terça-feira, 29 de julho de 2008

Pequenos prazeres do jogo

Semana passada eu estava lendo umas discussões no forum BG-BR e foi levantado que era muito mais legal ficar olhando a caixa do Twilight Imperium do que jogar tantas partidas de Puerto Rico.

Exageros à parte, lembrei do dia em que eu recebi o meu TI-3 e bem, resolvi escrever sobre o assunto. Acho que um dos grandes baratos dos colecionadores é justamente o prazer de abrir algo novo. E desde a época dos discos de vinil, não tem nada mais prazeroso (no mundo dos hobbys, hehehhehe) do que receber um jogo novinho lacrado e de preferência cheio de componentes.


Caixa do Twilight Imperium, incomparável. Foto BGG.

Algumas fabricantes prezam muito pelo cuidado das miniaturas, a qualidade do material da caixa, e em alguns casos, no tamanho absurdo delas. Nesse ponto, abrir uma caixa da Fantasy Flight é um evento. Qualquer uma das "big-boxes" deles traz consigo um prazer de criança, você soltar as pecinhas, tirar os counters dos seus protetores e alguma coisa única.


Tudo que tem no Memoir '44 da Days of Wonder. Foto BGG.

Outra grande fabricante que nos dá essa alegria é a Days of Wonder. Nesse ponto as empresas americanas prezam mais pelo visual, as vezes inclusive chamando mais atenção do que o jogo propriamente dito. Na mesma linha a nova safra de jogos da Avalon Hill também vem cheia de pecinhas coloridas e chamativas.


Tudo bonitinho na caixa do Nexus Ops. Foto BGG.

Não que abrir uma caixa nova da Alea seja ruim, mas imagine ver mais de 100 pecinhas plásticas, diferentes, com tamanhos e formas distintas e depois ver mais de 100 cubos. Eu não sou dos caras chatos que tem aversão aos cubos (tanto que meu jogo preferido é o El Grande), mas que no quesito "tesão" os americanos se superam. Isso não tenham dúvida.

13 comentários:

Marquinhos disse...

o cheiro também faz o tesão aumentar ao abrir a caixa. :)
Abrir alguns decks seguidos de magic quase me leva ao orgasmo. rs

Anônimo disse...

Putz, pior que é isso mesmo Cacá.
Eu me lembro quando comprei junto o Axis & Allies e o Memoir' 44, foi uma alegria enorme ver aquelas miniaturas.
Também colecionei alguns vinis.

Anônimo disse...

hahaha, isso mesmo, como disse o admin, o cheiro é muito bom. Hoje eu abri um Tikal e veio aquele cheiro de novo... sensacional.

Cacá disse...

Pois é... Essa semana eu recebi a expansão do Memoir (a Air Pack)... fooooda... e o Colosseum?!? realmente é um prazer além do jogo... :D

Jesse James disse...

Cara, só nós que curtimos tanto esses jogos podem entender o prazer que é vc receber um jogo após tanto tempo de espera e ansiedade, de abrir o jogo, destacar os componentes, ler o manual enquanto vai identificando o que é o que..... etc etc, é mt prazeroso mesmo, hehe.

Falando em qualidade visual dos jogos, um jogo que eu acho que o apelo visual é fortíssimo é o Last Night on Earth. O jogo possui componentes de alta qualidade além de serm belíssimos.

Cacá, qnd vc vem p/ uma jogatina aqui em sampa??

Abs

Cacá disse...

Pois é Jesse.... e tô doido pra aparecer por essas bandas... ainda não fui a Ludus, não fui a nenhuma Joga Sampa...

Agora que meu muleque fez 1 ano minha vida vai voltar ao normal, acho que esse ano ainda vou conseguir ir por aí...

Quando eu for com certeza vou marcar de jogar com a galera de Sampa...

Abraços...

Carlos Abrunhosa disse...

A sintonia de pensamento e sensações é linda! hehe

Tenho a mesma sensação que vocês descreveram sempre que abro um jogo mas aquele jogo que mais me fez sentir isso foi o Thurn and Taxis... talvez porque foi dos primeiros jogos que comprei pela internet e que demoraram quase uma semana para chegar (ansiedade...) lol

Abraço
Abruk

Cacá disse...

hHAahHAHahHAhahAH.. Acredito que falo por todos por aqui no Brasil, mas se as nossas importações demorassem SÓ uma semana nego dava tiro pro alto e tudo mais... hehehhehehehhe...

Abraços do Brasil...

soledade disse...

Boas de Portugal. Gostei muito do blog, Cacá. Vou adicionar lá no spielportugal (http://spielportugal.blogspot.com/).

É o que se espera de um fã de Zepellin e de Titãs! :)

Abraços
Paulo Soledade

Cacá disse...

Opa.. obrigado pelo elogio Paulo, legal saber que o povo de além mar também gosta de Titãs, muito boa banda mesmo...

o Spiel Portugal vai para lista também...

Abraços do Brasil

soledade disse...

Então e sobre o Factory Fun. Vale a pena? É bom?

Estou muito inclinado em conseguir uma cópia.

E eu também estou com o Admin: Acho que os jogos também têm feromonas! :)

Cacá disse...

Fala Soledade... o Factory Fun é muito bom, divertido, rápido pra explicar, bom jogo pra jogar sozinho... Ele atualmente é meu 3º colocado (só perde pro El Grande e pro Catan)...

Abraços do Brasil

VINCE VADER disse...

Excelente jogo!!! Ótimo post!