sexta-feira, 28 de dezembro de 2007

Resenha : Cartagena



Nesse natal apresentei alguns jogos a "não-gamers" e um dos que mais chamou atenção de todos foi o Cartagena. Esse é um jogo do Léo Colovini (mesmo autor de outros jogos interessantes como o Clans e o Inkognito), e tem como tema a fuga em massa dos piratas da prisão de Cartagena.

A mecânica do jogo é teoricamente bem simples. Temos 6 peças que formam o caminho dos piratas (esse tabuleiro muda a cada partida, um dos grandes pontos positivos dos jogos modernos), em cada uma dessas peças são impressos 6 símbolos (chave, caveira, chapeu, adaga, pistola e rum), cada jogador controla 6 piratas e recebe cartas com os símbolos para movê-los até o final, onde tem um barco esperando por eles, quem chegar primeiro com todos os piratas ganha.

Agora vamos ao grande barato do jogo. Você começa com 6 cartas, para mover os seus piratas você gasta uma delas e move ele para o primeiro espaço vazio da figura que você gastou (ex. usou uma carta de chapeu, vai direto pro primeiro chapeu vago do tabuleiro).



Até aí tudo bem, o lance é que você não repõe a mão, para isso você tem que retornar com um dos seus piratas para o primeiro espaço ocupado, ao fazer isso você recebe a quantidade de cartas referente ao número de piratas nessa casa (cada casa pode ter no máximo 3 deles).

Isso faz com que os jogadores andem relativamente próximos e torna o jogo bem estratégico. Eu o acho um ótimo "gateway" pois apesar das regras não serem muito complicadas, tem nuances que o fazem um jogo mais pensado do que os habituais.

Apesar de não ser um jogo novo (ele é de 2000) continua a ser bastante jogado pelo meu grupo de "não-gamers", e para quem ficou interessado, a Rio Grande fez um reprint dele com gráficos mais bonitos e com meeples que lembram mais os piratas do que os primeiros peões originais.

2 comentários:

Anji Mito disse...

Poderiam me responder algumas coisas sobre o jogo Cartagena?
É o seguinte:
-> Se eu retornar do tabuleiro para o início do jogo quantas cartas eu pego??
-> Piratas que já entraram no barco podem retornar ao tabuleiro??

Cacá disse...

Fala Bruno,

Acho que já te respondi isso lá na Ilha, mas respondo de novo, hehehehhe:

- Você não pode retornar para o início, o pirata só volta para o primeiro espaço ocupado, respeitando a regra de que só podem haver 3 piratas por espaço... Caso não tenha como ele retornar, ele só avança...

- Piratas que entram no barco não retornam...

Abraços