Publicidade:

domingo, 29 de agosto de 2010

Sáb. 28 - Castelo das Peças


As mesas sempre movimentadas do Castelo.

Final de mês chegando e como sempre, último sábado do mês é sábado de Castelo. Essa edição tivemos um público abaixo do normal, mas mais de 50 pessoas passaram pelas salas do SESC de Copacabana.

Um dos novos queridinhos dos gamers cariocas viu mesa umas duas vezes, o Egizia, outro que esteve presente em pelo menos duas partidas foi o Yspahan. Outros grandes jogos figuraram nas mesas, tais como Catan, Utopia, Ad Astra, Reef Encounter e os mais "palha" como Level X, Cloud 9, Nanuk entre outros.


As famigeradas cartinhas do Tales & Legends no Small World.

Eu comecei jogando um Small World com tudo o que tem direito, incluindo aí as cartas do Tales & Legends. Foi uma partida excelente, uma das mais divertidas que eu já joguei. Optamos pelo deck que bagunça mais o coreto e o resultado não poderia ser diferente, tanto que nas duas últimas rodadas um evento colocava todas as raças ativas em declínio e o evento seguinte limpava as raças em declínio do tabuleiro... imaginem o estrago. No final Warny ganhou, comigo em segundo, Victor em terceiro, Nuno em quarto e o Leandro Zombie em último.

Depois disso fui conhecer um jogo que eu estava na pilha, o Revolution! Ele é um jogo da Steve Jackson games e usa leilão secreto e controle de área.


O tabuleiro central do bacana Revolution!

Produção caprichadíssima e um jogo muito interessante. Apesar da atuação pífia fiquei com uma excelente impressão sobre ele (tanto que foi pra lista de compras). Na nossa partida o Fel ficou em primeiro, com o Zombie em segundo seguido do Chris e eu em último (beeeem último).

Após a parada pro almoço (que é sempre acompanhada de um bom bate-papo com os amigos), rolou uma partida de apresentação do HeroScape para o Zombie.

Ele levou o MasterSet 3 dele (o baseado no universo de Dungeons & Dragons) e eu levei meus bonequinhos. Cada um montou um exército de 600 pontos e partimos para porrada até não haver adversário na mesa.


Porrada comendo no HeroScape.

Apesar de um começo arrasador e com muita sorte nos dados, não consegui segurar as investidas do Troll (desgraçado que se cura) do Zombie, resultado acabou ele ganhando. Maneiro foi que ele é mais um para a turma do HeroScape carioca, daqui a pouco dá pra montar uns mesões legais.

Para finalizar um "filler" muito divertido chamado Adios Amigos. Nele temos cartas de "desperados" com dois números, temos também uns marcadores que são a nossa munição e temos dois reload e uma dinamite. A cada rodada (são 5 no total) os jogadores abrem 3 cartas e temos que matar os adversários e ser o único sobrevivente. Para matar os adversários ou usamos o somatório dos números de cada carta, ou a diferença.


O bonito tabuleiro do Utopia.

O jogo é uma farra só, tudo em "real-time" e com muita gritaria envolvida. Na nossa partida acabei sendo o gatilho mais rápido da mesa, com o Warny em segundo, Flávio em terceiro e Rogério em quarto.

Mais uma edição super bacana do Castelo. Agora fica o convite para os amigos de fora do Rio virem para edição de aniversário em Setembro, vão ser dois dias de eventos com sorteios de vários jogos, math-trade frete-free e muita jogatina. Marquem aí, 25 e 26 de setembro.

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Rapidinhas de quarta-feira

— Essa semana no Games with Hayden (um divertido blog de video-reviews) o jogo apresentado foi o DungeonQuest da Fantasy Flight. Dungeon-crawler de primeira, com a qualidade que todos conhecemos.



— Essa é para o povo que além dos tabuleiros curte as versões eletrônicas. Varios jogos já estão disponíveis para iWathever, mas o próximo lançamento da Sage Board Games (que está se especializando no assunto) é o Trough the Ages.


Muito mais fácil se for no iCoisos hein? Foto BGG.

— Sábado é dia de Castelo das Peças, essa vai ser daquelas edições animadas. É esquentar os tambores para setembro, com 2 dias de eventos comemorando mais um aniversário (depois vou divulgando, mas teremos muuuita coisa boa).

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Resenha : Alcazar



Tenho jogado ultimamente uns jogos bem interessantes e acho que dois valem a resenha, então vou começar com o Alcazar (um dos lançamentos do Kramer na última Essen).

Ele é um redesign do Big Boss (1994) e teve um trabalho gráfico e de produção de primeira pela Kosmos. Nele somos arquitetos que querem ganhar prestígio fazendo mansões e castelos maiores que seus concorrentes. Quanto maior estiver seu carinha, mais pontos você vai fazer.


"Caixinha" lotada de peças. Foto BGG.

Essa idéia parece muito com a do Torres, mas a jogabilidade é bem diferente. No Alcazar a forma de construção é através de cartas numeradas, e você pode iniciar uma construção nova ou ampliar uma já feita, o que te garante um trocado pela quantidade de peças já utilizadas na obra.


E aqui o tabuleiro bonito enquanto rola o jogo. Foto BGG.

Toda vez que você constroi ou expande pode pagar para colocar seu carinha, e tem também as pontes que podem unir duas obras distintas e tranformá-la em um edifício só (garantindo mais grana pra ele).

O jogo é um misto muito interessante de mecânicas e é visualmente muito bonito. Talvez tenha uma rejogabilidade limitada (uma vez que você consiga arrumar a "receita de bolo" certa), mas garante diversão durante algum tempo para os jogadores.

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Promoção Lúdica SPIEL PORTUGAL

Os amigos da Spiel Portugal estão completando 4 anos de blog e para comemorar abriram um concurso muito bacana, o "Crítica do Ano de 2009".



O site escolheu o jogo Maria como o melhor de 2009 e agora eles querem premiar quem escrever a melhor resenha sobre ele. Como prêmio eles vão dar uma cópia do jogo autografada pelo autor (Richard Sivel).

Ponham seus dotes de resenhistas para fora e não percam essa. Maiores detalhes no blog Spiel Portugal.

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Jogatina em família

Fim de semana frio e chuvoso, melhor ficar em casa e aproveitando o bom quorum, nada melhor que uns joguinhos.

Só que aí vem a pergunta, o que jogar quando você tem um filho de 3 anos? Bem, a resposta até que foi bem simples, jogue coisas que ele consegue acompanhar e que todos se divirtam junto.


Gamer desde pequenininho...

Foram ótimas partidas de Villa Palleti (o muleque tem uma mão super firme, e embora ele tenha derrubado a torre nas duas partidas, ambas chegaram ao terceiro andar), Monkey Madness (o primeiro Knizia dele e que ele adora jogar), Pula Macaco e Piratas Voadores.

É muito legal ver que ele está no caminho "tv-off", praticamente não ligamos a bichinha o fim-de-semana todo, jogamos muito, brincamos de pintar e outras coisas junto com a mãe e o meu irmão.


...agora com 3 anos ainda gostando dos jogos.

Ainda deu para jogar uma partidinha de botão com meu irmão e relembrar os tempos de muleque (relembrar nem tanto, porque eu costumava ganhar dele).

Acabou sendo um fim-de-semana super agradável e cada vez mais vou apostar nos joguinhos família para jogar com eles (a Haba vai ficar rica! eheheheh).

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Notinhas de quarta-feira

— Começa amanhã a edição de 2010 da GenCon. Uma das maiores convenções de jogos promete superar os mais de 28.000 participantes do ano passado. Esse ano já tem quase 2000 eventos relacionados a board-games. É esperar o que vai sair de novidades.



— Por falar em novidades, a Fantasy Flight não para de anunciar coisas novas e interessantes. Os "pratos" da vez são o Civilization e o Lord of the Rings Living Card Game. Ambos prometem coisas interessantes.

— Outra coisa muito muito maneira que eu ví esses dias foi a aplicação do Catan para a Microsoft Surface (ou iTable, hehehehehe), fica o vídeo aí embaixo pra galera ver.

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Sáb. 31 - Castelo das Peças


Castelo das Peças bombando. Foto Shamou.

Sábado tivemos mais uma edição do Castelo por aqui e com casa cheia e muitas mesas rolando. Os destaques ficaram para umas sessões de playtestes do Mehinaku (que tem previsão de lançamento para a ABRIN do ano que vem), a sempre presente galera das miniaturas (Star Wars, Wings of War e Warhammer presentes) e é claro, muitos jogos.

Para animar o povo das minis eu levei meu Heroscape e além de jogar uma partida com o Filipe ainda deixei ele alí montado. As miniaturas dele e o tabuleiro modular chamaram bastante atenção.


O grande Alcazar sendo jogado (Carlos, Paulo, eu e Filipe). Foto Zombie.

Depois rolou uma partida de Alcazar. Novo jogo do Kramer que tem cara de Torres mas mecânica totalmente diferente. Merece uma resenha mais detalhada, grande jogo. Na nossa partida o Paulo ganhou, eu em segundo, Carlos em terceiro e Filipe em último.


A mesa de Heroscape para o pessoal ver. Foto Zombie.

Depois disso virou farra meu Castelo. Joguei Beer & Pretzels, Zauber Cocktail e Monkey Lab. Todos eles são boas pedidas para jogatinas light (ou passa-tempo entre jogos sérios).

-------------------------------------------------------------------


Tiago Milk e Renato Shira, parebéns!. Foto Ludus.

Fica aqui registrado também os parabéns ao Tiago "Milk" Leite (do Rio) e ao Renato Shira (de SP) respectivamente campeão e vice do primeiro Campeonato Brasileiro de Catan.

Agora é só torcer para o Tiago fazer bonito lá na Alemanha em setembro. Boa viagem e boa sorte. Maiores detalhes sobre a final vocês podem ler no blog da Ludus.