terça-feira, 12 de junho de 2012

Entrevista : Rüdiger Dorn

Como havia anunciado pelo Face e pelo Twitter ontem, vamos a mais uma entrevista depois de tanto tempo. E quem arrumou um tempinho para responder às nossas perguntas hoje foi o 3 vezes indicado ao Spiel des Jahres e autor de grandes jogos, o alemão Rüdiger Dorn.


E aí, tem Jogo? Quando você começou a se interessar em boardgames e quando decidiu que era hora de fazer seus próprios jogos?
Rüdiger Dorn: Na minha infância eu joguei os clássicos (Xadrez, RISK, Gamão) – inicialmente eu modificava os jogos que não eram “redondos” na minha opinião, então em 1990 eu “criei” minhas próprias idéias – minha primeira publicação foi o jogo Cameo.
E aí, tem Jogo? When did you start showing interest in board games and when did you decide to make your first game?
Rüdiger Dorn: In my childhood I played classical games (Chess, RISK, Backgammon) - first I modify games which are not optimal in my eyes, then about 1990 I "design" own ideas - my first publish was Cameo.


 O primeiro jogo publicado, Cameo.

EatJ? Você ainda tem tempo de jogar? Quais seus jogos preferidos atualmente?
RD: CLARO que sim. Meu jogo favorito em todos esses anos ainda é o Magic, the Gathering.
EatJ? Do you still have time/interest to play boardgames? Do you have a favorite game?
RD: YES, of course. My favourite game all over the years is Magic, the Gathering.


EatJ? Na minha opinião você traz sempre umas mecânicas inovadoras (como o mercado do Diamonds Club ou a movimentação no Genoa), onde busca inspiração para tentar criar esses diferenciais?
RD: Muitas vezes penso sobre os jogos - e às vezes há um "mecanismo" novo na minha cabeça - mas naquele momento eu não sei, se essa mecânica é boa ou se ela só funciona bem na minha cabeça. 

 O mercado do Diamonds Club.

EatJ? In my opinion you create some new and innovative mechanics (like the market in Diamonds Club or the movement in Genoa), where you find inspiration to create these differencials?
RD: I often think about games - and sometimes there is a new "mechanism" in my head - but at that time I do not know, if this mechanic is good - it only feels good in my head.


EatJ? Como você recebeu a sua terceira indicação aos Spiel des Jahres (pelo jogo Vegas)?
RD: Eu olhei na internet  e SIM! Vegas foi indicado!
EatJ? How did you receive your third Spiel de Jahres nomination (from Vegas game)?
RD: I have looked in the internet - and ups - YES! Vegas was nominated!
 

 Vegas sendo apresentado em Nuremberg esse ano.

EatJ? O seu jogo mais consagrado, o GOA está prestes a receber um relançamento, qual a sua expectativa quanto a isso?
RD: Eu não esperava muito, para não acabar decepcionado. Tive o prazer de relançar o GOA - e agora eu estou muito feliz com o resultado.
EatJ? Your most famous game, GOA, is about to gain a reprint, how your expectation about these release?
RD: I do not expecting - because I’m going to be disappointed. I was pleased to re-launched GOA - and now I’m VERY happy with the result.
 

 A nova versão do excelente GOA.

EatJ? Depois dos lançamentos do Waka Waka e do Vegas, já tem mais alguma coisa programada para esse ano?
RD: Sim, dê uma olhada no Il Vecchio, um maravilhoso (hehehehe) euro-game, eu estou muito orgulhoso  da elegância do jogo, ele será lançado em outubro de 2012 pela Hallgames.
EatJ? After the release of Waka Waka and Vegas, did you have more games for these year?
RD: Yes, have a look at Il Vecchio - A wonderful (hehehhe) euro-game - I´m very proud of the elegance , it will be released in october 2012 by Hallgames.

Um comentário:

keymaker disse...

Muito boa a entrevista Cacá, o único jogo dele que eu tenho/já joguei é o DragonHeart, que é um ótimo filler para 2 jogadores, ilustrado pelo Michael Menzel.

abraço.