Publicidade:

sexta-feira, 30 de abril de 2010

Resenha : Runewars



Depois de algumas partidas já dá para escrever um pouco mais sobre esse fantástico lançamento da Fantasy Flight em 2010, o Runewars.

O jogo foi criado por Corey Konieczka que tem no seu currículo alguns jogos muito bons como o Battlestar Galactica e o Tide of Iron, mas acho que foi com o Runewars que ele deu um "passo-adiante".


Tabuleiro central e o para cada jogador no Runewars. Foto BGG.

TEMA : O jogo é uma épica disputa entre 4 raças pelo domínio das runedragons. Baseado nos universos de Runebound e Descent ele coloca humanos, elfos, mortos-vivos e os utuks em batalhas e em negociações com heróis e monstros para conseguir seus objetivos.

MECÂNICA : A mecânica primordial do jogo é a de seleção simultânea de ações. Todos os jogadores dispõe de um deck onde temos que a cara "estação" escolher uma das ações a serem resolvidas.

Outra coisa interessante são as cartas que regem as estações, essas são abertas no início do turno e trazem coisas boas ou ruins para o decorrer do mesmo. Ao final de 6 anos (24 turnos) quem tiver mais runedragons ganha, ou o primeiro jogador a coletar um número fixo delas.


Zoom nas minis do Runewars. Foto BGG.

Para mim a única coisa "mal resolvida" foram os combates. A ordem tipo Nexus Ops funciona bem, mas a resolução através das fate cards acho esquisita, talvez alguma coisa com dados e cartas funcionasse melhor, mas de forma alguma tira o brilho do jogo.

COMPONENTES : Estamos falando do padrão Fantasy Flight de qualidade. Mas eles estão se superando, as montanhas são em 3D o que deixa o tabuleiro montado lindo demais. As cartas, exércitos, tokens e afins são realmente impressionantes e tudo isso vem na "caixinha" tipo Twilight Imperium e Tide of Iron.


As cartas que regem as estações. Foto BGG.

DIVERSÃO E REJOGABILIDADE : Para quem curte os jogos épicos ele é excencial na coleção, tem tudo para vir a ser um dos grandes clássicos da Fantasy Flight, e aposto nas expansões para mais jogadores e coisas afins.

O Tabuleiro modular confere uma rejogabilidade bem grande e as diferentes raças também (já que você pode ir variando para testar as diferentes formas de jogar de cada uma). Enfim, título obrigatório.

terça-feira, 27 de abril de 2010

Good news and Bad news

— Sairam os grandes vencedores do 2º Prêmio JoTa o prêmio está se acertando e esse ano tivemos votação interna (formada por um juri) e a votação aberta pelos sites e foruns relacionados. Dessa vez o blog não ganhou, mas ficamos em segundo atrás do grande vencedor o BoardGameGeek. Todos os vencedores você confere no blog do prêmio.


Os escolhidos pelo público.

— Nessa quinta-feira acontece a última edição do Calabouço das Peças. Devido a falta de tempo e ao baixo quorum ele passa a ser agora um evento esporádico e não mais um lugar fixo para as jogas. Uma pena.

— Se você tivesse a oportunidade de perguntar alguma coisa para o pessoal da Hasbro, qual seria a sua pergunta? Pois bem, estarei selecionando as 10 perguntas mais legais para mandar ao marketing deles e dentre os 10 selecionados vou sortear um MONOPOLY lacradinho. Mandem as perguntas até o dia 1º de maio para o mail : bolaoeaitemjogo@bol.com.br

segunda-feira, 26 de abril de 2010

Feriadão de joguinhos aqui no Rio.

Aproveitando o segundo carnaval do ano aqui no Rio (tivemos feriado dia 21 e 23 e o patrão liberou dia 22) além de várias atividades com a família rolou um tempinho para jogar.

Já na quarta rolou um viradão na casa do Camilo. Além do anfitrião e eu o Philipe chegou para jogarmos duas partidas de Runewars.


Tabuleiro lotadão no Runewars.

Já tinha jogado meia partida e dessa vez só ratifiquei a primeira impressão, jogão! As duas partidas foram bem disputadas, e qualquer vacilo pode prejudicar bem o seu jogo. A única coisa que eu acho que ficou mal resolvida foi a questão dos combates, acho que eles poderiam ter escolhido alguma mecânica com menos sorte envolvida, mas isso não compromete o jogo.

No final das duas partidas vitória do Camilo, embora na segunda o Philipe tenha chegado bem perto.

Depois rolou joguinho lá em casa no domingão. Apareceram o Groo e o Fel que trouxe o Colonia para apresentar.

Nesse jogo somos famílias que tentam se sobressair as outras na aquisição de relíquias, mas até conseguirmos comprá-las temos que arrumar matéria-prima, transformá-la em produto, para depois vender para ter dinheiro pra comprar as relíquias.


O bonito tabuleiro do Colonia.

Outro jogão inteligente, com jogabilidade flúida e bem bonito. Rolou uma partida relativamente rápida dele (2h) e no final o Fel ganhou com o Groo em segundo e eu em último.

Depois uma partida rapidinha de Pueblo com a turma do Colonia mais o Quico (meu irmão). Outra vitória do Fel, seguido do Groo, eu e Quico.

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Sáb. 17 - Castelo das Peças

Sabadão de Castelo precoce e talvez pela mudança de data ou pelo lindo dia de sol que fez aqui no Rio o evento dessa vez não foi tão cheio como costuma ser.

Cheguei cedo e já tinham umas mesas iniciadas, inclusive uma grandona ocupada pelo excelente Conquest of Empires.


O bonito Cyclades ainda na explicação.

Eu comecei a tarde com duas partidas de Pueblo, que é um grande jogo abstrato do Kramer. Depois rolou uma partida emocionante de Moto Grand Prix, vencida pelo Camilo (dica: não joguem jogos de corrida com ele).

Para finalizar uma partida de Heads of State, esse um joguinho "marromenos" que dá pra jogar novamente, mas não faz falta na sua coleção.


Moto Grand Prix comigo na ponta (terminei em 4º).

Outros destaques da tarde foram a mesa de Cyclades, que é um puta jogo lindão e uma partida/evento de Twilight Struggle entre o Victor "Zavandor" e o Leandro "Euro".

sexta-feira, 16 de abril de 2010

Rapidinhas de sexta-feira

— Primeiro os lembretes : Tem Castelo das Peças excepcionalmente esse sábado (por conta do feriadão carioca) e termina domingo o leilão do Cadu, participem dos dois.

— Quem tem um iPhone e curte os tabuleiros só tem motivos para estar feliz, vários jogos estão aderindo a plataforma, quem já podia brincar com Catan e Blokus agora também tem disponível Smallworld e mais recentemente Carcassonne e Gipsy King.


Tabuleiros chegando ao iPhone.

— Seguindo os super lançamentos da Fantasy Flight para esse ano, mais um me chamou atenção, chama-se Constantinopolis. Parece ser um jogo bem interessante de troca e economia, é esperar mais detalhes.

É isso. Bom fim de semana a todos.

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Monopoly Brasil... Você escolhe!



A Hasbro mais uma vez lança uma promoção para os gamers, dessa vez você vota nos lugares que farão parte do mapa no novo MONOPOLY BRASIL.

Você pode votar uma vez por dia e a promoção vai até o dia 5 de maio. Todo dia são sorteados 10 versões do jogo Monopoly para quem participar e no final há um sorteio que dará um pacote turístico e um vale-compra de 500,00 para o sortudo ganhador.

É só se cadastrar no site e participar, vai que você ganha uma viagem na faixa???

quinta-feira, 8 de abril de 2010

After the Flood...



Fala povo, não essa não é uma resenha do jogo e sim um gesto de solidariedade...

Todos devem estar cientes dos estragos que a chuva causou aqui no Rio nos últimos dias, bem um dos nossos grandes amigos, o Cadu, foi uma das pessoas afetadas, ele perdeu praticamente todos os seus pertences, mas graças a Deus ninguém da família sofreu nada.

O Fel teve a idéia e o Flávio formatou e juntos abrimos um leilão para ajudá-lo nesse momento tão difícil, então conto com a colaboração de quem puder ajudar, seja com jogos para leiloar, seja comprando os jogos leiloados.

Taí o link : http://www.boardgamegeek.com/geeklist/53796/

Abraços a todos e obrigado de ante-mão.

segunda-feira, 5 de abril de 2010

Wallpaper lúdico de abril e nova Math-Trade



Fala povo, taí o wallpaper de abril, resolvi fazer de um dos meus mais novos vícios, o Samurai.

Está aberta a 5ª Math-trade Brasil, pode-se adicionar jogos até o dia 12 e o resultado sai dia 19. Já tem vários jogos top de linha adicionados.

quinta-feira, 1 de abril de 2010

Runewars e rapidinhas

Ontem foi dia de learning-session no Shamouzão. O Camilo trouxe de Miami umas das novidades da Fantasy Flight, o Runewars.

Eu já tava muito na pilha de jogá-lo só por ver as fotos, e o jogo é tudo aquilo que se espera. Ele tem elementos de jogos muito bacanas como o Twilight Imperium, o Game of Thrones e o Age of Mythology.


Tabuleiro e pecinhas lindas do ótimo Runewars.

Infelizmente não conseguimos terminar a partida (jogamos 2 dos 6 anos à serem jogados), mas ficamos com uma excelente idéia do que o jogo pode apresentar.

Outra novidade bacana é que o amigo Ricardo Stumpf (lá do forum BG-BR) fez um tabloidezinho com uma panorâmica dos jogos de tabuleiro no Brasil, ficou muito bacaninha e dá pra baixar nesse link. Vale a leitura.


Os marcianos estilo "filme B" do Invasion from Outer Space. Foto Divulgação.

Para os fãs da Flying Frog a boa notícia fica por conta da terceira série de jogos deles, depois de zumbis e criaturas de contos de terror, agora é a vez dos marcianos. Invasion from Outer Space tem a produção caprichada que é marca da editora. Vamos ver se o jogo diverte tanto quanto seus antecessores.