sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

"Age of Steam 3ª ed." ou "Steam"



Hoje passeando pelo site da loja Time Well Spent pra ver as novidades me deparei com o reprint do jogo Age of Steam da Eagle Games (um dos jogos que eu mais gosto) e fui direto ao BGG para ver como ficou a nova "cara" do jogo.

A princípio o que dá pra ver é que não se mudou muita coisa em relação ao tabuleiro e "cara" dos tiles, continuam feiosos, mas maquiados, as pecinhas de madeira foram mudadas pelos trenzinhos de plástico, e praticamente foi isso. Levando-se em conta todo o escarceu judicial desse lançamento a pergunta é, qual vale mais a pena comprar?



Pouco se viu do Steam da Mayfair, que é o jogo lançado com a assinatura do criador, o Martin Wallace, mas até agora o que apareceu me agradou. A arte foi muito melhor trabalhada, o mapa que vem na caixa tem dois lados e são diferentes do antigo Age of Steam. Enfim, vou tentar tecer um paralelo para ajudar à quem está na dúvida.

MAPA: AoS-3rd (igual ao de sempre, maquiado) / Steam (usa os dois lados e são diferentes ao da primeira edição) - Steam 1x0 AoS-3rd

MARCADORES: AoS-3rd (trens de plástico) / Steam (velhos disquinhos de madeira) - Steam 1x1 AoS-3rd


Novos trens da 3ª ed. do Age of Steam.

DINHEIRO: AoS-3rd (notas de papel no valores 1, 5 e 10) / Steam (tokens de 1, 5 e 10) - Steam 1x2 AoS-3rd

REGRAS: Nesse ponto eu vou escrever um pouco mais, o site da Mayfair disponibilizou um rascunho final (sem as artes) das regras do Steam, e essas mostram dois níveis de regras um "base game" e um "standard game" para os jogadores mais experientes. Achei esse idéia bacana e mesmo não lendo ainda as regras todas já percebi que existem algumas mudanças, esse foi um ponto positivo ao novo Steam. - Steam 2x2 AoS-3rd

GRÁFICOS e COMPONENTES: O trabalho feito com o Steam é digno de nota, eles tiveram o cuidado de fazer com que as 6 cores dos jogadores fossem diferentes das 5 usadas nas cidades, e elas são fáceis de distinguir, ao contrário do Age onde as pecinhas azuis e roxas são muito parecidas (pelo menos nas fotos) e as cores são as mesmas para as cidades e para os jogadores. - Steam 3x2 AoS-3rd.


Arte para as ações no Steam.

PREÇO: AoS-3rd (US$ 59,99) / Steam (US$ 44,00) - Steam 4x2 AoS-3rd.

DIREITO PRA QUEM É DE DIREITO: E finalmente, se você parar pra pensar friamente, a Eagle está relançando um jogo sem dar os devidos créditos ao criador dele por conta de pinimbas judicias, enquanto o lançamento da Mayfair tem a assinatura de quem fez o jogo. - Steam 5x2 AoS-3rd.

No final se você já tem o Age original não sei se vale a gastar uma grana neles só pra ter o novo (à menos que você venda a sua edição antiga para angariar fundos), mas se você quer comprar um novinho eu indicaria o Steam, que mesmo que você queira usá-lo com as expansões já existentes no mercado ele é totalmente adaptável a elas.

6 comentários:

Anônimo disse...

Que beleza de comparação Cacá, parabéns. Parece que o Steam deu de goleada, hehe.

Eu ainda não conheço esse jogo, toda vez que eu ouço falar nele fico com mais vontade de jogá-lo, tem que ser num dia calmo, de cabeça leve, pois falam que o bicho é pesado.

abraços,
Edu

Cacá disse...

Edu, todo gamer tem que jogar pelo menos duas partidas de Age of Steam, é um clássico...

Ele é pesado e cruel, mas acima de tudo um jogão...

Abraços...

soledade disse...

Boa comparação. Eu também vou pelo Steam. Não gosto muito da veia cruel (boa definição) do Age of Steam, apesar de ser um clássico obrigatório e, segundo o próprio Wallace, o seu melhor jogo. Mas eu gosto de jogar coisas mais desafogadas, a maior parte das vezes e, esse AoS não deixa. Para ser jogado como deve ser, temos de sofrer.

Também por isso, voto Steam. Sempre traz algo de novo e, como tu dizes, é do autor de direito.

Abraços

PS: e não gosto de plástico

Rodrigo Barba disse...

Indiquei o seu blog como um Blog Maneiro. Dê uma olhada e peque seu selo.

Abraços

Rodrigo Barba
http://www.rodrigobarba.com/blog

Cacá disse...

Fala Soledade,

Eu realmente acho o AoS o melhor jogo do Wallace (com Brass em segundo), e acho justamente a crueldade dele um dos pontos altos dele...

Quanto as pecinhas de plástico, elas me agradam mais, acho os trenzinhos bacanas, mas não é por não ter pecinhas trabalhadas que não vou comprar o jogo.. hehehehehe...

Abraços...

Unknown disse...

pra mim seria 6x1 pq prefiro os tokens a dinheiro de papel