Publicidade:

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Sáb. 26 - Castelo das Peças (1º dia)


Endeavor, um dos lançamentos de setembro já vendo mesa.

Rolou nesse fim de semana a edição de 2º aniversário do Castelo das Peças. O evento já se consolidou como um dos mais importantes para a divulgação dos jogos de tabuleiro modernos no Brasil, e nessa edição foram dois dias onde passaram mais de 150 pessoas pelas mesas.

Infelizmente só consegui ir ao primeiro dia, mas mesmo assim foi super proveitoso, levei o Zack & Pack, FITS e Quoridor para mostrar pra galera, e joguei pra caramba os três. Nas outras mesas muita coisa boa rolando: Endeavor, Shadows Over Camelot, Nazi Mekas entre outros.


Sucesso entre a galera, o FITS.

Também tive a oportunidade de conhecer o Pandemic, que era um dos poucos cooperativos que eu ainda não tinha jogado, mas não gostei não. Ou você joga muito coordenado com o outros ou o jogo te fode, aí perde um pouco a graça. Vou tentar com a expansão (traidor) que pode deixar o jogo mais interessante.

Ainda joguei uma partida de Taluva onde encontrei minha primeira derrota (depois manter os 100% por 10 partidas), méritos para o Zé que jogou a isca e eu caí.


A mesa "non-stop" de PitchCar.

Mas a grande vedete dessa edição foi o mesão de PitchCar usando quase todas as expansões disponíveis, a mesa foi non-stop. Eu consegui jogar uma partidinha no final do evento, só pra não sair com água na boca. O Camilo (e sua Penélope-Charmosa) comandou a parada, ganhando as 3 corridas que ele participou.

Ainda aconteceram sorteios de 2 Samurai e 1 Bolsão de Craques (jogão esse, ehehehheh) nos dois dias do evento. Uma edição para ficar entre as melhores.

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Semana de "jabá"

— Saiu no Boardgame News a minha resenha para o jogo Those Pesky Humans, ficou pequena, mas o jogo também não colaborou (hehehehe).



— Esse fim-de-semana rola a edição de aniversário do Castelo das Peças, então vai rolar jogatina sábado e domingo e semana que vem tem report completo do evento (que promete novidades chegando as mesas cariocas).

— Só vai até o dia 30 o prazo de inscrição para o bolão do International Game Awards, se você ainda não deu sua sugestão, tá terminando o prazo. Não custa nada e periga você acabar ganhando um joguinho.

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Rapidinhas da semana

Férias terminando, conseguindo jogar bastante tanto com o povo no Calabouço quanto com a patroa então acabo com pouco tempo pra escrever. Fica aí o que eu achei no mundo lúdico essa semana.



— Já está disponível a pré-venda da primeira expansão oficial do Steam, chama-se Steam: Barons. Para quem estiver interessado (eu só estou esperando virar o cartão) taí o link onde pode-se baixar as regras e fazer o pedido.

— O Dominion continua "varrendo" todos os prêmios desse ano (já é o décimo), agora foi a vez do Deutscher Spiele Pris, deixando para trás jogos como o Le Havre e Through the Ages.



— A Days of Wonder anunciou os vencedores do concurso de criação de personagens para o Small World, eles ficaram tão entusiasmados com a coisa que o resultado disso são três expansões pequenas que serão lançadas na Essen e uma a ser lançada em 2010. Já estão na mira.

sábado, 12 de setembro de 2009

Sex. 11 - Jogatina aqui em casa

Como estou de férias estou podendo abusar das jogatinas, depois de jogar segunda no Camilo e quinta no Calabouço ontem foi dia de fazer um joguinho de leve aqui em casa.

Eu tenho que resenhar para o Board-Game News o jogo Those Pesky Humans, então aproveitei para chamar o Fel e o Groo, que também estavam de bobeira, para jogar comigo.


A masmorra do Those Pesky Humans. Foto BGG.

O joguinho é um print-and-play onde temos um jogador que atua como o Ogre (o Fel) dono da masmorra cheia de perigos e monstros e os outros jogadores (eu e o Groo) que são os humanos que tem como objetivo resgatar as três pedras preciosas e sair da masmorra vivos.

Ele trabalha com tabuleiro modular, o que garante alguma rejogabilidade, e deck de cartas "pokemon" para cada lado. O combate é resolvido de forma super simplista (d6+ataque vs. d6+defesa) e o jogo segue a mesma linha. Segundo o Fel com algumas alterações ele pode ficar interessante, mas com o que vem ele é bem bobinho (apesar de ter uma arte muito bacana).


Os tabuleiros "à lá" tetris do FITS. Foto BGG.

Depois dele jogamos duas partidas de Zack & Pack. Esse foi com certeza uma das grandes aquisições desse ano, o jogo é rápidinho, viciante e bom. Na primeira partida o Fel ganhou (mesmo sem ter visão espacial, segundo a ladaínha dele) e na segunda ganhei eu (com 6 pontos contra 2 do Fel).

O Groo teve que ir então ficamos eu e o Fel para jogar o FITS do Knizia. Eu já tinha jogado algumas partidas solo e tinha achado fraco, mas a competição realmente faz o jogo melhorar bastante, mas o Fel não deu nem pro começo, final eu 11 pontos e ele -2.

terça-feira, 8 de setembro de 2009

Seg. 07 - "Shamouzão" filler

Ontem aproveitando o feriado rolou um "Shamouzão" especial com a galera das antigas (mais o Fel e o Groo). A parada começou tipo meio-dia, mas eu só pude dar as caras depois das 16:00h e quando cheguei já tinha uma mesa de Elasund (Groo, Bouzada, Léo Rossi e Shamou) e outra animada partida de Loopin' Louie (Flávio, Fel, Márcio e Rogério).

Terminado o Loopin' pedi mais uma partidinha para conhecer o jogo. Ele é um divertido jogo de destreza onde temos que catapultar o avião do Louie sem que ele derrube as nossas galinhas. Bom divertimento para aqueles momentos entre um jogo e outro.


Divertido jogo de destreza o Loopin' Louie. Foto BGG.

Depois disso rolou um Birds on a Wire. Esse é outro joguinho rápido onde temos que juntar "sets" de pássaros nos nossos fios, no final pontuam apenas os menores "sets", ainda podemos saindo dando choque nos fios, legalzinho.

Mais fillers e o escolhido da vez foi o Hoppladi Hopplada! Ele segue a mesma linha de jogos tipo Pickomino, onde temos rolagens de dados e decisões à partir delas. A diferença desse para os demais é que ele é mais interessante na hora das decisões, e dependendo do que você faça os seus adversários podem continuar a usar a sua rolagem, outro bom filler.

Para fechar a minha participação, depois da saída do Flávio e do Márcio, puxamos um Dice Town para 3 (eu, Rogério e Fel).


Dice Town, boa produção, mas jogo fraquinho. Foto BGG.

Esse era o jogo que eu tava com muita vontade de jogar, o Bruno Cathala que é um dos autores que eu tenho mais gostado dos jogos ultimamente. No jogo temos um set de dados (tipo poker) e fazemos rolagens para definir onde pretendemos ir na cidade com a nossa combinação. Mas esse jogo foi uma decepção, um pouco por que, como o Rogério falou, o jogo perde com 3 pessoas e um pouco por que minha mão estava podre e minhas decisões nos dados não ajudavam em nada. Mas pretendo jogar de novo para confirmar minha posição.

No mais foi isso, já era hora de partir, uma galera ainda ficou por lá para jogar um El Grande e acredito que a farra deva ter ido até tarde, afinal quando saí o Camilo (dono da casa) ainda não tinha nem chegado.

sábado, 5 de setembro de 2009

Sáb. 05 - Torre Nacionalista

Hoje aconteceu mais uma edição da Torre das Peças, e como a muito tempo não dava as caras no evento dos amigos Fel e Warny resolvi dar um pulinho lá.

Como estamos perto do Dia da Independência o Fel deu uma força aos novos lançamentos nacionais: Pega o Pinguin (Zatz/Halaban), Recicle (Luish Coelho) e Ciclos (Fábio Maia).

Eu tive a oportunidade de sentar na mesa do Pega o Pinguin (dos já conhecidos André Zatz e Sérgio Halaban) e dos três é o único que não saiu de forma independente (foi lançado pela Game Office).


As caprichadas pecinhas do Pega o Pinguin. Foto BGG.

A produção está caprichada e o jogo não é ruim. Na nossa rodada tiramos uma carta para mover os pinguins no tabuleiro, você escolhe 3 dentre as 6 cartas da sua mão (nós jogamos com essa variante do Zatz que não é a regra oficial), e movemos nossos pesquisadores para tentar capturar o maior número de pinguins (que variam em cores e pontos).

O jogo é bem rapidinho e divertido, vale para apresentar principalmente para os mais novos.

Não pude ficar mais muito tempo, deu só para apresentar o Taluva para um amigo e dar um "oi" para galera. Mas fica a dica de mais um evento que se firmou (essa já é a 10ª edição e contou com mais de 30 pessoas) e está trazendo cada vez mais pessoas para o mundo dos jogos de tabuleiro modernos.

terça-feira, 1 de setembro de 2009

Wallpaper de Setembro



Agora bem no dia certinho o wallpaper de setembro, mais uma vez de um jogo que figura entre os prediletos da casa. Espero que vocês gostem.