segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Heavy, Medium, Light.... qual o seu "peso"?

Noutro dia estava conversando com a galera sobre que tipo de jogos cada um prefere, aí resolvi escrever um pouco sobre os pesos dos jogos para ajudar a quem está começando a perceber qual o seu "perfil lúdico".

Vou dar uma visão pessoal de cada estilo e dizer qual o que eu curto mais (apesar de jogar os 3 sem distinção).


Um clássico dos jogos pesados Puerto Rico.

HEAVY GAMES : O que faz um jogo ser considerado pesado não é quantidade de pecinhas (ehehehehehe), o lance é o nível mental empregado na partida e o quanto de aprendizado cada partida proporciona.

Jogos como 18xx, Die Macher, Through the Ages, Civilization (o da Avalon Hill), Puerto Rico, Brass entre outros são bons exemplos de jogos assim. Partidas desse jogos costumam ser mais longas que as habituais e requerem concentração e conhecimento das manhas.

Você só se torna um bom jogador dessa linha de jogos com a prática. Não queira sentar numa mesa de Through the Ages com jogadores experientes e ganhar de primeira (não que seja impossível, mas é muito raro). É a segunda categoria que eu mais gosto, gostaria de ter mais tempo para ficar fera em alguns jogos.


Pra mim o melhor jogo de todos, El Grande.

MEDIUM GAMES : Os jogos médio geralmente são mais divertidos e menos "cabeçudos", mas isso não faz com que eles deixem de ser estratégicos e desafiadores.

Na minha lista de jogos médios entram El Grande, Steam, Dominion, Endeavor, Kingsburg, Memoir '44 entre outros. As partidas fluem melhor e constumam ser mais rápidas, na maioria dos casos a apresentação dos jogos também é mais vistosa e caprichada.

Essa é a linha de jogos que eu mais gosto, primeiro por que são mais gostosos de jogar, depois por que é mais fácil você se tornar um bom jogador em um deles do que nos jogos pesados.


Jogo leve e divertido, Thebes.

LIGHT GAMES : Essa é a linha mais apresentada ao público que está começando agora a conhecer os jogos de tabuleiro moderno. São também jogos mais fáceis de aprender e de se jogar.

Vão nessa categoria o Catan, Ticket to Ride, Thebes, Blokus, Carcassonne, Wings of War, Niagara entre outros. Nesses você pode jogar com uma atenção mais dispersa, geralmente as partidas são mais recheadas de bate-papo e qualquer jogador na mesa pode acabar ganhando, não necessariamente o melhor.


Um jogo que caminha entre o leve e o médio, Taluva.

Na minha lista é a categoria que eu coloco em último, mas não quer dizer que eu não goste, pelo contrário, dificilmente recuso uma mesa de Catan. São naturalmente as "portas de entrada" para os novatos.

Existe ainda os fillers, que na verdade são jogos leves e rápidos que usamos mais para preencher os espaços entre uma e outra partida mais séria, ou enquanto esperamos alguma outra mesa acabar de jogar. Nessa linha temos uma infinidade de bons títulos: Sorry! Sliders, Crokinole, Escalation, Pickomino, FITS, Quoridor, Jenga e muitos outros.

15 comentários:

Unknown disse...

Cacá,
ficou legal. Leve e direto. Evidentemente que os gamers vão discordar do peso dos jogos. Por exemplo, pra mim e para meus colegas habituais de jogos, o Puerto Rico é Médium (para alguns Médium-light). Nos Heavy eu colocaria o Antiquity e o monster do TI3, mas isto é ampliação de lista. A sua é bem representativa e legal.
Abraço,
André Viana

Ubiratã de Oliveira disse...

legal tua visão Cacá, legal também o assunto...aqui vai muita discussão né?!?! Assim como o André acho o Puerto: médio...
Penso também que o jogar bem não tem a ver com o "peso" do jogo... acho que entender, aprender a jogar mais "relacionável"... por exemplo os heavy nem sempre conseguem ser compreendidos, precisam de mais de uma partida pra se saber todas as minucias das regras... o light ao contrário já são totalmente compreendidos...
Mas bah muito legal teu post...
Já dá pra ver a dificuldade que teremos pra definir bem as categorias no JoTa né...hehehe

Jesse James disse...

Olá Cacá...

Muito legal sua classificação de pesos,eu tb sou mais fã dos Médios, eles me divertem mais do que os Pesados mas concordo com a galera acima... o peso varia muito de grupo para grupo. Eu classificaria o PR como Médio e o Steam como pesado, mas enfim... game on.

Abração

JJ

Cacá disse...

Fala galera... que bom que o post rendeu uma boa discussão, vou escrever outros pra animar o bate-papo dos grupos por aí... =)

Fala Bira, realmente fica cada vez complicado categorizar as paradas... Mas vamos ver o que vai dar no JoTa desse ano... :D

Abraços a todos...

Kinho, El Primoroso disse...

Toda lista gerará controvérsia!

Também sou mais chegado nos medium

soledade disse...

Eu gosto de jogos pesados embora por vezes apeteça algo mais simples.

A designação do peso dos jogos tem muito a ver com aquilo que já jogaste antes. Com certeza que o catan só é jogo mole depois de jogares um mais pesado. O mesmo acontece com o Puerto Rico. Já foi o mais pesado que joguei.

opiumseed disse...

Minha paciência só vai até os médios. Gosto de ficar nos light/fillers na maior parte do tempo e o médio fechando a noite.

Grande abraço!

Filipe Cunha disse...

Hehehe, pois é... eu já gosto mais dos medio/pesado. Não deixo de gostar de um leve, mas no gosto geral, os médios e pesados ficam à frente.

Unknown disse...

Cacá
Excelente artigo.

Eu gosto mais dos jogos de peso médio também. Dos pesos pesados o que mais gosto é o Die Macher.

O jogo que mais gosto é o Age of Empires III que a maioria classifica como peso médio, e eu concordo com essa classificação.

[]s,

Cadu.

Carlos Abrunhosa disse...

Boas!
Joguei o AoS e achei-o bem pesado, calculo que o Steam que te referes seja a nova versão do jogo, e aí já poderei concordar mais contigo quando falas em peso médio!

Abraço
Carlos

Leandro Zombie disse...

Cacá,

adorei este teu post. Em minha humilde opinião, foi um dos melhores. Vc foi direto ao ponto, esclareceu as direfenças e não deixou barriga.

Se me permite um pequeno aparte, acho que só faltou um comentário rápido sobre os AMERITRASHES.

Abraços

Cacá disse...

Opa... aos amigos que comentaram muito obrigado principalmente pelos elogios à matéria...

Carlos... realmente o STEAM é mais "leve" que o Age of Steam, mas mesmo assim ainda prefiro a nova versão... :D

Leandro... os ameritrashes tb se dividem nessas categorias... o TI é um ameritrash heavy... :D

Abraços a todos...

Unknown disse...

Ops, o post realmente foi um sucesso, que bom! Também gosto mais dos médios. O tema dá até uma enquete hein..hehe

Rôla disse...

Já chego atrasado à conversa mas vou dar opinião na mesma!:)
Para mim, jogo pesado é aquele que pede toda a tua concentração, que se decide no detalhe e que te deixa a pensar no fim: onde é que errei?
Estão aí o Steam, o Agricola, o Caylus, o Goa...
Nos médios eu coloco o PR (mas concordo com o Soledade, já foi pesado...), o Machu Picchu, o Saint Petersburg...
Nos leves entram o Keltis, o Catan, Hansa, Siam...

Abraço do frio europeu...

Cacá disse...

fala rapaz... as opiniões nunca são tardias e eu leio todas elas... =D

Abraços...