Publicidade:

segunda-feira, 29 de junho de 2009

Castelo das Peças... by Fel


Casa cheia como sempre.

Ontem rolou aqui no RJ o primeiro Castelo sob nova direção. Shamouska, nosso intrépito e educado "host" assumiu a dianteira do processo. E foi um dia bem divertido com muitas partidas de Small World (umas 5-6 acredito eu). A galera compareceu em peso, com a presença do Mayapur lá de petrópolis, os alunos do Antônio que continuam vindo, a Lorena, nova gamer do pedaço, o Luish que mostrou uma cópia super legal do jogo dele com acabamento show de bola para uma produção independente e claro que eu não podia de comentar a presença ilustre do Geek of the Week, Gláucio Reis devidamente laureado no evento.


"Seu" Shamou armando a mesa de Space-Hulk.

Quando eu cheguei estava rolando uma partida de Carpe Astra, um joguinho de uma empresa pequena que eu estou querendo conhecer e o João montou uma mesa de Small World logo que chegou. Eu tinha marcado uma partida de Sapor Arepo Tenet Opera Rotas com a galera e sentamos para jogar eu, Mayapur, Flávio e Rogério. O jogo é bem legal, muita interação, possibilidade de sacanear os outros e bem bonito. Para quem quiser saber mais, escrevi uma resenha para o BGG. O Flávio acabou ganhando, com o Mayapur bem perto. Eu que sou uma negação completa em visão espacial, me limitei a sacanear o Rogério sempre que possível.

Depois do Sapor, o Rogério explicou o Giants para o Flávio e o Camilo jogou também. E esse foi o 7º evento que eu não consigo jogar o Giants. Armaram uma mesa grande de Small World também, estava rolando uma partida com a maquete do Zé de algum jogo de zumbis. O Christiano montou uma mesa de Battle Tech. O Vitor não resistiu e puxou um Zavandor com a galera.


Uma visão do Sapor Arepo.

Eu fui para a sala do Warhammer e estreamos o Red Dragon Inn + Expansão do Leandro Zombie. É um joguinho bem simples, com a temática super divertida e muito bom para jogadores de RPG. Se o grupo entrar no clima, vira um excelente jogo de farra. Se você ficar bêbado ou podre, você está fora da taverna. Simples assim. Eu joguei com o Shrek, o Leocregis com o Anão, o Luciano com a guerreira, o Zombie com o Mago e a Cris com a clériga. A gente decidiu que o Mago era muito pilantra e embebedamos ele, sendo o primeiro a sair. Logo depois eu fiquei pobre de tanto apostar (e perder) nas cartas , assim como o Luciano. A Cris tava rica mas bêbada. E acabou caindo quando tentou entrar numa disputa de quem bebe mais com o Anão que se sagrou o cachaceiro maior do dia.


Uma das muitas mesas de Small World da tarde.

Logo em seguida, eles montaram uma super mesa de Red Dragon Inn com 8 jogadores. Rolou uma Mesa do Catan: Alemanha, o Gnotus, do clube dos Anos 80 montou uma mesa do Contatos Cósmicos da Grow, rolou mais um Small World em que o Shamou DESTRUIU o Bouzada e eu fui jogar o Nautilus com o Rogério e o Camilo. Dois pilantras sentados na mesa comigo não podia dar coisa boa. Rogério, maior explicador de regras do Brasil, teve um tripulante transformer bípede e o submarino dele virou humanóide para roubar meus multiplicadores. Deputado Doutor Camilo Sujeira meteu a mão grande nos meus tripulantes depois de uma auditoria que só ele concordava com o resultado. Mesmo com os transformer do Rogério eu acabei ganhando, com o Rogério em segundo e o Camilo enjaulado em último.

No final das contas, rolou mais um Small World com três jogadores na outra sala, um Chateau Roquefort, duas partidas de 6 nimmt e eu fiquei namorando o Automobile (que é um jogaço realmente) antes de terminar o dia.


A galera "anos 80" jogando o Contátos Cósmicos.

Foi um Castelo muito legal com a presença de várias personalidades e agora é se preparar para a maratona lúdica de Julho! Carona para sampa, Castelo das Tripas, Torre das Peças e Castelo das Peças. Julho promete.

Fotos: by Shamou

sexta-feira, 26 de junho de 2009

Em semana que não deu pra jogar... só notinhas...



— Primeiro um anúncio pra lá de maneiro, a próxima expansão do Battlelore, que coloca heróis no jogo, vai finalmente sair. A Fantasy Flight começou a divulgar imagens (e poderes) e também colocou o preço, a "bagatela" de 39,95 dólares. É ver se vale a pena.

— Amanhã rola Castelo das Peças, entre as paradas de sempre vai rolar o lançamento oficial do jogo de miniaturas Nazi Mekas do Antonio Marcelo, as minis (exclusivas) estarão lá para o povo ver e começar a coçar o bolso. Lembrando sempre que o Castelo colabora com o Banco Rio de Alimentos, então não esqueçam de levar uma latinha de leite em pó.



— O pessoal da Asociación Cultural Jugamos Tod@s da Espanha, está abrindo as inscrições para o II Premio Internacional de Fotografia Ludica, cada participante pode mandar até 5 fotos e o grande prêmio é apetitoso, 500 euros + 150 euros para gastar em jogos. Estarei nesse.

— Mais um jogo de um autor de lingua portuguesa vai ser lançado, e a bola da vez é o Vinícola, do amigo "tuga" Vital Lacerda (autor também do mapa de Portugal pro Age of Steam), o jogo vai ser lançado pela italiana What's Your Game? e parece ser bem interessante (pelo menos o tema agrada um bocado, hehehehehe).

sexta-feira, 19 de junho de 2009

"Fillers" da semana

— Começaram a circular na BGG as primeiras imagens referentes a expansão do Agricola. Ao contrário dos decks adicionais, essa parecer ser realmente uma expansão que vai alterar alguma coisa no jogo. Tá prometida para Essen desse ano.


Play-testes realizados pelo criador Uwe Rosenberg.

— Mais uma fabricante põe no ar um concurso bacana, desta vez é a francesa Asmodeé, que criou o Formula D Circuit Contest que visa aos fãs criarem pistas novas, maiores informações no Boardgame News.

— Julho está prometendo ser mais um mês cheio das atividades lúdicas aqui no Rio. Já estão confirmados o Campo de Batalha (dia 11), a Torre (dia 18) e o Castelo (dia 25). Já contando com a presença da caravana carioca no RPG-Con (dia 4) e as quintas de Calabouço, os cariocas não vão ter do que reclamar mês que vem.

quinta-feira, 18 de junho de 2009

Novidades que chegaram... e as que devem chegar...



Essa semana chegaram aqui em casa duas novidades, a primeira a expansão do Memoir '44, a Mediterranean Theater, que já foi devidamente "zip-locada" e colocada dentro da caixa mãe, e hoje fui acordado pelo porteiro com a caixa do Steam.

Ambos chegaram sem imposto, o que significa uma felicidade dobrada. Mas esse mês ainda deve rolar mais coisas pois estou no 2º Math-trade Brasil, e tem coisas interessantes na mira, como o Small World, Formula-D, Pillars of the Earth e Galactic Emperor. Agora é esperar o resultado das trocas (que sai sábado agora).

sexta-feira, 12 de junho de 2009

Qua. 10 - Titan no "Shamouzão"

Nessa quarta rolou mais um "Shamouzão" light, éramos eu, Fel e Camilo e a gente decidiu jogar o Titan para conhecer.

Apenas o Fel já tinha jogado ele, então foi explicando as regras e mostrando como funciona. Ele é um clássico de 1980 repaginado (com nova arte e tals), e é jogo basicamente de estratégia e porrada.



Cada jogador começa com duas legiões de seres comandadas por um Titã, você tem que ir passeando pelo tabuleiro dividindo suas legiões e recrutando novos seguidores para ir fortalecendo elas, para poder entrar na porrada com seus inimigos.

O interessante do jogo é que você tem dois tabuleiros distintos, um principal onde a movimentação é meio confusa e irritante, e outro que é como se déssemos um zoom no tabuleiro principal, que é onde acontecem os combates. Esses são definidos pela relação de poder entre as criaturas e rolando um milhão de dados. Ganha o jogo o Titã que sobrar no tabuleiro, eliminando os adversário.


Tabuleiro maneiro, mas o jogo é ruim.

A nossa partida foi mais para conhecer, e como a impressão do jogo não foi das melhores (pelo menos de minha parte), já não aguentava mais dividir pelotão, recrutar novos bicho, parti pra dentro pra ver se o jogo terminava logo. Depois de alguns combates meu Titã foi detonado sobrando a batalha final vencida pelo Fel.

segunda-feira, 8 de junho de 2009

Rapidinhas de segunda

Está rolando a 2ª Math-Trade Brasil, para quem não sabe o que é isso, é uma grande troca de jogos entre a galera, lá você encontra a oportunidade perfeita de desencalhar aquele jogo que você não gosta muito, mas que alguém pode estar procurando.

Eu participei da primeira e fiquei muito feliz com o resultado, já coloquei alguns jogos e só estou esperando finalizar um leilão que eu abri no BGG para colocar os jogos que não sairam. Recomendo.



Agora um presente para os leitores, roubando a idéia da Smashing Magazine que disponibilizou vários calendários-papel de parede para o seu desktop, resolvi fazer a cada mês um wallpaper com o tema que nos diverte mais, jogos de tabuleiro. Espero que vocês gostem e aceito sugestões para os próximos.

sexta-feira, 5 de junho de 2009

O que rola no mundo lúdico

Nas rapidinhas dessa sexta alguns concursos que estão rolando para os jogadores e mais tirinhas do BGG. Boa leitura.

— O primeiro concurso é uma parceria Tough Hammer e Game Ink, acessando esse link vocês tem maiores explicações, mas se você tem assinatura do BGG vale a conferida (os prêmios são bacanas).


"Essa carta é muito boa.... Boa pra fazer canal!".

— O segundo está sendo organizado pela Days of Wonder e é sobre criação de novas raças e poderes para serem usados no Small World, o "prêmiozinho" é só uma viagem para Essen 2009. Já estou queimando minha mufa pra ganhar essa passagem, ehehehheheh.