campanha.

quarta-feira, 6 de junho de 2012

Notinhas pré-feriado

O protótipo do Goblins Inc. que está sendo finalizado.

— A Czech Games também anunciou uma expansão grande para o Dungeon Lords. Além dos novos paladinos teremos novos monstros, novas regrinhas e novos tabuleiros.

— Outra da Czech é o anúncio do Goblins Inc. que trata de tribos goblins tentando fazer a melhor máquina de destruição usando mecânicas parecidas com o Galaxy Trucker.


 — A Days of Wonder acaba de anunciar uma expansão grande para o Memoir '44, trata-se da Equipament Pack e vem com mais de 180 novas miniaturas. Em Agosto nas lojas.

— Saiu a 16ª edição da revista digital Ludo Brasil Magazine. Essa chega cheia de boas matérias e como jogo "print-and-play" traz o Dune Express.


terça-feira, 5 de junho de 2012

Primeira olhada : Card Goblins


O pessoal da Coisinha Verde colocou no Facebook as primeiras imagens finalizadas do Card Goblins e a primeira impressão foi de um trabalho muito bem realizado.

Ainda não recebi a minha cópia de colaborador do projeto, mas a expectativa é que os incentivadores recebam seus pacotinhos de goblins ainda esse mês.


Assim que chegar o meu Card Goblins com certeza rola uma partida para fazermos resenha para os amigos, e em breve o pessoal da Coisinha Verde prometeu venda via loja virtual.

sexta-feira, 1 de junho de 2012

SPJam 2012


 Já está no ar o site para as inscrições do SPJam 2012. Os game-designers interessados podem se inscrever até dia 17 de agosto e o evento acontece de 31/08 à 02/08 em São Paulo.

Ano passado foram mais de 120 inscritos e o evento foi um sucesso. Esse ano a organização pretende chegar aos 200 inscritos. Inscrevam-se, esse é uma oportunidade de colocar o seu jogo na "vitrine".