quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Resenha : Ascending Empires


 Outro joguinho que eu gostei bastante na jogatina de 7 de setembro foi o Ascending Empires. Ele é um jogo de exploração espacial com recursos, tecnologias, naves, colonias, similar a uma centena de outros jogos espaciais, o que o torna ele diferente? A movimentação das naves.

No Ascending Empires, cada jogador começa num canto do espaço e tem que ir colonizando os planetas que vão lhe dar recursos para aumentar suas tecnologias e essas vão dando pontos de vitória, que são o objetivo a ser alcançado no jogo.

O tabuleiro é grande e a produção é bem bonita.

Você na sua rodada tem apenas UMA ação, o que torna o jogo bem dinâmico, mas totalmente "cobertor curto", pois as coisas vão acontecendo com uma velocidade que as vezes você queria que fosse maior.

As ações possíveis são recrutar tropas, mineirar (que é transformar tropas em pontos), construir Centros de Pesquisa (para aumentar determinado recurso), construir Colonias ou Cidades, aumentar seu nível tecnológico e mover suas naves.

Cada jogador tem seu tabuleiro para marcar os avanços tecnológicos
e colocar as tropas e naves disponíveis.

Aí que está uma das graças do jogo, você move as naves por petelecos, mas ao contrário de outros jogos de petelecos, no Ascending Empires esse recurso não é utilizado num jogo mais "farra" e funciona bem.

Outra coisa interessante são os ataques que funcionam de duas formas, os ataques diretos (onde ambas as naves são destruidas) ou ataques de "cerco" onde você precisa ter mais força que a tropa inimiga e ficar na distância de tiro. Essa segunda forma é mais complicada devido a precisão (ou não) das petelecadas.

Os planetas vizinhos ao seu home-system começam fechados e só
são abertos quando sua nave chega na órbita deles.

O jogo acaba quando a pilha de pontos de vitória é exaurida e ganha quem tiver mais pontos (entre os VP's e as construções no tabuleiro).

O jogo é muito bacana, por você ter muito poucas ações uma decisão errada pode fazer você ter que dar uma volta grande para consertar. Enfim, se você curte o gênero e quer alguma diferente e rápida (a partida com 4 durou uma 2h no máximo), vale a pena dar uma oportunidade ao Ascending Empires.

Nenhum comentário: