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segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Entrevista : Antoine Bauza

Vamos começar a semana conhecendo um pouco do trabalho desse autor que já tem no currículo dois jogos super aclamados, o Ghost Stories e o 7 Wonders. Agora com vocês um pouco do Antoine Bauza.

Antoine Bauza e seu primeiro grande sucesso. Foto BGG.

E aí, tem Jogo? Primeiro um pouco de você, quando começou o interesse pela criação de jogos e quais as suas principais influências no início da carreira?

E aí, tem Jogo? First of all a bit about you, when did you start to create games and what were your main influences at the beggining of your carreer?

Antoine Bauza : Eu comecei a fazer meus jogos na adolescência. Depois das minhas primeiras tentativas passei muito do meu tempo jogando video games e RPG. Eu redescobri os jogos de tabuleiro no final da faculdade por volta de 2003. Meu primeiro jogo publicado foi o Chabyrinthe em 2007. As minhas influências são muitas, eu pego as idéias para jogos de muitas fontes : livros, filmes, viagens, cenas do dia-a-dia...

Primeiro jogo publicado, Chabyrinthe. Foto BGG.

Antoine Bauza : I started to design games when I was a teenager. After those first experiments, I spent a lot of my time playing video games and roleplaying games. I rediscovered boardgames at the end of my high school studies, around 2003. My first published boardgame, Chabyrinthe, was published in 2007. My influences are numerous, I get my game ideas from many sources : books, movies, travels, everyday's life scenes...

EatJ? Depois do Ghost Stories seu nome se tornou mais conhecido entre os gamers, no que isso te ajudou?

EatJ? After Ghost Stories release your name became better known between gamers, how did it help you?

O excelente Ghost Stories. Foto BGG.

AB :  Eu não tenho certeza se o Ghost Stories me ajudou entre os gamers e as publicadoras jogos. O jogo foi uma grande experiência de design e eu aprendi muito com o desenvolvimento dele. Então isso foi um grande passo para minha carreira.

AB :  I am not sure Ghost Stories help me among gamers or publishers. The game was a huge game designing experience and I learnt a lot with his development. So it was a big step in my carrier.

EatJ? Atualmente o 7 Wonders é considerado um dos card-games mais criativos do mercado e as expansões só tem ajudado a crescer o número de fãs, o que podemos esperar para além dos Líderes e das Cidades?

7 Wonders com suas duas expansões. Foto BGG.

EatJ? Nowadays 7 Wonders is considered one of the most creative card-games in the Market, and the expansions helped increase the fan base, what can we expect beyond Leaders and Cities?

AB : Eu estou trabalhando na terceira expansão (possivelmente chamada : Armada). Ainda tem muito trabalho a ser feito, mas estou bastante contente com a resposta que os primeiros jogadores tem dado. Então, eu acredito que essa seja publicada mais para o futuro. Depois disso, bem, vamos ver (hehehe).

AB : I am working on a third expansion (working title : Armada). There is still a lot of work to do but I am quite happy with the first players feedback. So, I quite confident about this one to be published in the near future. After that, well, we'll see (hhehehe).

Para esse ano em Essen, o lançamento do Tokaido. Foto BGG.

EatJ? Atualmente em fase de playtestes, como está o andamento do Rampage e o que podemos esperar desse jogo?

EatJ? How is the progress of the playtests for Rampage and what can the gamers expect from it?

AB : Os playtestes estão terminados para o Rampage. Nossa primeira expectativa era que ele fosse apresentado em Essen '12, mas a publicadora teve alguns problemas de produção e o jogo só será lançado em 2013. Ele vai ser um jogo especial com componentes em 3D e uma jogabilidade única : Você é um grande monstro destruindo tudo pela cidade, comendo meeples aos montes e lutando contra outros monstros, bem ao estilo Godzilla (hehehehe).


 As primeiras imagens do Rampage. Foto BGG.

AB : Playtests are finished on Rampage. We first expected to release to game at Essen'12 but the publisher faced some production issues, so the game will be released in 2013. It's quite a special game with some 3D component and a very unique playing experience : you are a big monster destroying everything in a city, eating meeples by dozens and fighting with yours monsters pals, gozilla style (hehehehe).

Um comentário:

jp_limac disse...

Muito bacana a entrevista! "E aí, tem jogo?" do Brasil para o mundo!

Patesi