Publicidade:

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Habemus Tribune!


Deu o nome a série e é um dos melhores: GIPF.

Ontem foi dia de jogatina e o quorum foi abaixo do esperado, mas mesmo assim deu para divertir.

Antes do povo chegar, eu e Zé começamos os trabalhos jogando um GIPF. O Zé ainda não conhecia esse jogo da série então a partida foi mais de apresentação do que à vera, mas mesmo assim essa série de jogos é muito boa de se jogar.


O tabuleiro central do Tribune e suas escolhas.

Depois com o povo todo já no salão, puxamos um Tribune. Esse é um dos work-placement que eu mais gosto e é sempre legal jogar uma partidinha de vez em quando.

O único que ainda não tinha jogado era o Zombie, mas ele pegou rápido e na terceira rodada já tínhamos todos os 5 com chances de fechar o jogo, mas no final o Fel e o Groo conseguiram completar os 4 objetivos necessários pra acabar o jogo, sendo que o Groo ganhou pela pontuação.


A bonita arte do Opera.

Depois disso o Zombie foi embora e ficamos eu, Groo, Fel e Zé para jogar um Opera. Já eram tipo meia-noite e depois das regras explicadas começamos e na segunda rodada percebemos que os espetáculos apresentados nas casas do Groo não deviam ser muito animados pois ele estava literalmente, dormindo na cadeira. Então resolvemos terminar na primeira pontuação e puxar ele num outro dia mais cedo.

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Notinhas de quarta

— A Days of Wonder anunciou uma nova expansão para o seu Memoir'44, trata-se do segundo volume do Campaign Book, dessa vez focado mais no Pacífico. Serão 11 novas campanhas e ele deve estar disponível em dezembro.



— Dois prêmios anunciaram seus grandes vencedores, e com era de se esperar o 7 Wonders está entre os contemplados. No JoTa ele levou os prêmios de Jogo Leve e Jogo de Cartas e no International Gamers Award levou o de melhor multi-player.

— Voltando ao JoTa gostaria de parabenizar os amigos de blog do Dream With Boardgames que levou esse ano o prêmio de Melhor Canal Web em Português.



— Fechando as notinhas, a Queens Games divulgou imagens do novo Wallenstein, um dos seus clássicos que está sendo remodelado e será um dos grandes relançamentos programados para Essen esse ano.

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Sexta de jogatina em casa.

Nessa quinta não rolou nem ir ao Spaghetti nem teve Cacábouço então para saciar a vontade de um joguinho chamei os amigos Zé, Márcio e Bouzada para jogarem lá em casa sexta.

As opções para mesa eram as melhores possíveis : Through the Ages, Antiquity ou Civilization e acabamos optando por este último por ser o menos demorado.


O mapa do Civilization já todo explorado.

Na mesa tínhamos Russos (Zé), Americanos (Bouzada), Germânicos (Márcio) e Romanos (eu). Eu de início dei muita sorte, nos tiles vizinhos apenas vilas vazias, sem ter que entrar porrando logo no início fica mais fácil.

O Zé partiu para a vitória em tecnologia enquanto inicialmente eu e o Bouzada pensávamos em cultura, mas depois de receber dois mestres que davam mais um de grana comecei a investir nisso.Link

A área dos jogadores com a árvore de tecnoligia.

Mais perto do final eu e o Zé estávamos bem encaminhados e depois de fazer 8 de grana em duas rodadas o Zé tentou como medida desesperada atacar minha capital. Com isso só conseguiu o último dinheiro que faltava para sacramentar a vitória dos Romanos.

Depois disso ainda deu tempo (afinal era cedo, umas 2:30) para uma partidinha de Domaine. Esse é daqueles jogos elegantes que valem exatamente pelo tempo/diversão dele.


Grande Domaine ainda no comecinho.

Nessa partida o Bouzada ficou no esquema cercar rápido e ir expandindo, com o Márcio meio no pé dele e o Zé logo atrás, eu passei o jogo praticamente todo em último, e não saí de lá.

No final deu Bouzada ganhando nos pontos (sem chegar no rei), com o Márcio em segundo, Zé em terceiro e eu em último.

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Fantasy Flight tira a mão do meu dinheiro!

É impressionante o ritmo alucinado da Fantasy Flight em lançar coisas, o Eric Martin (editor de notícias do Board Game Geek) acabou de colocar a agenda deles para dezembro.

— Dois reprints da linha silver-line bem interessantes, os jogos Cold War: CIA vs. KGB e um divertido jogo de tile placement do mestre Knizia, o Kingdoms. Ambos repaginados, com caixa nova e regras revisadas.



— Nas expansões temos uma bacana para o Civilization chamada Fame and Fortune e uma para o Mansios of Madness chamada Forbidden Alchemy. As duas trazem novos elementos aos jogos base, e no caso da Fame and Fortune traz também a possibilidade de um quinto jogador.

— Na linha dos LCG novidades para basicamente todos os títulos. Destaque para a primeira caixa grande do Lord of the Rings, que vai nos levar até as minas de Khazad-dûm.



— Pra terminar o anúncio mais interessante, o relançamento do clássico Nexus Ops. Pegando os direitos da Avalon Hill esse é uma pérola, por ser um jogo muito bacana e que estava fora de catálogo a tempos e sendo vendido do "mercado negro" por um dinheiro considerável. Quem não tem PRECISA comprar.

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Resenha : Aero



Depois de algumas partidas já podemos falar um pouco mais sobre o primeiro jogo da Série dos Elementos à ser lançada pela Hidra Games, estamos falando do Aero.

Esse é um jogo abstrato para duas pessoas criado por Gustavo Nascimento e tem como idéia principal o momento certo de preparar sua jogada para dar o bote na hora certa.


Componentes de primeira e arte caprichada.

As regras são extremamente simples, na sua rodada você coloca uma ficha da sua cor em uma das argolas que já estejam no tabuleiro ou uma argola neutra e em seguida coloca uma argola da sua cor.

No momento em que se formar uma sequência de 4 ou mais fichas/argolas o jogador tem a oportunidade de colocar outra ficha e assim ir diminuindo o seu estoque.


Partida ainda no comecinho, ainda com poucas argolas.

Outra coisa legal é que cada argola comporta até 3 fichas, quando é colocada a terceira ela assume definitivamente a cor da ficha colocada, dando mais uma estratégia interessante ao jogo.

No final ganha que se acabar primeiro com suas fichas ou argolas.

Eu achei ele bem interessante, lembra a série GIPF que eu tanto gosto, mas com mecânicas mais simples e rápidas de ensinar para novatos e até mesmo para mulecada mais nova.

terça-feira, 20 de setembro de 2011

Adivinha o que está chegando???

Pois é, mês que vem temos a maior feira de jogos do mundo, a Spiel 2011 em Essen com sempre está com a estimativa de colocar no mercado mais de 500 (!!!) jogos novos. E como todo anos temos feito vamos as nossas expectativas para esse ano :



Trajan : Já falamos desse por aqui, trata-se da releitura do clássico Mancala feito pelo designer da moda, o Stefan Feld. Saindo pela Ammonit Spiele tem tudo para ser uma das sensações da feira.



Ora et Labora : Novo jogo do Uwe Rosenberg parece trazer uma nova mecânica de rondel e traz consigo grande expectativa principalmente depois do pouco alarde do Merkator (que eu acho muito bom).



Dungeon Petz : Mais um autor de respeito vem com novidade. Esse jogo é do Vlaada Chvátil e tem arte similar a do Dungeon Lords, o que pra mim já seria motivo suficiente para coloca-lo na lista de compras.



Discworld : Ankh-Morpork : Outro na lista dos "must-have" é essa parceria Martin Wallace/Discworld. Com arte mais do que caprichada bem similar as capas dos livros, e um mapa que valeria lugar na parede ele ainda usa mecânicas do ótimo London.



Kingdom Builder : Esse é um título que vem para tentar mostrar que nem só de Dominion vive o Donald Vaccarino. Joguinho de expansão territorial, cartinhas de ação e muitas pecinhas de madeira, vamos checar mais de perto.



Eclipse : Pra fechar a lista um joguinho de autor mais obscuro, Touko Tahkokallio, mas que tem porrada, dados, tabuleiro modular e muitas pecinhas, vai muito na linha "gostei do que ví". Outro que temos que checar mais de perto.

Fora isso temos a Galápagos apresentando jogos por lá, o Galaxia SA saindo pela Runadrake, e uma penca de expansões, como as do Ghost Stories, Galaxy Trucker, Cyclades entre outros.

Esse ainda não vai ser o ano de ir conferir a feira "in loco", mas uma turma boa aqui do Rio está indo e com certeza teremos aqui no blog uma cobertura bacana (e cheia de fotos) dessa feira que é a mais legal do nosso hobby.

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Abertura do CACÁbouço em grande estilo

Ontem inauguramos o novo espaço tijucano de jogatinas, o salão de festas do meu prédio agora vai rolar um esquema para o povo mais próximo jogar e deixar as idas à zona sul para datas especiais ou eventos mensais.


Lazax com o home-system em Mecatol Hex no TI.

Logo de cara uma mesa peso-pesado de Twilight Imperium com Camilo, Bouzada, Shamou e Márcio jogando o cenário da queda do império Lazax (da expansão nova). Partidinha essa que foi do início dos trabalhos até o fechar das portas às 3 da matina.

Nas outras mesas rolou Merchants of Venus, Lord of the Rings LCG, Quarriors. Eu joguei para conhecer uma partida do AERO com o Filipe Cunha. Achei o jogo legal, um abstrato light fácil de explicar (talvez não pro Fel, hehehehe) rapidinho de se jogar.


Ainda no espaço os Merchants of Venus.

E depois uma partida de Gloria Mundi. Esse é predileto da casa, começamos com as regras erradas, mas assim que percebemos o erro recomeçamos o jogo e esse ficou beeeem mais legal para todo mundo. No final eu ganhei pouco antes do Visigodo chegar a Roma.


Gloria Mundi : Fuga de Roma por que os Visigodos vem aí.

Foi uma noite bem legal, com direito a Chandon estourada e tudo mais. E apesar do frio e da desorganização da primeira vez acho que vai vingar essa nova jogatina de quinta-feira.

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Notinhas de terça

— A Runadrake anunciou oficialmente que estará mostrando o Galaxia SA em Essen esse ano e possivelmente utilizarão do sistema de crowdfunding para a produção.

— Para os fãs do Mansions of Madness, a Fantasy Flight acaba de anunciar uma expansão, a Forbidden Alchemy. Caixa grande com mapas, cartas, novas criaturas, tudo no padrão de qualidade que faz a fama dos caras.



— Falando em Fantasy Flight e expansões, eles também anunciaram a Khazad-dûm, primeira expansão grande para o Lord of the Rings LCG.

— Para terminar, mais uma vídeo resenha dos amigos Pedro e Mari, que dessa vez analisam o excelente Dungeon Lords. Divirtam-se.

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Abrindo a caixa do AERO

Sexta-feira recebi a minha cópia (autografada diga-se de passagem) do lançamento da Hidra Games, o AERO, que será o primeiro da série de 4 jogos sobre os elementos.


Produção caprichada.

Logo de cara a primeira impressão é a melhor de todas, a caixa tá bem resistente, a arte (do amigo Marcelo Bissoli) está linda e os componentes são de primeira linha.

Vale ressaltar que a idéia para o tabuleiro foi muito bem implantada (com a parte impressa colada em um acrílico transparente) ficando além de diferente muito "classuda".


Componentes em acrílico.

As regras foram lidas em 5 minutos e o jogo em sí lembra muito a linha do GIPF. Esse fim de semana não consegui jogá-lo, mas hoje vou pegar meu irmão de cobaia e depois jogar com a esposa para ver a opinião dos dois.

Já estou agora esperando o lançamento do YN para ter a série dos elementos completa na minha estante.

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Promoção no blog da FUNBOX


Os amigos da FunBox chegaram aos 500 posts no blog deles, contando com a colaboração além do E aí, tem jogo? com vários outros blogs e fabricantes de jogos, eles estão comemorando dando uma cópia do jogo TINCO da Hidra Games.

Então, acesse aí o blog deles, saiba mais detalhes sobre a promoção e BOA SORTE!

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Jogatina da Independência


Todo mundo na jogatina.

Feriadinho no meio de semana, a galera que não costuma jogar sempre pediu pra marcar uma tarde de jogatina pra matar a saudade, então foi o que eu fiz.

Quase todo mundo que eu chamei apareceu, e ficamos jogando de duas da tarde até meia-noite, e nas mesas rolaram várias coisas legais como o Battlestar Galactica, os novíssimo Runeage até os mais antigões Blokus e Niagara.


Arthur jogando Cloud 9 com a galera.

O Arthur foi um dos que mais se divertiu, jogou Tapa Certo, Blokus e até um Monkey Madness com Groo na mesa.

Eu joguei bastante, conheci o fraco Pirate's Cove e o divertido Zooloretto de resto coisas já conhecidas e divertidas.

Feriado muito bem aproveitado, agora é esperar outros para marcar novas jogatinas com a galera.


O bonito Merchants of Venus, esse ficou pra jogar depois.

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Nova Ludo Magazine no ar!

Saiu a sétima edição da Ludo Brasil Magazine, muitas matérias bacanas como sempre, o jogo Farrapos do Trois para imprimir e jogar e ainda a última parte do tutorial sobre montagem de tabuleiros. Boa leitura!


sexta-feira, 2 de setembro de 2011

The blog is good, 'cause is quick!

— Estão abertas as indicações para o Golden Geek Awards 2011. Essa é uma votação feita pelo Board Game Geek e todos podemos votar.

— A Days of Wonder anunciou essa semana o lançamento de dois pacotes de mapas para o seu consagrado Ticket to Ride. Para quem curte o jogo, dêem uma olhada porque os mapas ficaram irados.



— O autor "predileto da casa" Stefan Feld deu mais explicações sobre o seu Trajan. Segundo consta é uma releitura do clássico Mancala. Enfim, vindo do cara é "must-have".