terça-feira, 24 de março de 2009

Campeonato de Monopoly (ou "ludotrip" à Sampa)

Nesse fim de semana saiu uma caravana composta por mim, Flávio Jandorno (e patroa), Fel, Warny e Simone (e marido) para São Paulo com três objetivos: passar uma noite de sábado na Ludus com os amigos, conhecer a galera de SP e jogar o campeonato de Monopoly.

A viagem de carro foi muito bacana, fomos conversando as quase 5h de trajeto e rimos um bocado com as várias histórias lembradas pelo caminho. Ao chegarmos em SP cada grupo foi pra um canto e mais tarde (já acompanhados de mais amigos) fui cumprir meu primeiro objetivo, conhecer a Ludus.


Casa cheia na Ludus.

O lugar estava lotado, e se não tivéssemos separado nossos lugares com antecedência teríamos que aguardar na fila. Logo de cara posso falar que o lugar é muito bacana, várias mesas animadíssimas jogando os mais diversos jogos, mas o que se nota é que o público está alí pra se divertir e não pra entrar na onda dos jogos modernos, então temos mesas com Jogo da Operação, Jenga, Pula-Pirata e Trivial Pursuit.

Estavam lá para nos recepcionar o Fábio Tola, o Formiga e a Lucy. Os dois primeiros foi um prazer reencontrá-los, pois já estão na categoria de amigos e é sempre muito legal bater papo com eles. Já a Lucy foi uma uma simpatia com a gente, nos sentimos em casa, fizemos todos o tipo de pergunta sobre o funcionamento do bar, expectativas com essa nova parceria da Hasbro, como é o movimento, e ela prontamente nos respondeu. Uma pena que ela e o Tola não puderam ficar até mais tarde (afinal eles iriam "apitar" o torneio no dia seguinte).


Pra não dizer que não conheci nenhum jogo novo, Capitol.

Pra não dizer que não falei dos jogos, na Ludus joguei Crokinole e Pickomino, depois o Tola ensinou o Capitol, um controle de área com "tile-placement" bem bacana e para finalizar fomos arrasados no Amun-Re pelo Flávio. Saímos de lá umas 2:30h e fomos dormir para a maratona de domingo.

Chegamos no Citibank Hall umas 8:30h e depois de pegarmos nossa credecial e o kit do jogador (que vinha com camiseta, botton, um sacola maneira e uns lanchinhos) fomos correndo procurar o Jornal do Brasil para ver como tinha ficado a matéria feita na minha casa sobre o campeonato e o jogos de tabuleiro.

Sobre a matéria, foram 6 páginas na Revista Domingo, super bem ilustrada, falando mais sobre o campeonato e dicas de jogadas, mas isso nem é o mais importante, o legal mesmo foi os caras terem colocado os endereços das jogatinas aqui do Rio, o que pode fazer com que mais gente apareça nos eventos, e é nessa hora que você divulga os jogos.


Luish, Warny, Edu Alpendre, Magoo, Fel, Flávio, eu e Formiga.

Depois começamos a fazer social com a galera, nessa hora tive a oportunidade de conhecer o Magoo, Viviane, Edu Alpendre, Anderson, Daniel e esposa (de SP) e o Luish (de MG), fora o Formiga (CE/SP) que eu já tinha encontrado no sábado, e esse foi certamente o ponto alto do torneio. Conhecer a galera que você só costuma falar via post e mail é muito bacana, principalmente se você confirma que esse povo é ainda mais legal "ao vivo". Por essas e outras que precisamos reviver os eventos nacionais, mas isso fica pra um outro papo.

Como a organização teve que esperar um pouco mais para começar a competição, todo o cronograma foi atrasado, mas esse não foi o problema mais grave que podemos perceber, depois das mesas terem sido sorteadas a surpresa maior, todos as "banqueiras" eram modelos (lindas em sua maioria) que se bobear nunca jogaram o Monopoly na vida, quem deu sorte pegou banqueiros monitores da Ludus, os juízes eram mais bem treinados, mas mesmo eles às vezes se enrolavam com alguma regra, mas eles eram prontamente acessorados por alguém com mais conhecimento.


Salão cheio mesmo com a presença bem abaixo do esperado.

Outra coisa, como não dava para fechar sempre mesa com 4, algumas tiveram 5 jogadores, o que prejudicou pra caramba quem sentou nelas (teve um cara que ganhou as 3 mesas e acabou ficando fora da final por conta disso).

A minha participação foi boa, na primeira mesa fiquei em terceiro lugar (5 pontos) mas a diferença de grana foi muito pequena entre os 3 primeiros, se tivesse mais uma rodada a pontuação final poderia ter sido outra. Já a segunda mesa foi mais pesada, tivemos um falido e se eu não tivesse várias casas no tabuleiro quando caí num terreno verde com 3 casa (1150 de aluguel) acho que iria falir tb, mas mesmo assim terminei em segundo (12 pontos).


O nosso TOP 20 carioca Flávio (e as TOP-Models).

Mas o melhor ficou pra última mesa, éramos 4 sem chances de ir pra final então nos restou a diversão para fechar o campeonato, assim que todas as propriedades tinham sido vendidas ninguém tinha conseguido o monopólio de nada, então o jogo poderia ter se encaminhado para uma partida travada decidida nas migalhinhas, todos decidimos então fazer uma negociação simultânea que deixou todos com o monopólios de alguma coisa no final.

Como não sou bobo, peguei logo o monopólio laranja, e isso foi o que alavancou a minha partida, depois de uma sucessão de rolagens ruins o primeiro jogador caiu, logo depois o segundo e faltando pouquíssimo tempo para fechar a mesa a última participante faliu, me deixando em primeiro de uma mesa limpa (28 pontos). Final de torneio 45 pontos, não foi o suficiente para entrar no TOP 20, mas tivemos o orgulho da caravana, Flávio Jandorno, que terminou em 7º (com 59 pontos).


O campeão, Luis Henrique Baliano.

O grande vencedor do torneio foi um jogador de póker, o Luis Henrique Baliano, que vai representar o Brasil na final do torneio em Las Vegas.

O saldo final foi um fim-de-semana super agradável entre amigos e jogos, não posso deixar aqui de agradecer a Lucy pela recepção na Ludus, ao Léo Freitas pela hospedagem no sábado, à Fernanda (e seus pais) pela hospedagem no domingo.

10 comentários:

Fel disse...

Boa Cacá, capaz de você ficar na minha frente ainda hehe

Abrax,

Fel

Edu disse...

Fala Cacá,

Show de bola conhecê-lo pessoalmente.

Pessoal da Hasbro disse que ia sair hoje a classificação, no site do campeonato.

abs

Cacá disse...

Fala Fel e Edu... Tomara que saia a classificação mesmo, ia ser legal saber como todos nós fomos...

Abraços...

Formiga disse...

Boa caca,
O prazer foi meu...
Agora o Rio tem que combinar uma caravana para o Ceará em?

Quer dizer que Jim Morrison ganhou...
Espero que ele se de bem em Las Vegas e coloqueo Brasil em 1º lugar...
Abs.

Cacá disse...

Fala Formiga, quanto a cavana pro Ceará, nem é má idéia com certeza (heheheheh)...

Também estou torcendo pelo carinha, que ele tenha boa sorte (afinal é disso que se trata) e que aproveite a viagem "tax-free" dele... hAHhahAHhahA...

flinks disse...

Opa, vlew pelo "jogador de poker", é a primeira vez q nao sou citado como um "aluno da USP".
A classificacao saiu aqui: http://luderia.blogspot.com/2009/03/cliente-ludus-e-campeao-de-monopoly.html
Espero a torcida de vcs na final em Vegas.
Abs a todos.

Formiga disse...

Flinks,
Boa sorte mesmo cara.
(Não leva a mal a brincadeira não. Sou fã do Jim Morisson)

Cacá disse...

Fala Luis, bem-vindo ao blog, espero de verdade que você faça um bom campeonato lá em Las Vegas, e que aproveite pra caramba o seu premio...

Abraços...

Edu disse...

Aêeeeee Cacá,

Teu blog tá importante demais, tem até campeão comentando por aqui, hehe.

Flinks,
Parabéns e boa sorte em Las Vegas.

abs

SimplesBR disse...

ola caca: meu nome é wagner, como posso fazer para participar de um campeonato de monopolio??

abraços e espero resposta
meu email é

gner_rocha@hotmail.com