Publicidade:

quinta-feira, 31 de maio de 2012

Rapidinhas de quinta

— O pessoal da Eagle/Gryphon Games gostou dessa história de financiamento coletivo. A bola da vez é o Pirate Dice. Eu curti a idéia do jogo.

— Já viu ou imaginou uma partida do divertid Dancing Eggs? Então, o amigo Marcelo da Gruta do Groo filmou uma para vocês terem uma noção. A trilha foi super bem escolhida.



— Hoje é o último dia para quem quiser embarcar para a BGG.Con, quem não sabe do que se trata, é a maior convenção de jogadores do mundo, acontece todo ano nos USA.


— A Alderac disponibilizou as cartas do Thunderstone revisadas com as regras do Advance para download e posterior impressão. Jogada nota 10 dos caras.

quarta-feira, 30 de maio de 2012

Com as Crianças : Pictureka!


Lançado aqui no Brasil pela Hasbro, o Pictureka! é uma versão do antigo Lince, só que turbinadão e com uma arte impressionante.

No jogo temos um tabuleiro modular 3x3 com tiles ricamente desenhados formando um padrão confuso e com imagens de todos os tipos, com 3 decks variando o tipo de coisas a serem encontradas rolamos dois dados para saber o que achar.

 Os tiles que formam o tabuleiro onde encontramos as paradas.

Como eu disse anteriormente são 3 opções, todo mundo procura junto, leilão para ver quantas imagens serão encontradas ou um número fixo de imagens a serem encontradas.

Uma vez definido isso começa a contagem de tempo, se o jogador da vez conseguir fica com a carta como ponto, se não, perde uma das cartas que já tem.

 A versão em cartas tem regras semelhantes mas com o transporte facilitado.

O Pictureka! é um jogo é super dinâmico, inteligente e a criançada adora. Hoje em dia a Hasbro já está na sua segunda impressão do jogo de tabuleiro (com artes diferentes) e conta também com duas versões em card-game (uma normal e outra do filme Carros).

Fica aí a dica para os pais de plantão, esse é um jogo que vale a pena ter na coleção e está disponível no mercado a um precinho bacana.

terça-feira, 29 de maio de 2012

Notinhas de terça

— Para os fãs do jogo Arkham Horror a Fanstasy Flight está lançando mais uma leva de miniaturas pintadas, dessa vez são os monstrengos. Prepara o bolso.


— Para os amigos que participaram do financiamento coletivo para o jogo Card-Goblins boas notícias, o jogo deve estar indo para os todos até o final de junho. Agora é aguardar.

— A divertida Twilight Creations anunciou para esse ano um jogo de manipulação de dados e cartinhas chamado The Current Number of the Beast prometendo mecânicas inovadoras.


— E o nosso amigo Julio Salsides (editor da Ludo Brasil) acaba de confirmar que seu jogo Farrapos vai finalmente sair. Ele será editado pela nova RDG. Sucesso nessa nova empreitada a ambos!

sexta-feira, 25 de maio de 2012

Resenha : Tahiti


Os amigos da Minion Games me mandaram os arquivos do seu mais recente projeto via Kickstarter, o jogo Tahiti. Então aproveitando que ontem era dia de Spaghetti levei o jogo lá e consegui jogar uma partida dele.

Em Tahiti os jogadores tem como objetivo recolher produtos nas ilhas vizinhas a sua para com isso montar grupos e pontuar mais que os outros.

 As primeiras ilhas, a foca substituiu a deusa Hamunea.

A mecânica é basicamente de pick-and-delivery com tile placement. Na sua rodada a primeira coisa a se fazer é andar com Hamunea, isso vai indicar a colocação do tile, depois disso rola um sorteio e preenchemos as ilhas com espaços vazios.

Feito isso os jogadores usam pontos de ação (que variam de 1 a 4) para se mover, pescar, recolher produtos e levar até a ilha natal.

Tabuleiro de cada jogador onde guardamos os bens.

Uma vez que todos os tiles de ilha são colocados no jogo, começa a fase onde as ilhas vazias vão recebendo fichas de exaustão, e quando apenas 4 ilhas ainda não tiverem sido exauridas o jogo termina.

A pontuação final é marcada no tabuleiro de cada jogador e varia em quantidade de coisas que você pegou, uma pontuação especial para 2 tipos específicos que você sorteia no início, grupos de todos os 5 produtos, e no final quem tem mais pontos ganha.

 O jogo já se encaminhando pro final, com as ilhas começando a se exaurir.

O Tahiti é bem simples de ensinar, rápido, e totalmente light. Com uma arte caprichada acho que pode ser uma boa opção para jogadores que estão começando ou que tem um grupo ainda não tão familiarizado com os jogos modernos.

Para quem se interessou ou quer saber um pouco mais, é só clicar aqui para acessar o projeto dele no Kickstarter.

quarta-feira, 23 de maio de 2012

Resenha : Lords of Waterdeep


A Wizards of the Coast tem lançado uma linha de jogos de tabuleiro utilizando o universo de Dungeons & Dragons, e agora saiu o mais "euro" dessa linha, o Lords of Waterdeep.

Nele somos Lordes (que são escolhidos secretamente no início do jogo) da cidade mais proeminente de Forgotten Realms e como todos os lordes temos como objetivo ser mais poderoso do que nossos adversários.

 Tabuleiro central com todas as áreas que podem ser ativadas.

O jogo basicamente utiliza a mecânica de work-placement e captação de recursos para realizar as quests (que são a alma do jogo). Na sua rodada o jogador coloca uma das suas peças nas áreas do tabuleiro, realiza a ação e se possível completa um dos quests que ele pegou para sí.

Além das áreas fixas do tabuleiro ainda temos outros prédios que vão entrando durante o jogo e que se utilizados dão além do benefício indicado, uns bônus para os donos desses prédios.

 Área de cada jogador, com as quests a serem realizadas e as já executadas.

Temos também cartas de intriga, que são basicamente beneficios para quem jogou e pernada nos outros jogadores. Existem uma série de cartas assim e são extremamente úteis.

No final de 8 rodadas, os jogadores revelam seus lordes para receber os devidos bonus e quem tiver mais pontos ganha o jogo.

O Lords of Waterdeep é rápido, fácil de jogar e com bastante intereção entre os jogadores. Dessa safra da Wizards na minha opinião foi o melhor lançamento.

terça-feira, 22 de maio de 2012

Rapidinhas de terça

— Sairam os indicados ao Spiel des Jahres desse ano. As minhas apostas são : Kingdom Builder (apesar de não gostar acho o candidato mais forte) e Village nos prêmios principais.

 Latinha para o novo Noé. Foto BGG.

— A dupla Bruno Cathala e Ludovic Maublanc ataca novamente com um card-game chamado Noé. A arte é super simpática e a dupla é notória por jogos interessantes.

— Saiu mais uma edição do video-cast Table Top, dessa vez o jogo escolhido é o Ticket to Ride. Falando um pouco mais sobre o programa, a visibilidade dele tem sido excelente para o hobby, tanto que os jogos que já foram resenhados tiveram aumento significativo nas vendas.



— Esse sábado tem Castelo das Peças, à partir das 11h até as 22h no Spoleto da Rua do Catate, 311 (ao lado do metrô do Lgo. do Machado). Compareçam!!

segunda-feira, 21 de maio de 2012

IV Encontro dos Amigos

 A mesa mais longa do dia com o Indonesia.

De tempos em tempos eu promovo na minha casa um evento para os amigos passarem o dia jogando e batendo papo, esse sábado rolou a quarta edição com muita jogatina e cachorro-quente.

Nas mesas tivemos uma partida monstro (durou quase o dia todo) de Indonesia, o Léo Rossi nos apresentou um "quiz" para gamers chamado Ludoviel muito divertido, umas 3 ou 4 partidas de Pizza Theory e Caveman Curling entre outras coisas.

 Cervejinha e Ludoviel, uma boa parceria.

Além do Ludoviel ainda tive oportunidade de conhecer o Lords of Waterdeep do qual falarei ainda essa semana, mas vale dizer que o jogo é um work-placement baseado no universo do D&D e agradou bastante a todos que jogaram (rolaram umas duas partidas dele).

Sentimos falta de alguns amigos que não puderam comparecer, mas de saldo ficou mais um dia super agradável com muita diversão e joguinhos!

Ganhadores das Promoção 5 ANOS CEILIKAN!


 Demorou mas saiu, os grandes ganhadores da promoção 5 ANOS CEILIKAN foram :

Kit 1 (Samurai + Ouro de Tolo + Pássaros)
Pablo Schulman @PSchulman
Kit 2 (Boolean + Ouro de Tolo + Pássaros)
Danillo Ilggner ‏@danilloilggner

Parabéns aos ganhadores, vocês podem mandar um mail para mim com seus dados (nome e endereço) e os jogos serão enviados para as suas casas.

Obrigado a todos que participaram e até a próxima promoção!

quinta-feira, 17 de maio de 2012

Rapidinhas de quinta

— Sairam os concorrentes ao prêmio Graf Ludo 2012, mais uma vez o designer Michael Menzel domina com 3 indicações (das 6 possíveis).

— A Wizards of the Coast continua com a série de jogos baseados no universo de D&D, dessa vez eles apresentaram o Dungeon Command : Sting of Loth. Usando a mecânica de card-driven e mapas modulares esse jogo tá no radar aqui do blog.

A WotC com mais um lançamento de D&D.

— Marquem nas agendas, acontecem esse fim de semana em São Paulo as etapas do Campeonato Brasileiro de Catan (dia 19/05) e de Rummikub (dia 20/05). Ambas na RiHappy do Shopping Iguatemi.

— Essa é notícia interna, o blgo E aí, tem Jogo? agora tem uma página no Facebook, curte lá que fica mais fácil saber as atualizações e futuras promoções.

terça-feira, 15 de maio de 2012

Resenha : Pizza Theory


Mais um jogo oriundo dos financiamentos coletivos, o Pizza Theory é um jogo de estratégia para 3 pessoas com uma produção linda e um nível de diversão bacana.

No jogo cada um dos jogadores escolhe um tipo de toping (sua cor) para colocar na pizza, a cada jogada colocamos dois topings, escolhemos secretamente uma das 6 linhas para cortar a pizza e baseado no controle de área vamos tirando os adversários do jogo.

Como ficam as fatias durante o jogo.

A parte do controle de área é bem inteligente, usando uma "vareta" que corre a extensão da pizza e formam fatias, nessas fatias o jogador que tiver mais topings substitui o dos adversários pelos dele e o jogo acaba quando um dos jogadores zerar seus tiles.

No final o Pizza Theory é um jogo bem rapidinho, divertido, bem bonito e que com certeza serve para "abrir o apetite" antes do "prato principal" da jogatina.

segunda-feira, 14 de maio de 2012

Promoção 5 anos de CEILIKAN


 A Ceilikan Jogos está completando 5 anos em 2012, e para comemorar essa data tão importante ela, junto com o blog, vai sortear dois felizardos para ganhar kits de jogos.

Kit 1 : Samurai + Ouro de Tolo + Pássaros
Kit 2 : Boolean + Ouro de Tolo + Pássaros


Para ganhar é fácil : Siga os twitters do E aí, tem Jogo? e da Ceilikan e curta a página da Ceilikan Jogos no Facebook e dê retweet na seguinte frase :

"Quero ganhar um monte de jogos @ceilikan que o blog @eaitemjogo está sorteando"

A promoção rola de hoje até o dia 18 (sexta-feira), no sábado a gente divulga os dois ganhadores. Não deixem de participar!!!

quinta-feira, 10 de maio de 2012

Dia de notinhas pra galera


— A Fantasy Flight anunciou hoje sua releitura para o Netrunner, card-game do consagrado Richard Garfield (Magic e Vampire). Ele será um LCG e será ambientado no universo do Android.

— Para os fãs (como eu) do jogo Dungeon Petz, a Spiel Box virá em uma das próximas edições com um novo bichinho para o jogo e parece ser bem cheio das coisinhas. Agora é tentar conseguir.

— O crowdfunding para a versão brasileira do Summoner Wars está quase chegando aos 11.000 faltam menos de 500 reais. Se você ainda não embarcou nessa, não perca a chance!

— Esse sábado tem Torre das Peças aqui no Rio. Como sempre no Spoleto da Rua do Catete, 311 à partir das 11h. Apareçam!

quarta-feira, 9 de maio de 2012

Resenha : RISK Legacy


 Como prometido vou falar agora um pouco mais do jogo RISK Legacy. A idéia geral do jogo é uma das mais interessantes abordadas nos últimos tempos : você tem um jogo que é customizado a cada partida colando adesivos, escrevendo no tabuleiro, rasgando cartinhas.

No Legacy temos "agendadas" 15 partidas, no final delas, quem ganhou mais partidas é o grande vencedor. Logo antes de começarmos a primeira partida já temos algumas decisões a tomar.

 Depois de fazer uma escolha no jogo, essa é para sempre.

Das cinco raças do jogo, cada uma vem na caixa com dois poderes específicos, os jogadores envolvidos escolhem um deles e o segundo é jogado fora. Isso aí, você pega o adesivo, rasga e joga no lixo!

Na caixa temos vários compartimentos que são abertos no decorrer das partidas, quando algum evento causar a abertura delas (uma quantidade de cidades aparecer, um jogador ganhar 4 partidas e por aí vai).

Bem, tinha tudo para ser uma experiência muito bacana, mas por baixo de todas as inovações e idéias interessantes temos o velho e desgastado RISK.

 As miniaturas são legais, mas o jogo continua o mesmo.

Então as partidas são apenas, avançar, rolar dados, conquistar território, pegar cartinha. Já joguei duas das 15 partidas, e até agora nem mesmo os poderes de cada raça foram suficientes para dar uma graça ao jogo.

Enfim, RISK Legacy acaba sendo uma idéia bacana tentando dar um gás a um jogo defasado (eles podiam ter pelo menos usado as regras do RISK Revised, mas nem isso). Vou fazer reports das 15 partidas, mas acho que dificilmente minha opinião vai mudar. Pelo menos as partidas não duram mais de uma hora.

terça-feira, 8 de maio de 2012

Rapidinhas em vídeo

— Saiu a nova edição do video-cast sobre jogos de tabuleiro com o ator Wil Wheaton, o Table Top. Dessa vez ele aborda 3 fillers : o Tsuro, o Get Bit! e o Zombie Dice.



— A Ceilikan, investindo para a pré-venda do seu novo jogo, lançou um vídeo com as regras para o seu Deterrence. Joguinho para 2 pessoas sobre a guerra fria, vê aí.

segunda-feira, 7 de maio de 2012

RISK Legacy... Começando a campanha.

Sexta-feira foi dia de começar a campanha do RISK Legacy, os "comandantes" para essa empreitada além de mim foram o Léo Rossi (dono do jogo), o Rony, a Taly e a Vivian.

 Caixa do RISK com vários compartimentos lacrados ainda.

Eu cheguei mais cedo na casa do Léo então ainda deu para conhecer o Ubongo Extreme. Eu curto muito jogo abstrato e essa série era uma que eu nunca tinha jogado. Ele tem muito de puzzle e eu curti bastante. Não chegamos a terminar o jogo, mas jogarei ele de novo com certeza.

Com todo mundo já na mesa foi a hora de começarmos os trabalhos. Depois vou fazer uma resenha mais detalhada, mas vale dizer aqui que o jogo é basicamente o que conhecemos do RISK só que a cada partida temos mudanças no tabuleiro e tals e no final de 15 partidas é que sai o grande vencedor.

 Primeira partida ainda sem alterações no tabuleiro.

Na primeira partida o Léo conseguiu ganhar relativamente rápido e na segunda com o tabuleiro e as cartas já dando uma ajuda eu consegui ganhar. Agora os outros três tem que correr atrás para não abrirmos vantagem na pontuação.

Ainda deu tempo de jogar um Ca$h'n Gun$ antes de partir para o show do Titãs.

sexta-feira, 4 de maio de 2012

Matéria sobre tabuleiros.

O site Aventura de Ler fez uma matéria durante um Castelo das Peças no Spoleto do Rio de Janeiro e em quase 10 minutos de entrevistas deu uma pincelada no que são os tipos de jogos e como está o cenário carioca. Vê aí que está divertido.



PS.: Só de sacanagem quando eu cheguei no evento os caras já estavam guardando as câmeras. Lá se foram meus 10 minutos de fama (heheheheh).

quinta-feira, 3 de maio de 2012

Notinhas de quinta

— Saiu a nova revista Ludo Magazine, o destaque desse número vai para extensa cobertura da ABRIN desse ano. O download você faz aqui na página da Ludo.


— Os amigos da aBoard Games fizeram mais uma video-resenha, dessa vez para o jogo Último Grande Campeão da Galápagos Jogos (e capa da Ludo desse mês). Vê aí.



— Para os fãs do divertido jogo Survive : Escape from Atlantis, a Stroghold está prometendo para julho a edição comemorativa de 30 anos do jogo.


— E novamente em São Paulo acontece esse fim de semana mais uma etapa do Campeonato Brasileiro de Catan. Dessa vez na Zastrás do Shopping Piracicaba. Maiores informações aqui.

quarta-feira, 2 de maio de 2012

Resenha : Máfia


A máfia está dominando a cidade, e a polícia está tentando se infiltrar nas famílias para detonar os seus esquemas, mas é bom eles agirem rápido, ou "a família" vai acabar triunfando.

É com esse enredo que a Galápagos Jogos lança seu Máfia. Nesse card-game os jogadores são secretamente divididos entre policiais e mafiosos e tem que completar (ou detonar) as missões.

Visão geral de como fica a mesa com as missões.

A mecânica do Máfia é bem simples, na sua rodada você compra uma carta e depois tem duas opções: coloca uma carta na missão ou utiliza o poder de uma carta da sua mão.

As missões tem duas cores (amarelas e azuis) e um pré-requisito a ser alcançado, as cartas que forem colocadas lá serão somadas para completá-las ou se forem de uma cor diferente, para evitá-las.

Nesse ponto estar "disfarçado" é um dos pontos importantes, para os mafiosos não ficarem jogando cartas que evitem os policiais de agirem, por outro lado, se o policial mostra quem ele é, tem vantagens na hora de comprar cartas.

Cartas dos mafiosos e de uma missão.

O jogo vai se desenvolvendo dessa forma até um dos dois lados completar 4 missões.

O Máfia é um jogo bem tranquilo de ensinar e dura em torno de 40 minutos cada partida pondendo caber até 8 jogadores. Um bom filler para grandes grupos, mais um jogo bacana da Galápagos.