sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Resenha : Barbarossa



Ontem no Calabouço marquei mais um jogo na minha lista do autor que eu mais gosto, o Klaus Teuber, finalmente consegui jogar o Barbarossa e vou fazer uma resenha rapidinha dele.

O jogo nada mais é do que um "euro-party-game", cada jogadore recebe dois pedacinhos de massinha (sim, massinha) e tem esculpir dois objetos. Durante a sua jogada você pode rolar um dado para saber em qual casa vai cair (são 6 diferentes e apenas em uma você pode dar palpites nas "obras de arte") ou usar uns pontos que você tem para ir direto ao lugar desejado. Você também tem direito a 6 cubos de "um palpite a qualquer hora".

Quando você dá um palpite o "artista" tem que responder com "sim", "não", "possivelmente" ou "não é possível definir". Na sua rodada de palpites você pode ir fazendo perguntas e escrevendo sua opinião pra ver se seu chute está certo até tomar o segundo "não", quando isso acontece passa a vez para o próximo jogador.


As "obras de arte" sendo julgadas durante o jogo.

Os cubos são usados durante essa passagem de pergunta/chute e, pelo menos na nossa partida, fazem o jogo ficar uma zona, mas ao mesmo tempo muito divertido.

Você ganha pontos quando acerta a escultura dos outros jogadores ou, dependendo do momento, quando acertam a sua. É aí que o jogo tem seu charme, você tem que fazer as suas obras nem tão difíceis que as pessoas não consigam entender, nem tão fáceis que acertem de primeira, pois se as pessoas acertarem logo ou muito no final do jogo o autor começa a perder pontos. No final, ganha o jogar que primeiro terminar o scoring-track.

Jogo é maneiro e bom pra levar em saídas com os amigos gamers e não-gamers. Mais um ponto pro Teuber.

3 comentários:

Fabio disse...

Fala cacá,
Show,
Está chegando um unidade dele para mim.
Sou fã do Klaus tb.
Abs.

VINCE VADER disse...

Que animal. Esse lance de usar massinha é fantástico.

Cacá disse...

Grandes Formiga e Vince... realmente o jogo é surpreendente, uma parada basicona (porra, massinha) e o jogo é muito divertido, com certeza vou pegar um pra mim pra jogar com a galera "light"...

Abraços...