quinta-feira, 19 de junho de 2008

Party Games.... Por que odiá-los?

Se você mora no Brasil sabe que o mercado de jogos aqui não é dos melhores desde sempre e, salvando algumas raras exceções, fomos brindados desde crianças com os mais diversos tipos de party-games.


Tabuleiro do PERFIL. Imagem BGG.

E, atire a primeira pedra, aquele que nunca se divertiu com eles. O grande problema é que esse tipo de jogo funciona, mas quando você joga pela primeira vez um Catan ou um Puerto Rico, eles passam a ser "a pior coisa de todos os tempos".


Tabuleiro do IMAGEM & AÇÃO. Imagem BGG.

Exageros a parte, acho que a existência de jogos assim super válida, afinal são jogos que servem para rir um bocado com os amigos, juntar a galera em volta de uma mesa e quem sabe até mesmo como aperitivo para depois mandar um "que tal jogarmos algo mais maneiro agora?"

Confesso que mesmo agora depois de conhecer mais jogos do que consigo jogar, ainda tenho tempo (e por que não dizer saco) para uma ou outra partidinha do Imagem & Ação ou um Perfil.


Tabuleiro do MASTER. Imagem BGG.

Acho que agora o grande barato e tentar apresentar para a galera que só curte esses jogos, sim existe esse tipo de galera, algo com um toque mais moderno, como o Ca$h'n Gun$, Werewolf e até mesmo o Jogo da Fronteira.


Tabuleiro do CA$H'n GUN$. Imagem BGG.

E quem sabe assim acabar criando um hábito maior de jogos entre a galera, a aí convencer aquele amigo "vamos-jogar-imagem-&-ação" a virar um amigo "bora-jogar-El-Grande".

6 comentários:

Anônimo disse...

Olá Carlos, muito legal o seu blog, parabéns. Vai ser muito útil para futuras compras.

Eu começei esse ano a me interessar por jogos de tabuleiro, lá na Ludus. Cada jogo novo importado que eu conheço, mais me apaixono por esse hobby. Claro que não dispenso uma jogatina de party games, ou até de um War, afinal eles fazem parte da nossa história.

Eu criei um blog bem modesto, sobre as jogatinas que tenho feito.

Grande abraço,
Eduardo Alpendre (eu estou na lista BG-BR)

Carlos Abrunhosa disse...

Boas Cacá
Uma vez mais um artigo rapidinho, fácil de ler e cheio de interesse. E acredita que estou de acordo contigo, das coisa que me dão mais prazer é reunir os amigos e po-los todos a jogar.
Werewolf é o rei do divertimento! É raro conseguir juntar pessoal suficiente para fazer uma jogatina mas quando conseguimos é de "mijar a rir" (esta é mesmo uma expressão à moda dos portugueses! hehe)
A última vez que jogámos Werewolf acabamos o jogo com um marido a dizer para a mulher dele:
- O vampiro és tu... pum...pum...pum...
Enquanto isto acaonteci a minha mulher (a verdadeira vampira!!!) rebolava a rir ao perceber a convicção com que o Ricardo acabava de matar a mulher (uma inocente vilã)!
Party Games são isso mesmo... para rir e criar laços de amizade! Na minha opinião.

Cacá disse...

Com certeza Carlos... por aqui os que dão mais problemas entre marido/mulher com certeza é o Imagem&Ação (Pictionary), apelidado carinhosamente de "Imagem & Separação"...

Fabio disse...

Fala caca,
Cara Factory Fun foi amor a primeira vista... Estou treinando a explicação das regras e como proceder com as pessoas que jogam a primeira vez. Elas sempre acham o jogo dificílimo na primeira partida, especialmente para quem não tem o habito de jogar puzzle. Depois vêem que é fácil. Cada vez mais acho que o jogo fica melhor com 3 ou 4 jogadores. Estou imprimindo um 5º tabuleiro para jogar com 5 pessoas. Assim todas as maquinas entram em disputa.
Eketorp to achando muito legal... 1º por que é de borrada, 2º por que a porrada é muito sutil, 3º por que todas as vezes que joguei eu ganhei, 4º por que tem a mecânica de escolha de ações (sempre as mesmas ações), 5º por que têm "construção", 6º por que tem disputa de área (= recursos). Em fim, é um bom jogo.

Fabio disse...

putz caca,
você joga transport tycoon? faz tempo que não jogo mas vi aqui no meu msn o um caca com a mesma imagem de exibição. Acho que te adicionei a séculos quando ainda jogava... Transport Tycoon, melhor jogo da história...

peterpan disse...

Ola amigos.
Tenho o jogo "Master Imagem" e o "Imagem & Ação", mas perdi as regras e não lembro mais.
Sabe como posso consegui-las?
Desde já obrigado.

Meu e-mail ogpl@itelefonica.com.br