Publicidade:

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Runewars no Shamouzão

Ontem foi dia de jogo/evento na casa do Camilo e o jogo escolhido foi o excelente Runewars.

Éramos 3 na mesa : eu (de Undead), Camilo (de Elfo) e Márcio (de Uthuk). Setup pronto começamos as movimentações no tabuleiro.


Primeiros passos no tabuleiro do Runewars.

Cada uma estava bem arrumadinho e com recursos disponíveis pra todos, então não houveram combates territoriais, com os meus heróis e os do Márcio conseguindo realizar boas quests o Camilo ficou um pouco mais atrás nas runas, mas conseguiu um objetivo fácil de alcançar.

Eu usei e abusei dos heróis (que me renderam 2 runas) mas na minha última jogada subestimei meus exércitos e ao invés de atacar um território do Márcio fui para um com neutros que tinha uma runa falsa.


O jogo já perto do final.

Como punição logo em seguida o Márcio trocou 3 recompensas por uma runa e levou a partida, comigo em segundo (com 5 runas) e o Camilo em terceiro (com 4 runas).

Falando um pouco mais do Runewars, ontem a Fantasy Flight liberou mais teasers da nova expansão, a Banners of Wars, mostrando upgrades de exércitos, cidades entre outras coisas que parecem bem interessantes. É esperar agora pelas regras completas.

terça-feira, 30 de agosto de 2011

Galápagos e suas novidades

É sempre legal acompanharmos as empresas nacionais independentes começarem a programar seus lançamentos e vermos que a tendência é cada vez mais termos novidades no mercado dos jogos de tabuleiro.



Hoje recebemos a programação da Galápagos Jogos ainda para esse ano. Primeiro aproveitando a onda do UFC sai O Último Grande Campeão.

Nesse os jogadores se tornam lutadores onde podem dar socos, chutes, imobilizar os adversários para se tornarem membros do Hall da Fama. Um filler que dura no máximo 45 minutos e conta com dados personalizados e cartas com uma arte bem bacana.



O segundo grande lançamento é o Robin-Hood. Esse é uma reimplementação do Jogo da Fronteira dos já consagrados André Zatz e Sergio Halaban.

Além de uma temática totalmente diferente o jogo conta com novos elementos e regras para dar uma revisitada interessante a esse jogo super divertido.



Ainda teremos mais dois lançamentos, mas vamos liberar as informações mais pra frente quando o pessoal da Galápagos mandar imagens e mais detalhes.

Aqui no blog fica o desejo de sucesso, e que o catálogo da Galápagos (que já conta com o ótimo Recicle, o Máfia e o Brasilis) aumente ainda mais, e continue dando força aos autores nacionais.

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Segunda é dia de rapidinhas!

— A Fantasy Flight acabou de criar o hotsite do REX, o mais novo jogo baseado no universo do Twilight Imperium mas com mecânicas similares ao Dune. Agora é esperar pelas regras!



— A Hasbro internacional já divulgou as regras do RISK Legacy. Aparentemente a idéia de customizar as partidas parece funcionar legal, embora dê ao jogo uma vida útil de 15 partidas a idéia é promissora.

— As vídeo-resenhas do Pedro e da Mari agora tem casa própria e parceria com o acervo da FunBox. E para comemorar eles lançaram a resenha do Dominion, divirtam-se.


sexta-feira, 26 de agosto de 2011

O melhor e o pior de Friedmann Friese

Ontem foi dia de rever os amigos no Spoleto e constatar que o evento de quinta-feira realmente virou parada obrigatória de quem curte jogos de tabuleiro, ontem tinham umas 20 pessoas.

Eu cheguei e já rolou uma mesa com o Léo Rossi, Shamou, Mozart e Filipe para jogarmos o Fürstenfeld.


Galerinha boa no Spaghetti.

Joguinho muito bacana do Friese sobre mercado, construção de prédio e uma forma diferente de deck-building (se é que podemos chamar assim).

No jogo somos produtores de matéria prima para cervejarias, e como somos muito vaidosos, estamos todos correndo atrás de grana para construírmos o nosso palácio antes dos adversários.


Tabuleiro com o mercado do Fürstenfeld.

O jogo é muito interessante pela questão do momento em que devemos construir determinados prédios, de como eles serão construídos e como isso vai afetar na nossa produção.

A partida foi bem equilibrada e o Léo Rossi acabou sendo o primeiro a construir as 6 partes do palácio comigo em segundo (com 3 ganhando na grana), Filipe (3), Shamou (2) e Mozart (nenhuma mas dinheiro a rodo).


Luna ainda no comecinho da partida.

Depois disso outro Friese, o The 3 Commandments. Confesso que já na explicação eu deveria ter procurado outra mesa, mas como o primeiro jogo tinha me deixado uma impressão super boa resolvi dar uma chance pra esse.... me dei mal.

O jogo é ruim que doi, é praticamente um exercício de como tentar fazer coisas exdrúxulas para ganhar ponto, tipo "mexer com a peça com a mão esquerda" ou "Agir como machão (!!!!)". Pelo menos durou menos de meia-hora pra acabar.


E para fechar bem a noite, um Taluva.

Hora de subir a bola e puxamos um Luna para apresentar ao Léo Rossi.

Segunda partida seguida que eu faço besteira e acabo ficando em último com uma pontuação ridícula. O Caldas e o Filipe ficaram na disputa do primeiro lugar com o Caldas ganhando, o Léo conseguiu um honroso terceiro lugar só a 4 pontos do segundo.

Para fechar a noite um Taluva. Outra partida muito boa desse jogo que é um dos "prediletos da casa". Dessa vez o Filipe levou, comigo em segundo e o Léo em terceiro.

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Pelos blogs da vida...

— No Dream With Boardgames as regras em português do novo jogo sobre vinhos, o Vintage. Criado por Gil D'Orey parece ser mais um jogo interessante sobre o tema.

— Nos amigos do Jogo Eu vem o link para mais um site de jogos on-line, o Boite a Jeux que acaba de adicionar na sua ludoteca o excelente Agricola.



— Atravessando o Atlântico o amigo Vince Vader no seu Game Analyticz nos apresenta mais um abstrato interessante, trata-se agora do SIX. Confiram a resenha.

— No blog da FunBox uma novidade à respeito do já cascudo RISK. A Hasbro vai apostar num jogo "mutável" e vai colocar no mercado o RISK Legacy.

— Pra finalizar os amigos de Brasília tem um novo blog e um novo evento regular de jogos, a Joga BSB que foi idealizada pelo amigo Fábio Formiga e tem muita gente boa ajudando.

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Campeonato Brasileiro de Othello

No dia 18 de setembro vai acontecer na Ludus em São Paulo o 5º Campeonato Brasileiro de Othello.



Organizado pela Federação Brasileira de Othello e com o apoio da Ludus Luderia o evento será durante todo o domingo à partir das 16h e dará premios ao vencedores além do título de Campeão Brasileiro.

Quem estiver em São Paulo taí a dica e se quiser ir treinando no link do BGG tem vários sites onde você pode jogar on-line.

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Dia de Feld lá em casa

Ontem rolou a primeira estreia oficial da nova mesa lá de casa. Como o amigo Daniel "Original" tava com saudade de jogar e só rola pra ele nas terças foi o dia que deu pra marcar.

Enquanto esperávamos o Warny chegar para os jogos mais sérios o Arthur escolheu para jogarmos o Sorry! Sliders. Como sempre partidinha rápida e divertida com o Quico ganhando, o Arthur em segundo, eu em terceiro e o Daniel em último.


Macao já quase no final.

Com a chegada do Warny abrimos os trabalhos com uma partida de Macao.

Na mesa duas lendas do jogo e eu de "penetra", a partida começou com uma rolagem bizarra de dados (dos 5 dados 4 colocaram cubos na 6º rodada e um na 5º) o que deixou as primeiras rodadas bem esquisitas.


E o Luna ainda no comecinho.

Eu consegui ficar na frente praticamente o jogo o todo, mas por conta de uma penalidade perdi o jogo. No final deu Warny 2 pontos na minha frente com o Daniel em terceiro.

Depois disso apresentamos o Luna para o Daniel que obviamente achou o jogo foda (ehehehehe). Dessa vez fiz uma partida bem abaixo do habitual fazendo umas jogadas equivocadas e não fui pareo para o Warny que ganhou poucos pontos à frente do Daniel me deixando em último.

terça-feira, 16 de agosto de 2011

Rapidinhas de terça

— O Pedro e a Mari gostaram dessa idéia das video-resenhas e dessa vez trouxeram uma super elaborada para o jogo Arkham Horror, novamente recomendo para quem quiser conhecer mais sobre o jogo.



— O site The Dice Tower (do Tom Vassel) acaba de anunciar os ganhadores do Dice Tower Awards. Destaque para o 7 Wonders que levou o jogo do ano e melhor arte.



— Saiu mais uma edição da revista eletrônica italiana ILSA e o foco desse 12º número é fantasia. Para quem curte o gênero vale baixar e dar uma olhada (e quem sabe aprender um pouco mais da lingua, heheheh).

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Primeira Rodada : Jogos da Pais & Filhos



Essa sexta-feira recebi três jogos da Pais & Filhos para serem analisados pelo blog. Depois de ver as novidades deles na ABRIN desse ano fiquei curioso para saber mais sobre a qualidade e principalmente sobre as regras.


Os canos para montar o quebra-cabeça no Hydro.

Os três jogos que eu recebi foram o Hydro, Atlantis e Nitro. Todos eles tem tabuleiro ou compontentes em mdf, com artes muito bonitas. As cartas também apesar de não serem muito espessas, tem um tamanho euro, tamanho certo para os sleeves.

As regras ficam um pouco a desejar, no Hydro e no Atlantis elas são impressas na caixa, já no Nitro é uma folhinha só e as três são bem simples de se assimilar.


O tabuleiro em mdf que fica em 3D no Atlantis.

Um pouco sobre cada jogo agora : O Hydro tem uma proposta meio "puzzle" e pode ser jogado sozinho ou em até 4 pessoas, temos que ir colocando as peças formando um encanamento sem tem falhas no processo; no Atlantis os jogadores tem que sair do anel maior do tabuleiro e ir descendendo até encontrar a cidade submersa, para isso precisa alinhar os portais através de cartas; para finalizar o Nitro, que é um jogo de gangues tentando dominar o território dos outros em disputas automobilísticas.


As gangues do Nitro e seus carros envenenados.

Os três jogos apesar de estarem muito bem produzidos ainda pecam pela falta de inspiração nas regras, são todos muito simplistas e com bastante dependência de sorte (muitos dados e cartas).

Acho que a Pais & Filhos está indo por um caminho interessante, mas agora poderia investir agora em designers de jogos para atingir um outro tipo de público.

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Começaram as votações para o JoTa 2011



Estão abertas, e vão até o dia 25 de setembro, as votações para o Prêmio JoTa 2011 que premia além dos jogos, blogs e inciativas relacionadas aos board-games.

Ano passado conseguimos com a ajuda de vocês levar o prêmio pela segunda vez de "melhor canal eletrônico em português" e mais uma vez estamos concorrendo nessa categoria.

De novo conto com a ajuda dos leitores para mais uma vez conseguirmos esse prêmio que nos enche de orgulho e nos faz trabalhar cada vez melhor em matérias, entrevistas e promoções para os amigos que passam por aqui.

O link para o a votação está aqui. Votem!!!!!!!

Notinhas de quarta

— Terminada a GenCon várias coisinhas foram apresentadas, as que mais chamaram atenção foram a segunda edição do Descent, o Rex : Final Days of an Empire (que é uma reedição do Dune no universo do Twilight Imperium), o Ghost Stories : Black Secret. Enfim, vem coisa boa por aí.



— O @delibriand e a @weirdorchid gostaram da idéia de fazer vídeo resenhas e agora lançaram a do nosso querido Catan. Novamente fizeram um trabalho bacana que merece divulgação.



— Pra finalizar, esse sábado tem Torre das Peças à partir das 11h no Spoleto da Rua do Catete, 311. Apareçam!

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Ludo Award 2011



O pessoal da Ludo Brazil Magazine organizou uma premiação para jogos de tabuleiro e jogos de cartas exclusivamente lançados no Brasil, todos os critérios de seleção foram feitos pela revista, mas acho válido a iniciativa (juntamente com o JoTa) de premiar os jogos que aparecem no nosso mercado.

Eu já votei, e tem boas opções nas duas categorias. Taí o link do prêmio, votem!

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Promoção dos jogos da Pais & Filhos

A editora Pais & Filhos estará dando aos seus seguidores do Twitter e do Facebook um jogo da sua linha, para isso basta você postar a mensagem abaixo:

Eu sigo a @_paisefilhos no Twitter e no Facebook www.facebook.com/paisefilhosbrinquedos #http://kingo.to/L96



Quanto mais vezes você postar, mais chances tem de ganhar um dos seguintes jogos : Quéops, Atlantis ou Hydro.

Vão postando pois a promoção vai até o dia 18 de agosto, dia que será realizado o sorteio.

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Resenha : Battlestar Galactica



Não costumo fazer isso, mas me recomendaram esse vídeo com uma resenha do Battlestar Galactica e acho que ficou muito bacana, então por isso resolvi divulgar aqui no blog. Parabens aos autores do vídeo @delibriand e @weirdorchid. Divirtam-se.

Notinhas pra semana que tá acabando!

— Já está no ar a sexta edição da Ludo Brasil Magazine. Neste mês muita coisa interessante como resenhas, tutoriais para fazer tabuleiro, um jogo print-and-play do amigo Vince Vader. Baixe logo ou veja aqui embaixo.



— A FunBox e a Hidra Games está fazendo uma super promoção do jogo AERO, neste domingo à parir das 14h quem for a Fun e derrotar o Gustavo Nascimento (designer do jogo) numa partida de AERO leva um exemplar autografado dele. Simples assim!



— Pra fechar a Flying Frog disponibilizou as regras do seu Fortune and Glory que parece ser bem interessante e pode colocá-los de novo chamando atenção depois de dois lançamentos mais apagados (o Conquest of Planet Earth e o Invaders from Outer Space).

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Duas estreias em casa

Ontem rolou lá em casa duas "learning-sessions" de jogos que eu tava pilhado para jogar, já tinha jogado partidas solo para aprender as regras e só estava esperando a oportunidade de juntar mais gente para uma partida completa.

Para isso chamei o Groo para dar uma força (uma vez que meu irmão não saca muito de inglês) e abrimos a noite com um Lord of the Rings LCG.


Hora da porrada no Lord of the Rings.

O jogo é um card-game cooperativo onde cada jogador tem três heróis e um deck com aliados, itens, cartas de eventos para ajudar a derrotar a quest escolhida (no jogo base são três).

Ele é super temático e ler os textos das quests deixa a experiência mais legal. Achei as mecânicas interessantes, mas quero jogar outras partidas para dizer realmente se gostei ou não do jogo em sí.

Depois disso o Quico se juntou a nós e jogamos uma partida de Runebound. Bem, esse eu realmente não curti, achei longo pro que se propõe e repetitivo ao extremo.


Runebound, tudo muito bonito num jogo repetitivo.

É um exercício de rolar dados, andar, dar porrada pra arrumar dinheiro, comprar coisas e começar tudo de novo até conseguir ficar forte o suficiente para dar porrada nos adversários fodões. O Groo abandonou no meio (não faz a menor diferença uma vez que o jogo é meio "cada um por sí") e eu e meu irmão decidimos que o primeiro que ganhasse uma dragon stone seria o vencedor.

Foi legal para conhecer ambos, e de saldo ficou um jogo interessante e um que realmente não é minha praia. O Groo ficou me devendo uma partida de Westeros, mas fica pra próxima.

terça-feira, 2 de agosto de 2011

EXTRA! EXTRA! Fantasy Flight "apronta" mais uma!



A Fantasy Flight acaba de anunciar que está com os direitos para criar jogos de STAR WARS. Depois de fazer um "pusta" sucesso adaptando outras marcas como Game of Thrones, Lord of the Rings e o universo de Lovercraft essa agora vai matar a pau.

Só para começar a brincadeira eles anunciaram um LCG, o Star Wars Card-game e o Star Wars X-WING que é um jogo de combate com miniaturas PINTADAS!!!!



Não é de hoje que a Fantasy Flight está metendo o pé na porta dos jogos de tabuleiro, mas se continuar assim daqui a pouco não vai ter concorrência que chegue aos pés deles.

E para não dizer que só tem isso de novidade deles, sairam os manuais do Gears of War e do Elder Sign, divirtam-se com a leitura.

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Castelo das Peças de julho


Casa sempre cheia no Castelo.

Nesse sábado foi realizadao mais uma edição do Castelo, como sempre um quorum bacana, mais de 60 pessoas se revezando pelas mesas do Spoleto durante o dia.

Quando cheguei rolava Vinhos, Master of Economy, Agricola, Felinia entre outros e como eu tava mais para fazer social do que para jogar demorei até sentar em alguma mesa.


O 7 Wonders e seus líderes, jogão.

A escolhida foi para uma partida de 7 Wonders com expansão. Depois disso mais social, e à tardinha o evento foi esvaziando, mas os que ficaram até as 18h tiveram a chance de concorrer a jogos da GROW. Foram sorteados um Tensão Total, um Coloretto e obviamente o astro da companhia, um Catan.

Esse foi levado pela "desbussolada" amiga Fabiana que estava na mesa do Vinhos e ficou bem feliz com a premiação. Evento nota 10 como sempre.