Publicidade:

sexta-feira, 29 de julho de 2011

Dia de Underground e Burgundy no Spoleto

Quinta é dia de Spaghetti e ontem mesmo com a casa recebendo um público abaixo da média habitual ("só" 16 pessoas) foi uma noite muito agradável com uma estréia e outro jogo conhecido mais ainda não muito jogado.

A estreia ficou por conta do Small World : Undergroud. Na mesa eu, Victor, Carlos, Filipe e Betume.


Novo mapa do Underground. Bonito mas mais confuso.

Vamos a algumas impressões sobre o jogo novo. Achamos que as combinações de raças sairam ou muito boas, ou muito ruins, o que na primeira versão quase não acontece (a não ser com os anões que é sempre ruim). As relíquias e os "lugares especiais" são maneiros, mas acho que sozinhos não seguram a onda do jogo.

No final ficou a sensação que o outro jogo base é superior e que daria para "roubar" alguns elementos do Underground e colocar nele mas que os dois não funcionariam bem juntos como "expansão". Partida boa acabei ganhando (com duas raças só), com o Beto em segundo, Carlos em terceiro, Filipe em quarto e Victor em último.

Depois disso o Carlos e o Beto debandaram e o resto puxou um Castles of Burgundy. Esse é um jogo da série do Feld que eu curti muito a primeira vez que joguei pois achei muito flúido e gostoso de jogar.


Mapa central e individual do bom Burgundy.

Dos atuais dele com certeza não é dos melhores, mas fica alí numa média muito boa e que com certeza vale conhecer e quem sabe colocar na coleção (o meu com certeza está na estante).

Com menos de uma hora e meia de duração a partida terminou comigo em primeiro, Victor em segundo e Filipe em terceiro mas com pontuações bem próximas. Nas outras mesas ainda rolaram jogos como o Civilization e o Cyclades.

quinta-feira, 28 de julho de 2011

Notinhas dos Amigos

Falta de tempo pra pensar em postagens, então para não deixar o blog parado vamos repassando as informações dos blogs amigos.

— No Joga Fortal, uma resenha muito legal do interessante (e bonito) jogo AERO, lançado durante a última BG.Con.



— No Jogo Eu (de Portugal), uma pequena entrevista com Christien Stenner da Pegasus Spiele sobre o que podemos esperar deles em Essen.

— No Game Analyticz uma resenha bacana do Castles of Burgundy, o quinto jogo lançado entre a parceria Alea e Stefan Feld.

— Pra terminar os amigos da FunBox disponibilizaram um link super interessante para uma expansão "fan-made" do Dominion. Chama-se Fairy Tale e tá muito caprichada.

terça-feira, 26 de julho de 2011

E o dólar hein? compremos então!

Se você está no mundo dos board-games modernos sabe que praticamente 100% dos jogos são comprados lá de fora, seja da europa ou seja dos Estados Unidos, e por isso acompanhar as cotações do dólar é quase tão importante quanto visitar o Board Game Geek.

Dito isso todos devem ter visto que a moeda americana está praticamente batendo 1,50 o que para nós é um sonho de consumo. Aí você tem a seguinte sacada "vou trazer uns jogos pra mim e outros pra vender e pagar os meus", seria uma boa sacada certamente, se TODO MUNDO não estivesse pensando da mesma forma.



Hoje em dia você tem uma quantidade enorme de oferta de jogos trazidos pelos amigos de jogatina (inclusive o dono desse blog caso você ainda não tenha reparado no link ao lado). Mas e os preços, estão condizentes com essa baixa do dólar?

Bem, essa sim é uma discussão que sempre pega fogo nos foruns por aí a fora. O grande lance é que você encontra sempre excelentes oportunidades e grandes assaltos ao seu bolso. O que todos concordamos é que quem vende pede quanto dá na telha e quem compra sempre acha que está caro demais, mas no final você tem sempre a opção de comprar ou não.



Para você que descobriu esse mundo agora, é o momento para crescer sua coleção, apesar dos impostos nos cartões de crédito estarem altos para as compras internacionais, está valendo muito a pena e pra nós colecionadores está muito bom para comprar aquele jogo mais difícil que antes sairia uma baba e hoje tá num preço mais acessível.

Para os dois públicos a dica é sempre a mesma de qualquer compra, dê uma pesquisada nos preços, veja se vale a pena comprar lá fora ou se é mais rápido comprar diretamente com algum amigo de jogatina, as oportunidades estão sempre aí, aproveitem as melhores e boas jogas.

segunda-feira, 25 de julho de 2011

Notinhas de segunda

— Westeros está realmente em alta, a Fantasy Flight anunciou a segunda edição do Game of Thrones Boardgame. De novidade coisas da expansão já adicionadas ao jogo base, arte modificada e novos componentes. Nenhuma miniatura infelizmente.



— Joguinho que tem chamado atenção pela arte é o polonês Mare Balticum. Com a arte toda trabalhada estilo massinha o jogo tá com um "buzz" interessante e pela olhadela rápida nas regras não parece ser tão bobinho quanto aparenta. Sai em Essen 2011.

— Falando da feira, essa semana posto o que o radar do blog tá mais prestando atenção. Como sempre uns 10 títulos chamam atenção, mas achando que em 2011 será mais fraco em termos de grandes lançamentos.

sexta-feira, 22 de julho de 2011

Agricola e RA no Spaghetti

Ontem rolou um Spaghetti tranquilão, apesar da casa cheia (tinham umas 20 pessoas) as mesas estavam jogando jogos não barulhentos, então todos conseguiram se concentrar.

Recebemos a ilustre visita do amigo Heraldo que veio de Porto Alegre e trouxe a família toda pra jogar com a gente e fez a alegria da Paula que puxou um Powergrid com eles.


Heraldo no Rio jogando Powergrid com a família e a Paula (de preto).

Eu já tava numa mesa de Agricola com os amigos Warny, Franklin, Léo e Taly.

Saudades desse que é o segundo jogo que eu mais gosto. Infelizmente ontem na mesa tinham duas lendas e como se isso não bastasse ainda no segundo harvest do jogo lí uma das minhas ocupations de forma errada e pelo erro peguei dois "mindingos". Vida ruim.


Tava com saudade da bagunça do Agricola.

Partida boa e milagrosamente rápida e em menos de três horas o Franklin já tinha dado um passeio nos outros, deixando o Warny em segundo, eu em terceiro, Léo e Taly fechando a lista.

Depois disso ainda deu tempo de me redimir com uma partida de RA onde eu venci com a Taly em segundo, Warny em terceiro, Franklin em quarto e o Léo em último.

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Central das Peças

O povo aqui do Rio arrumou mais um diazinho para jogatinas, o lance agora é uma joga rapidinha depois do expediente alí no Bob's do Av. Central (Rio Branco, 156). Já tem duas quarta-feiras que nos reunimos lá.

A parada é bem light e descompromissada, ontem por exemplo só apareceram eu e o Filipe Cunha, e puxamos um Day & Night rapidinho.


O dia e a noite batalhando por soberania. Bom jogo.

O jogo é um abstrato com tema colado bem interessante, funciona num esquema de tiles que se juntarmos 9 fazem o "templo", quando um jogador fecha dois templos ganha o jogo.

Todas as jogadas se dão através de cartas e se o baralho não tiver muito bem embaralhado pode estragar uma partida, o que foi o meu caso. Mas fiquei com uma boa impressão dele, jogarei de novo.

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Lembra desse? Cockpit



Quando estava escolhendo os jogos que usei na promoção da GROW passei por esse que eu ainda acho um dos mais legais de corrida, o Cockpit.

100% nacional esse jogo foi criado por Manuel Meireles no início dos anos 90 e é um daqueles jogos de corrida que envolve quase zero de sorte, onde tudo é resolvido com calculos para andar a quantidade certas de casas e evitar colisões.


O mapa oficial, os carrinhos e os paineis. Foto BGG.

Utilizando um circuito em hexagonal, o jogo tem sacadas muito boas (como o painel de informações) e não é dos mais demorados na linha dos jogos de corrida.

Ainda hoje temos no Brasil competições dele e vários entusiastas que fizeram outras pistas e jogam com frequência esse que é um jogo que merecia ver as prateleiras novamente.


O inteligente painel de controle do carro. Foto Ilha.

E apesar de não acharmos ele mais nas lojas ele ainda é facilmente encontrado a preços convidativos em sites de leilão na versão em espanhol, o que não atrapalha em quase nada a jogabilidade.

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Resenha : Leaders of 7 Wonders



Algumas expansões são tão importantes para o jogo que a gente se pergunta como elas não vieram com o jogo base. É assim com a do Kingsburg, com a Shattered Empires do TI3 e agora com a Leaders.

Basicamente são 36 cartas de líderes que são escolhidas antes da primeira era e são "baixadas" durante o jogo sempre ao início de cada era.



Elas funcionam bem para combar pontinhos, transformar situações boas em excelentes e deram uma moral em um jogo que pra mim já era um dos mais bacanas da atualidade.

Na caixa além dos líderes ainda aparecem 4 novas guildas, umas moedas de 6 de grana e mais uma maravilha (o Coliseu de Roma). Na maioria dos casos intimamente ligadas aos líderes.

Pra quem já curtia o jogo a compra é obrigatória, pra quem ainda tinha um pé atrás vale uma partida com a expansão, pois o jogo ganha muito em estratégia.

sexta-feira, 15 de julho de 2011

Semana cheia de notinhas

— A Fantasy Flight está me fazendo escrever pra caramba essa semana. Agora eles disponibilizaram as regras do RuneAge. Passada de olho parece um misto de Dominion e Thunderstone, bastante promissor.

— Outra grande novidade é a primeira expansão para o Runewars. Chama-se Banners of War e vem com novas criaturas, novo heróis, novos terrenos. Já vai para wishlist.



— Outra expansão anunciada foi a do Claustophobia. Chamada De Profundis conta também com novas regras, criaturas, terrenos e afins.

— Para os fãs do 7 Wonders, está rolando uma versão para PC do jogo. Esquema "open source" é baixar e jogar.

Dia de Zombie lá em casa

Ontem rolou jogatina em casa com a ilustre presença do amigo Leandro Zombie que foi junto com o Fel para me apresentar um jogo que eu tava pilhadão para conhecer, o Game of Thrones LCG.

Regras explicadas, as casas foram escolhidas, o Fel jogou de Stark, Zombie de Targaryen e eu de Baratheon.


Produção caprichada no Game of Thrones LCG.

Logo na primeira rodada já tinha baixado a família inteira (Robert, Satnnis e Renly) e feito 7 pontos, a partir daí foram só mais duas rodadas para vitória com o Zombie em segundo e o Fel zerado em último.

Sobre o jogo, achei bacana, tem idéias interessantes, mas definitivamente depois que inventaram o conceito de deck building eu não consigo mais ver muita graça em jogos que você tem que decorar o seu deck e de todos os adversários para jogar efetivamente bem.


O divertido Marrakech e seus tapetinhos.

Terminado o Game of Thrones o Arthur fez questão de jogar comigo e com meus amigos, escolhemos um Dominó que afinal todos conhecemos... ops, peraí... o Zombie nunca jogou Dominó na vida!!!!

Enfim, depois das regras explicadas não demorou muito eu ganhei (UHU), com o Zombie em segundo, Arthur em terceiro e...


...o Fel em último no Dominó!

Muitas risadas depois jogamos um 7 Wonders com a expansão Leaders. Grande expansão, acrescenta pouco ao timing e muito ao jogo. O Fel se redimiu ganhando essa partida, com o Zombie em segundo, eu em terceiro e o Quico em último.

Para finalizar a noite um Marrakech. Partida divertida com muita cubreada e ninguém pisando nos meus tapetes. No final Zombie ganhou, com o Fel em segundo e eu e Quico empatados em último.

quinta-feira, 14 de julho de 2011

Notinhas de quinta-feira


Protótipo final do Ora et Labora que sai em Essen!

— Estavam sentindo falta da expectativa sobre os jogos do Uwe Rosenberg? Pois essa expectativa está de volta. Esta anunciado para Essen '11 o mais novo Ora et Labora, quinto jogo em parceria da Lookout que promete mecânicas do Le Havre e um sistema novo de mercado para os produtos. Antena super ligada nesse.

— Como se não bastasse, o Uwe também anunciou Agricola : Cave Farmers, que substituira as cartas por prédios e coloca nossos fazendeiros habilitados a comprarem armas, irem a caça procurando recursos e coisas assim. Esse não sai antes de 2012, mas ficaremos de olho.

— A Fantasy Flight disponibilizou no seu site as regras do Ventura. Baixei mas só dei uma passada de olho. Parece ser mais uma tentativa da casa para colocar uma veia "euro" nos seus lançamentos. Se ficar no mesmo nível do Constantinopolis já está bem maneiro.



— Para os fãs (e colecionadores) do Carcassonne a Spiel Magazine 2011/4 virá com 130 (!!) adesivos para colar em todos os meeples já lançandos. Pra quem curte e quer personalizar seus pedacinhos de madeira é uma boa pedida.

— Pra terminar, lembrar aos amigos que sábado é dia de Torre das Peças no Spoleto do Largo do Machado (Rua do Catete, 311). Começa as 11h e vai até as 22h. Apareçam e divirtam-se!

segunda-feira, 11 de julho de 2011

Primeira Rodada : Battles of Westeros



Na quinta-feira comprei do meu amigo Groo uma cópia do Battles of Westeros, e nesse fim de semana aproveitei para colar base em soldadinhos, "unpunchar" os tiles e "sleevar" as cartas.

A primeira coisa que se nota é a caixa, são praticamente duas caixas padrão de espessura, mais tarde tirando o insert (que é de papelão) com certeza vai caber muita coisa.


Os Lannisters já nas suas devidas bases prontos pra luta!

O padrão de qualidade da Fantasy Flight não preciso ficar falando aqui, mas tenho percebido que as miniaturas estão ficando com um nível de detalhamento absurdo. Os comandantes do Westeros estão irados, e para quem tá ba pilha dos livros e da série fica mais legal ainda perceber as peculiaridades de cada figura.

Dada a primeira lida geral nas regras o jogo tem muita diferença do Battlelore e realmente não entendi o por que de colocarem referêcia à ele na caixa, inclusive acho que podemos ter os dois jogos sem o menor problema.


Todos os componentes devidamente zipados.

Ponto negativo foram as 138 figuras terem vindo separadas da base, o que me fez gastar umas boas horas colando uma por uma. O que alías eu aconselho, pois colocar as bases sem colar acho que vai ficar caindo durante o avança/recua do jogo.

Em breve uma resenha mais detalhada sobre o jogo em sí e suas regras que parecem ser bem interessantes.

Resultado da Promoção

Primeiro agradecer a todos os que participaram, foram quase 30 listas e quase todos acertando 100% dos jogos. Para os curiosos o gabarito era : Diplomacia, Villa Paletti, Contátos Cósmicos, Cockpit e Angus : Batalhas Medievais.

Bem depois de dar os pontos para cada lista, o grande ganhador foi.... João Paulo Lima Cavalcanti!!!!

Parabéns João, você receberá um mail dando todas as explicações para receber seu Colonizadores de Catan e sua camis do blog.

De novo obrigado a todos que participaram e até a próxima promoção.

sexta-feira, 8 de julho de 2011

PROMOÇÃO CATAN : Mandem suas listas!!!



Então amigos, agora já foram para o ar os 5 jogos que passaram pela história da GROW e você pode ser o felizardo a levar para casa uma cópia novinha do Colonizadores de Catan e uma camisa exclusiva do blog.

Mande sua lista até domingo com o nome dos 5 jogos para o e-mail da promoção. Lembrando que para cada resposta correta você ganha 2 pontos, se acertar os 5 ganha mais 2 pontos de bonus e se errar todos fica com um pontinho.

Nessa segunda-feira eu faço o sorteio e divulgo o resultado aqui no blog. Boa sorte para todos e espero que tenha sido tão divertido para vocês quanto foi para mim.

Duas coisinhas :
1º - para quem perdeu algum dos jogos da semana e só darem uma olhada no tumblr (link ao lado) que estão todos por lá;
2º - só vou aceitar as listas que forem enviadas para o mail da promoção.

Dia de Spaghetti com cara de evento!


Torre?? Castelo?? Que nada, joga de meio de semana!

Ontem foi impressionante, deviam ter umas 30 pessoas numa quinta-feira, tanto que precisamos usar a área do Spoleto que geralmente só é usada em eventos.

Eu cheguei cedo e já sentei enquanto explicava o El Grande para galera garanti meu lugar na mesa do Luna com Warny, Betume e Filipe.


O tabuleiro do divertido Safranito.

Foi minha terceira partida dele e com certeza a mais rápida, em menos de duas horas já tínhamos terminado um jogo que foi super dinâmico e com pontuações bem concentradas nos templos. Resultado final eu ganhei com o Warny em segundo empatado com o Filipe e o Betume em terceiro.

Depois disso com várias mesas interessantes rolando (tinha o Fel, Franklin e o Durval sentados num Fresko, o Rogério explicando Shadows of Camelot, Bouzada de Lancaster a turma barulhenta do Bang!/Saboteur) puxamos o divertido Safranito.

Esse jogo é interessante pela mecânica de arremesso dos discos para que as ações sejam realizadas. Mas um dos achados do Flávio e que agradou a galera da mesa. Outra partida que eu ganhei deixando Warny e Flávio empatados em segundo e o Betume em último.


O meu mercado ainda no início do Loyang.

Pra fechar a noite com chave de ouro eu, Warny, Franklin e Bouzada jogamos uma partida "rapidinha" de At the Gates of Loyang.

Partida boa pra caramba com os 4 se alternando na liderança em algum momento, mas a partida foi resolvida nos detalhes com o Franklin ganhando do Bouzada pela grana e eu em terceiro na frente do Warny também pela grana.

quinta-feira, 7 de julho de 2011

Ludo Brasil... Nº5 está no ar!

O pessoal da Ludo Brasil acaba de disponibilizar a sua quinta edição, e como sempre está de primeira categoria com várias resenhas e reportagens.

O link está aqui mas quem quiser pode ler diretamente aqui embaixo.

quarta-feira, 6 de julho de 2011

Rapidinhas de quarta



— A Avalon Hill acaba de ressuscitar outro dos seus títulos. Dessa vez eles foram longe e trouxeram de volta o Shogun (ou Samurai Swords). Com uma nova roupagem ele agora chama-se Ikusa e ficou show de bola.

— Outro título que vai agradar aos "roladores de dados" é a aposta da Hasbro agora chama-se Battleship Galaxies e tem umas navezinhas bem bacanas no set básico (que obviamente terá muitas expansões).



— Na onda dos "deck-buildings" um dos títulos mais esperados para esse ano é o Eaten by Zombies! (Mayday). O grande diferencial desse (além do tema) é que dá para jogar de forma cooperativa ou um contra o outro.

— Para finalizar, lembrar que esse fim de semana tem a primeira BG.Con em São Paulo. O blog estará cobrindo (não por mim, mas pelo amigo Fel) e semana que vem tem post à respeito.

segunda-feira, 4 de julho de 2011

Começou a brincadeira!!

Acabei de postar no tumblr, no twitter e na Ilha do Tabuleiro a primeira imagem da promoção, vão anotando e no sábado passem a sua listinha e boa sorte!

sexta-feira, 1 de julho de 2011

PROMOÇÃO : Ganhe um Catan da GROW



Como anunciado o blog em parceria com a GROW vai dar de presente para um sortudo uma cópia do novo Colonizadores de Catan mais uma camiseta com a logo do blog, maneiro né??

As regrinhas para poder se dar bem nessa são as seguintes : à partir de segunda-feira (dia 4) até sexta-feira (dia 8) estarei colocando todos os dias uma imagem de algum tabuleiro de jogo que a GROW lançou por aqui ao longo de todos esses anos com uma dica para facilitar sua vida (exemplo abaixo).


Dica: Nesse jogo você tem que montar uma progração de TV.

No sábado vocês mandam a lista com as suas respostas para esse e-mail, cada resposta correta vale duas entradas para o sorteio, se você acertou TODAS ganha duas entradas extras (somando 12 entradas), mas se errou TODAS não fique triste, só de mandar o mail você concorre com uma entrada. Aí na segunda-feira (dia 11) eu sorteio o ganhador.

As imagens vão ser disponibilizadas pelo twitter e pelo tumblr do blog, e tem link direto para eles aqui no lado, então não precisa ficar assinando nada. Claro que se você segue o blog no twitter vai saber assim que for pro ar.

Então até segunda e espero que vocês se divirtam com a promo.

Primeira Rodada : Colonizadores de Catan


Colonizadores de Catan : caixa padrão WAR.

Ontem chegou lá em casa o meu Colonizadores de Catan da GROW e apesar de já ter lido uma descrição super detalhada no blog dos amigos da Joga Fortal é sempre legal "ver com as mãos" a nossa própria cópia.

Primeiro novamente parabenizar a GROW por ter trazido esse divisor de águas para o jogos de tabuleiro e principalmente por tentar manter a qualidade o mais fiel possível com as cópias estrangeiras.


Tudo para destacar, bem ao estilo euro.

Nesse ponto eles tiveram todo um cuidado, as pecinhas plásticas estão perfeitas (o ladrão é muito maneiro), os tiles apesar de não serem muito espessos estão com uma qualidade acima do mercado. A moldura, os player-aid e os berços plásticos são os meus destaques positivos.

O manual e o almanaque que acompanham a caixa são super bem explicados com ilustrações da maioria das situações que podem ocorrer durante o jogo e acho que dificilmente deixam margem para dúvidas.


Contando com uma ajudinha na hora de destacar tudo.

De ponto negativo as cartas, mas isso é um ponto crítico dos jogos nacionais, ainda não conseguiram imprimir de forma que fique tão boas quanto as importadas. Mas elas estão nos padrões de tamanho, então é só colocar os sleeves que tá tudo ok (os mini-euro da Mayday são perfeitos).

Bem, é isso, agora é jogar pra caramba ele de novo para divulgar. AH! a cópia para a promoção chegou junto, no final da tarde divulgo as regras de como será a promo, acho que todos irão se divertir com ela.