quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Resenha : FITS



Sucesso no último Castelo das peças, vou fazer uma resenha rapidinha de um dos indicados ao Spiel des Jahres desse ano e um dos mais novos jogos do criativo Reiner Knizia, o FITS.

Já batizado como Tetris de tabuleiro, o FITS é um jogo de colocação de peças que realmente muito se assemelha ao aclamado jogo de video-game.

COMPONENTES: O jogo é muito bonito, com as pecinhas em acrílico e um "berço" onde elas deslizam muito bem projetado e funcional. As regras são claras e muito fáceis de explicar (coisa de 5 minutos).



MECÂNICA: A mecânica é super simples, o jogo é dividido em 4 rodadas com "mapas" diferentes. Na rodada cada jogador sorteia um tile para ser o seu inicial, escolhe a forma com que ele vai deslizar, e desce com ele até o final do berço. O tile seguinte é igual para todos os jogadores, que procedem da mesma forma do tile inicial, com a diferença que a peça pode parar quando chegar ao final ou quando encostar em qualquer outra peça já no berço.

Ao contrário do Tetris, as peças não deslizam para o lado ou rotacionam depois que você já escolheu o jeito com que ela vai entrar, então uma vez decidido isso, é assim que vai ser.

No final da rodada (quando são usadas as 16 peças) contamos a pontuação e anotamos para o somatório no final das 4 rodadas. Ganha quem tiver mais pontos.



DIVERSÃO E REJOGABILIDADE: O jogo por ser rapidinho (joga-se uma partida completa em 20/30 minutos) acaba se tornando muito divertido e uma excelente opção para início de jogatina ou pra esperar um pouco. No jogo base existem 4 tabuleiros, mas já estão disponíveis no BGG mais de 10 novos que você pode imprimir e usar.

É um jogo que não cansa, pois a ordem em que saem as peças (junto com a diferença da peça inicial), faz com que as combinações garantam uma penca de partidas, o que faz com que o custo/benefício dele seja bem satisfatório.

Enfim, mais um joguinho abstrato com a patente Knizia que vai divertir tanto aos marmanjos quanto a mulecada e principalmente uma excelente opção para se apresentar a galera que está começando no mundo dos jogos modernos.

5 comentários:

testeraq disse...

Esse jogo eu ia gostar. Se alguem souber como conseguir, me avisa!

Cacá disse...

Oi Raquel, fique de olho, geralmente o Fel ou o Flávio Jandorno tem eles nas listas de vendas (ambos estão acessíveis na Ilha do Tabuleiro ou no forum BG-RJ)...

Apareça sempre por aqui... =)

testeraq disse...

Oi Cacá, não me entendi com o site da Ilha do tabuleiro... parece que nada funciona direito! no boardgamegeek eu vi uns anuncios por $30. com as taxas, fretes, quanto acaba saindo por aqui? você já comprou nesse esquema?
eu sigo teu blog pelo feed! vamos ver se um dia acho uma turma animada como a tua por aqui. abraços!

Cacá disse...

Oi Raquel.. A Ilha está realmente passando por reformulações e tals, está meio complicado de se achar por lá mesmo...

Eu já comprei várias vezes direto lá fora, mas é sempre um risco, pois o frete sai bem caro e pode sempre ser taxado, o que vira uma dor de cabeça...

Vou te passar o mail dos meus amigos que vendem jogos (eu não ganho comissão hehehehe, mas os caras são bons)...

André Felipe : lefelbarros@gmail.com
Flávio Jandorno : flaviojandorno@gmail.com

bjos.. Cacá

ciro disse...

Esse é muito legal! Se alguém tiver cópia pra venda, tenho interesse!